Tênis para corrida vs. tênis para academia

Tênis para corrida vs. tênis para academia: qual a diferença?

Pode parecer algo sem importância a princípio, mas escolher o tênis certo faz uma grande diferença para as suas articulações e conforto. Continue a leitura e entenda qual tipo de calçado é melhor para cada tipo de atividade física.

Como é o tênis de corrida?

Normalmente, os tênis de corrida são projetados para movimentos repetitivos e intensos, que exigem mais amortecimento. Veja as principais características deles:

Peso: o tênis de corrida costuma ser leve, o que ajuda a tornar a corrida mais confortável e menos cansativa, embora existam modelos com mais amortecimento que sejam um pouco mais pesados.

Preço: não é uma regra, mas normalmente os tênis de corrida são mais caros do que os de academia, devido à tecnologia empregada no amortecimento e na estrutura. No entanto, isso pode variar conforme a marca e o modelo.

Posição: uma vez que a corrida é um exercício de alto impacto, é importante que seu tênis esteja de acordo com o seu tipo de pisada. Alguns modelos oferecem suporte para diferentes tipos de passada, enquanto outros são neutros. Isso pode ajudar a oferecer mais conforto e prevenir desequilíbrios durante a corrida.

Amortecimento: tênis de corrida geralmente têm sistemas avançados de amortecimento para proteger seus pés, joelhos e coluna. Isso ajuda a prevenir lesões e desgastes nas articulações devido ao impacto repetido.

Se você procura qualidade, os tênis de corrida da Olympikus são uma boa opção para preservar a saúde das suas articulações.

Em sites que reúnem cupons de várias lojas, é comum encontrar um cupom Olympikus que ajudam a reduzir o valor final da compra.

Como é o tênis de academia?

Já os tênis de academia são modelos de calçados que exigem mais estabilidade e conforto para os treinos. Aqui estão as características desses modelos:

Posição: ao contrário dos tênis de corrida, os de academia não costumam corrigir a pisada, mas devem garantir estabilidade enquanto você treina. Por isso, o solado costuma ser reto, embora alguns modelos possam oferecer suporte adicional.

Durabilidade: em vez de usar materiais leves como nos tênis de corrida, os de academia são feitos para ser mais duráveis, pois os treinos de força exigem mais resistência do calçado.

Flexibilidade: como você vai fazer uma variedade de exercícios na academia, o tênis precisa ser flexível, permitindo que seu pé se mova com conforto.

Preço: costuma ter preços mais populares que os tênis de corrida, mas isso varia muito segundo a marca e material do calçado.

Se estiver procurando tênis pra academia, uma boa é dar uma olhada em lojas online como Netshoes, Centauro ou até mesmo marketplaces. E fica a dica: pesquisar por cupons pode render um descontinho na hora de pagar.

Pra Finalizar

Como você pode notar, existem várias diferenças nos modelos de tênis para correr e tênis para academia.

Com o tempo, seu organismo pode sentir os impactos do uso de calçados inadequados para cada tipo de atividade física.

Então, considere com cuidado no momento da compra.

O ideal é investir em dois pares de tênis, para aproveitar o melhor de cada um e ainda preservar a saúde das suas articulações.

O objetivo de fazer exercícios é cuidar de você, então tenha em mente que comprar bons calçados é investir na sua saúde.

Então, escolha os melhores modelos para garantir que você está fazendo a escolha certa.

Imagem: canva.com