Nos últimos anos, acompanhamos o avanço de serviços oferecidos e prestados remotamente. Diversas empresas adaptaram-se ao home-office, houve uma explosão de cursos online dos mais variados níveis e sobre os mais variados temas. Embora o contato virtual nem sempre substitua o contato presencial, o aumento da oferta destes serviços é uma boa notícia para usuários com diversos interesses.
Neste contexto, os aplicativos fitness vêm ganhando cada vez mais adeptos. Plataformas populares mundialmente, como o Strava, contam com mais de 14 milhões de assinantes brasileiros. Veja porque este mercado vem crescendo e como estes aplicativos podem te ajudar a cuidar da saúde.
Jogos Online e Gamificação dos Treinos
A palavra “gamificação” vem do inglês “gamification” e refere-se ao processo de transformar em jogo uma atividade que originalmente não seria um jogo. Neste modelo, o cumprimento de metas de exercícios pode ser recompensado com pontos e medalhas, ou estimular uma competitividade saudável com rankings e tabelas.
Assim, o usuário pode se divertir como se estivesse jogando caça-níqueis online, ao mesmo tempo que mantém uma rotina de atividades regulares. O elemento “diversão” adicionado pelo processo de gamificação dá um motivo a mais para os usuários logarem e cumprirem as missões do dia.
Além de ajudar a vencer a preguiça inicial, aplicativos gamificados também promovem interação social entre os usuários. A criação de comunidades de usuários aumenta ainda o engajamento com as atividades propostas.
Treino É Treino, Jogo É Jogo
Desde 2020, os downloads e assinaturas de aplicativos fitness vêm crescendo rapidamente. A modalidade oferece diversos benefícios, como flexibilidade, autonomia e personalização da rotina de exercícios, além de preços bem mais baixos do que as academias tradicionais. Sem dúvida, este tipo de aplicativo pode auxiliar o usuário imensamente, com exercícios variados. O desempenho de cada usuário pode ser acompanhado detalhadamente, contando com dados coletados de smartwatches e smartphones.
Entretanto, a realização desassistida e incorreta destas atividades incorre em ameaças à saúde e integridade física. Movimentos repetidos com postura ruim, ou utilizando peso demais, por exemplo, podem causar uma infinidade de lesões musculares e até mesmo fraturas.
Médicos e especialistas recomendam que os aplicativos fitness sejam sempre utilizados sob orientação e acima de tudo, que não substituam o acompanhamento profissional. Ainda que um exercício repetido incorretamente não leve a uma lesão, certamente, não terá o efeito desejado. O bom e velho contato humano com instrutores profissionais é fundamental para garantir que todos os movimentos sejam realizados da forma correta e não-exaustiva.
Saúde e Informação
Os aplicativos voltados para exercícios físicos estão cada vez mais sofisticados. É possível encontrar sistemas que cruzam dados entre smartphones e smartwatches, fornecendo informações em tempo real, como distância percorrida, batimentos cardíacos, calorias queimadas, etc.
Toda essa tecnologia permite que você não apenas tenha mais controle sobre a sua rotina de treinos, mas também sobre a evolução da sua saúde. Algumas opções incluem dicas de alimentação saudável e ajudam a controlar a ingestão de calorias ao longo do dia, além de enviarem lembretes regulares para você beber mais água.
Mesmo assim, a orientação médica continua sendo indispensável na elaboração e implementação de qualquer rotina de exercício. Apenas um médico poderá avaliar qual será a rotina de exercícios mais adequada para o seu atual estado de saúde, levando em consideração possíveis doenças crônicas.
Dicas de Segurança
Caso você queira utilizar um destes aplicativos para elaborar sua própria rotina de exercícios, deve tomar uma série de cuidados para garantir sua segurança. Confira abaixo os principais cuidados que você deve tomar ao se exercitar por conta própria.
- Seja perfeccionista com a postura: ao fazer esforço com a postura incorreta, você pode sobrecarregar a lombar, com graves riscos à sua saúde. Em exercícios baseados no peso do próprio corpo, observe as articulações inferiores, como tornozelos e joelhos.
- Alimente-se: faça uma refeição leve antes de exercitar. Não coma demais, nem se exercite em jejum.
- Não insista na dor: dores e desconfortos são sinais claros de que o seu corpo pede descanso. Caso a dor/desconforto seja persistente ou crescente, suspenda a atividade e procure orientação médica.
- Pegue leve: comece sua rotina com pouco peso e invista no aumento gradual da carga. Recue a qualquer sinal de dor ou fadiga, ajustando o tamanho e a intensidade da série às suas condições físicas.
Preparando o Terreno
Se agora você não precisa mais sair de casa todo dia para malhar, também cabe a você criar um ambiente adequado de treinamento em casa. Escolha um ambiente tranquilo, espaçoso, sem a obstrução de móveis. Remova quaisquer itens que possam causar acidentes e utilize calçados ou meias aderentes para evitar escorregões.
Conclusão
A evolução e a acessibilidade dos aplicativos fitness são uma ótima notícia para quem gosta de treinar. Mesmo assim, é necessário buscar orientação médica para evitar riscos à saúde e suspender as atividades imediatamente, em caso de desconforto ou suspeita de lesão. Procure seu médico, escolha o app que mais se encaixa no seu perfil e bom treino!