Você já conhece a ginástica de conscientização corporal? Se você chegou até aqui hoje com certeza quer saber mais a respeito. Ou quem sabe descobrir do que se trata. Então, continue lendo!
Conhecer o bem o próprio corpo, entender suas reações e sinais, é importante para a manutenção da saúde. Pois, quando sabemos interpretar bem o que o corpo quer dizer, podemos detectar com antecedência possíveis problemas.
A consciência corporal também ajuda a conhecer melhor nessa top anatomia, que é única para cada pessoa. E todas essas coisas que você consegue aprender com a ginástica para conscientização corporal.
Entenda.
O que é ginástica de conscientização corporal?
A ginástica para conscientização corporal combina o ritmo da respiração com movimentos lentos e suaves. Pois, o seu principal objetivo é promover uma maior conexão entre corpo e mente.
Dessa forma, você pode sentir melhor o seu corpo, relaxar e até mesmo desenvolver a sua flexibilidade.
Os treinos usam séries de repetições que permitem:
- Ter maior conhecimento sobre os limites do corpo;
- Descobrir qual é a própria força;
- Entender como os músculos funcionam.
Vale lembrar que nesse tipo de ginástica o mais importante são as sensações que os exercícios proporcionam. Além de acalmar a mente e aproveitar para relaxar.
Como fazer ginástica de conscientização corporal?
Para saber como fazer ginástica para conscientização corporal, antes de tudo você deve escolher a sua modalidade. Pois, essa ginástica assume diferentes formas na prática.
Então, você tem a oportunidade de escolher uma modalidade que combine com você. Ou até mesmo que se encaixe na sua rotina e tempo disponível para praticar.
Vamos conhecer melhor algumas delas a seguir.
Yoga
A Yoga é uma das formas mais conhecidas de ginástica de conscientização corporal. Portanto, você já deve ter ouvido falar nela.
Essa prática envolve diferentes posições corporais, algumas bem difíceis de executar e que exigem prática. Enquanto que outras são mais simples e qualquer iniciante consegue fazer.
É uma prática meditativa que busca acalmar a mente, combater ansiedade e diminuir o estresse. Além de promover o autoconhecimento como um todo.
Pilates
O Pilates surgiu no ano de 1920 criado por Joseph Pilates. Desde o princípio o seu principal objetivo foi trabalhar corpo e mente como uma unidade.
É uma prática que possui movimentos lentos e diferentes posturas. Mas, é preciso deitar ou sentar para executar a maioria delas. Tudo para manter um estado relaxado e meditativo.
Massagem e automassagem também são formas de ginástica de conscientização corporal
A técnica da massagem envolve uma série de movimentos que deslizam, amassam e fazem fricção no corpo. Enquanto que a automassagem consiste na técnica de massagear a si mesmo.
E ambas tem finalidades terapêuticas. Já que melhoram dores e são parte de tratamentos de fisioterapia em alguns casos.
A massagem e a automassagem apresentam ainda benefícios adicionais como:
- Melhorar a circulação sanguínea;
- Combater o estresse;
- Acalmar a mente;
- Diminuir o cansaço;
- Melhorar dores de cabeça.
Portanto, também são excelentes formas de promover a conscientização corporal e o relaxamento.
Ginástica de conscientização corporal com Tai Chi Chuan
O Tai Chi Chuan combina movimentos de artes marciais com a pratica meditativa. Dessa forma, todas as posturas são executadas de forma lenta e com atenção a respiração.
Seus principais objetivos são promover o autoconhecimento, relaxar e desestressar. Além disso, o Tai Chi Chuan visa estimular a energia interna do corpo, chamada de Chi, a fluir de forma livre e harmônica.
A premissa é de que quando essa energia flui desimpedida há um grande bem-estar físico e mental.
Leia também: colchão inducol é bom
Dicas finais
A ginástica de conscientização corporal é uma prática que vale a pena para colocar pessoa. Principalmente aquelas que possuem uma rotina estressante, e não consegue relaxar.
Já que além de conhecer seu próprio corpo, você terá uma série de benefícios adicionais ao praticar esse tipo de ginástica.
O melhor de tudo é que essas práticas normalmente não exigem muito tempo, basta alguns minutos por dia. Quer saber mais? Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário!