personal trainer

Quanto custa um personal trainer e por que ter um?

Cansado de treinar e não ter os resultados esperados? Vai comprar um apartamento novo e no condomínio tem academia? Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre a função de um personal trainer.

É muito importante que você tenha confiança no profissional que vai contratar, porque é ele que vai ser o responsável pela sua saúde física enquanto estiver dando aulas para você, independente em uma academia renomada ou ao ar livre ou na academia do prédio.

A facilidade de trabalhar em diferentes lugares faz do personal trainer um ótimo serviço para quem não gosta da rotina de uma academia e busca sempre inovar nos treinos. Portanto, confira agora como melhor escolher seu personal trainer.

O que faz um personal trainer?

O que faz um personal trainer

O personal trainer é um profissional graduado em Educação Física que exerce seus conhecimentos de forma individualizada para seus clientes. Ou seja, ele é o responsável por garantir uma boa execução dos exercícios para seu aluno ou pequenos grupos de clientes.

Portanto, fica a cargo dele elaborar e botar em prática um planejamento para que aquele cliente atinja os resultados desejados e melhore sua saúde. Com sua expertise ele consegue analisar as principais necessidades e as limitações dos alunos, tirando o melhor deles para um bom resultado.

Ele também tem o trabalho de manter a constância nos treinos de seus alunos, para que o ritmo não caia. Eles podem atuar em diversas áreas, mas as principais são: musculação, dança, corrida e treinos aeróbicos.

Como escolher seu personal?

1- Defina seus objetivos

Mesmo que o personal trainer seja o responsável por analisar de forma correta as suas necessidades, é você que convive com suas inseguranças. Portanto, defina qual o resultado que deseja alcançar para que encontre o melhor profissional para sua meta.

Existem profissionais que são mais especializados em força muscular e em treinos para ganhar muita massa muscular, outros são especializados em perda de peso. Com isso, primeiro, defina seu objetivo para que escolha o que melhor se adeque a eles.

Entretanto, busque sempre ouvir os conselhos dos profissionais, se você quiser crescer muito e de forma irresponsável, seu personal precisa te alertar. Assim como, se você quiser emagrecer demais, o profissional precisa equilibrar isso. Ele é o responsável por te deixar saudável e não atingir resultados irresponsáveis.

2- Procure indicações

Busque conversar com amigos próximos, perguntar sobre quais profissionais eles conhecem. Uma maneira muito legal também, é acompanhar profissionais nas redes sociais, analisar os resultados de seus alunos e a constância do número de clientes.

Assim como em todos os outros mercados, existem profissionais bons e ruins. Por ser diretamente ligada à saúde, é um serviço que precisa ser escolhido com muita cautela. Portanto, não tenha pressa e não escolha simplesmente por preço baixo.

Com isso, procure entender a média da região que você se encontra, sabendo a média da hora/aula média da sua cidade, você vai poder encontrar um profissional que seja adequado ao seu perfil e ao seu bolso.

3- Faça um teste

Depois de definir seus objetivos e encontrar o personal trainer que se adeque ao seu perfil, procure fazer um teste, a boa e velha aula experimental. Assim, você vai poder testar na prática os métodos e os conhecimentos daquele profissional.

Nessa aula, você vai poder perceber se ele realmente fica atento aos seus movimentos, se busca corrigir sua postura, evitando lesões, ou se ele é daqueles que só mandam fazer e ficam mexendo no telefone. 

Quanto custa um personal trainer?

Agora que você já sabe como definir seu personal trainer, aquele que vai enfim levar você a atingir os tão sonhados resultados, chegou a hora de entender quanto custa esse serviço e a importância de ficar atento aos preços.

Evite profissionais com valores muito abaixo da média. Normalmente, eles cobram para atrair muitos alunos mas acabam não dando conta de um serviço personalizado de qualidade. 

Os valores de uma hora de aula variam de cidade para cidade, de estado para estado. Entretanto, a normalidade é encontrar preços que variam de 50 a 170 reais hora a aula. Essa grande variação vai depender da localidade, do tempo de carreira e do conhecimento do profissional.

Benefícios de ter um personal trainer

Benefícios de ter um personal trainer

1- Diminui os riscos de lesões

A partir dos conhecimentos adquiridos durante os anos de faculdade de Educação Física, o personal trainer vai poder auxiliar os alunos durante a execução dos mais variados tipos de exercícios com um risco menor de se lesionar. 

É muito comum ver pessoas com uma postura errada durante os exercícios, criando possíveis problemas futuros em seus membros e até na coluna. Portanto, o trabalho do personal trainer é garantir a execução perfeita para que lesões sejam cada vez mais raras.

2- Maior motivação

Sabe aquela sensação de pouca motivação durante um treino, daquela falta de vontade de aumentar as cargas? Então, contar um personal trainer diminui esses problemas, uma vez que ele é o responsável por animar e motivar seus treinos, aumentando seu desempenho.

O bom personal trainer sempre busca colocar seu aluno em contato com o desafio, ou seja ele vai sempre procurar tirar o máximo de seu esforço para que o resultado seja mais rápido e de forma segura para sua saúde. 

3- Resultado em menos tempo

A partir dessa motivação extra e constância de ritmo de treinos, o trabalho do personal trainer vai proporcionar ao aluno um resultado satisfatório em um tempo menor que se ele treinasse sozinho. 

Ele vai direcionar os exercícios adequados para o seu objetivo, tirando da sua rotina de treinos movimentos que atrapalhem seu desenvolvimento ou que prejudiquem sua saúde. Portanto, o personal trainer é muito importante para a qualidade do seus treinos.

Conclusão

Agora que você já sabe qual é o trabalho, como encontrar e porque ter um personal trainer na academia ou prédio depois de comprar um apartamento novo, ficou fácil focar nos treinos, não é mesmo?

Vale lembrar que os preços sugeridos variam de acordo com a sua localização e também que é extremamente importante se procure profissionais capacitados e que estejam alinhados com seus objetivos.