Alimentos que ajudam a emagrecer

Alimentos que ajudam a emagrecer, 7 opções para você

Existem alimentos que ajudam a emagrecer com saúde e são perfeitos para quem está de dieta. Portanto, se o que você quer perder peso, a comida não precisa ser a vilã no seu dia a dia.

Afinal, para emagrecer além de manter a prática de atividade física periódica, é importante manter uma alimentação equilibrada.

E comer alimentos que acelere o metabolismo, contribuo para combater a retenção de líquidos e promove maior sensação de saciedade.

Pensando nisso, no artigo de hoje e pagamos 7 opções de alimentos que ajudam a emagrecer, para auxiliar você a comer bem sem sair da dieta. Não deixe de conferir nosso post sobre um ebook com várias receitas deliciosas para emagrecer.

Confira.

1. Alimentos que ajudam a emagrecer: arroz integral

Se o arroz branco é uma proibição na dieta de quem quer perder peso, o arroz integral está longe de ser. E há bons motivos para que você inclua esse alimento no seu cardápio diário:

  • É uma ótima fonte de carboidratos, portanto, dá bastante energia;
  • Contém fibras, que ajudam na digestão e prolongam a sensação de saciedade;
  • É uma ótima fonte de proteínas, portanto, é também é uma ótima opção para quem é vegano ou vegetariano;
  • Contém magnésio, potássio, ferro, fósforo e zinco.

Além de tudo isso, um bom arroz integral pode ser tanto a estrela do seu prato, por exemplo, preparado com verduras. Quanto um bom acompanhamento para uma proteína magra, como peito de frango.

2. Tapioca

Uma das maiores dificuldades manter uma sensação de saciedade prolongada, para evitar a fome e a tentação de comer alimentos fora do cardápio. Ou fora de hora.

A tapioca é uma opção saudável, que tem como principal benefício justamente proporcionar uma boa sensação de saciedade. Portanto, ela também é um dos melhores alimentos que ajudam a emagrecer.

Isso ocorre porque a base da massa da tapioca é a fécula de mandioca, um alimento nutritivo e promotor de saciedade.

A dica é preparar um recheio saudável e leve para sua tapioca, ou seja, evite os doces e os alimentos muito gordurosos na hora de rechear. Afinal, a tapioca já é um carboidrato, o que significa que ela vai bem com proteínas e vegetais.

3. Alimentos que ajudam a emagrecer: azeite

Não é segredo para ninguém que qualquer prato que você vai preparar normalmente requer algum tipo de gordura. Desde uma proteína ou até mesmo verduras, a maior parte dos processos de cozimento não dispensa esse ingrediente.

Então, o azeite é um dos alimentos que ajudam a emagrecer e que atua como um verdadeiro coringa na sua cozinha. Pois, é ideal para:

  • Refogar verduras;
  • Fazer uma carne magra na frigideira;
  • Preparar molhos;
  • Temperar saladas.

O azeite é uma das gorduras mais saudáveis que existe, pois seus benefícios já são amplamente comprovados pela ciência. Algumas pesquisas demonstram, inclusive, que o azeite ajuda a aumentar a taxa metabólica e a queima de gordura.

Portanto, além de ser versátil na hora de cozinhar, também é considerado uma alimento termogênico benéfico para perda de peso.

4. Chá verde

Para conseguir perder peso com saúde, além de comer alimentos saudáveis é preciso manter uma boa hidratação. Mas, o chá verde não é um bom aliado da dieta apenas porque ajuda você a ficar hidratado.

Isso porque o chá verde é uma fonte de cafeína, uma substância com propriedades termogênicas que potencializa a queima de calorias.

Outro benefício do chá verde é a sua capacidade de auxiliar o organismo a eliminar toxinas através da urina. E com isso, também auxilia no combate a retenção de líquidos, uma das principais causas do inchaço corporal.

Além disso, é uma fonte de um antioxidante chamado galato de epigalocatequina. Uma substância que combate a ação dos radicais livres e o ajuda com a queima de gordura na região abdominal.

5. Alimentos que ajudam a emagrecer: batata doce

A batata doce é um dos alimentos que ajudam a emagrecer mais populares. Não apenas porque é fácil de encontrar, mas porque seus benefícios são vários.

Uma de suas principais vantagens é ser um alimento nutritivo, que proporciona maior sensação de saciedade. E ao mesmo tempo proporciona muita energia para o organismo.

Por esse motivo costuma ser consumida por praticantes de atividade física antes dos treinos.

A batata doce também é uma ótima fonte de potássio, um nutriente importante para manter a pressão arterial em equilíbrio.

Uma dica para consumir a batata doce de forma saudável é ferver o alimento até que cozinhe e esperar esfriar. Pois, nesse processo de cozimento se forma um tipo de amido resistente e nutritivo, que auxilia na perda de peso.

6. Grão-de-bico

Além de ser um dos alimentos que ajudam a emagrecer, o grão-de-bico também é uma escolha saudável de alimentação para qualquer pessoa. Isso porque essa leguminosa é rica em proteínas e fibras.

Assim sendo, é uma boa dica de vegetal proteico para pessoas que não consomem produtos de origem animal.

E são as fibras que esse alimento possui as principais responsáveis por auxiliar no processo de emagrecimento. Pois, formam bolos alimentares dentro do estômago, que auxiliam a promover a sensação de saciedade por muito mais tempo.

Então, você pode acrescentar o grão-de-bico no seu cardápio seja como acompanhamento ou até mesmo como prato principal, e ser criativo com suas receitas com esse ingrediente.

7. Alimentos que ajudam a emagrecer: brócolis

As verduras são alimentos essenciais no cardápio de quem quer emagrecer, pois são boas fontes de nutrientes essenciais como vitaminas e minerais. Mas, também costumam ter poucas calorias e gorduras.

Entre as opções de verduras que você pode escolher o brócolis é uma das melhores. Já que é rico em nutrientes como vitamina C, cálcio e proteínas. E se isso tudo não bastasse, o brócolis tem poucas calorias.

Dicas finais

Incluir alimentos que ajudam a emagrecer no seu cardápio é fundamental para perder peso com saúde e sem deixar de consumir nutrientes essenciais.

Não se esqueça também de manter a prática de atividade física regular, para potencializar a queima de calorias. E ajudar a controlar o seu peso para mantê-lo em equilíbrio.

Curtiu as dicas de hoje? Aproveite e deixe o seu comentário!