Musculação emagrece ou engorda? 3 Grandes motivos para você Treinar musculação

Musculação emagrece sim, pois quando você realiza um treino de musculação com alta intensidade, você tem um gasto calórico muito alto.

A prática de musculação emagrece, e além disso, ela traz vários benefícios para sua saúde, e te deixa com uma aparência mais agradável.

Ainda mais se você associar musculação com alimentação saudável e a prática de outras atividades físicas, como por exemplo fazer esteira.

Até o final deste artigo, você vai saber porque que a musculação ajuda tanto a emagrecer.

E além disso, você vai aprender também, como fazer da melhor forma possível, para você utilizar a musculação junto com outra atividade física e consegui emagrecer de uma forma bem rápida. E de uma forma bem saudável, e além de ficar com corpo muito bonito.

O processo de emagrecimento, gira em torno de um conceito principal, que é você estar com balanço calórico negativo.

Porque fazer musculação emagrece

  1. Aumenta seu gasto calórico.
  2. Deixa seu metabolismo basal mais alto.
  3. Melhora o seu rendimento em atividades aeróbicas.
  4. A musculação te deixa com um corpo mais atraente.

1- O conceito mais importante do emagrecimento

As calorias que você gasta tem que ser menor do que as calorias que você consome somando todos os alimentos que você come durante o dia, e todas as atividades que você faz durante o dia.

Pois, se você gasta mais calorias do que você consome, o seu corpo vai começar a utilizar a gordura, que na verdade é uma reserva de energia que seu corpo tem, para utilizar nas suas atividades diárias.

Balanço calórico negativo, é um dos conceitos principais do emagrecimento e todas as dicas que os especialistas dão é justamente para que você esteja com o balanço calórico negativo.

Como por exemplo, comer determinados alimentos, fazer atividade física, ter uma alimentação mais saudável, dormir bem, praticar musculação.

Tudo isso, é para que você fique com balanço calórico negativo, ou seja você está em déficit calórico.

Quando você vai para academia, você faz basicamente dois tipos de atividades físicas, que são atividades aeróbicas e a musculação mesmo.

As atividades aeróbicas, são atividades que promovem um maior gasto energético, mas não trazem hipertrofia muscular ou seja, não aumentam os seus tecidos musculares.

Já a musculação, tem um gasto calórico menor, mas também ela é mais focada em ganho de massa muscular. Ou seja, na contração de músculos.

Apesar das pessoas usarem musculação mais para ganhar músculos, você pode e deve fazer musculação para emagrecer.

2- Porque musculação emagrece ?

Pois, os exercícios de musculação quando você faz um treino realmente eficiente, ele costuma gastar muitas calorias.

Principalmente nos treinos onde você faz para grupos musculares grandes como pernas e costas.

Além de promover gasto energético, quando você pratica musculação, o seu organismo começa a produzir mais hormônios e testosterona, que também melhoram seu desempenho sexual.

Hormônios que te ajudam a perder gordura, como por exemplo, hormônios do GH hormônio e testosterona.

Principalmente quando você faz treinos com gasto energético muito grande, como o treino de perna e você faz exercícios multiarticulares e Livres, como levantamento terra e agachamento.

Esses exercícios promove maior gasto energético e aumenta ainda mais a sua produção de hormônios como testosterona, que aceleram o processo de queima de gordura.

Além disso, quando você começa a ganhar massa muscular, você acaba queimando gordura com mais facilidade.

Pois, se você tiver uma quantidade de massa muscular relativamente alta, o seu corpo naturalmente vai gastar mais calorias apenas para manter você vivo. Porque, o seu metabolismo basal vai aumentar.

3- A musculação emagrece e te ajuda também a melhorar o seu rendimento nos exercícios aeróbicos

E quando você ganha massa muscular, você acaba tendo mais força para fazer os exercícios aeróbicos, como por exemplo, correr na esteira ou andar de bicicleta. Além disso, você acaba tendo mais força e mais disposição.

Com isso, você faz essas atividades com mais intensidade, e assim promovendo um maior gasto calórico. Por isso, pessoas que geralmente têm grande quantidade de massa muscular, ficam definidas com mais facilidade.

Apenas praticando musculação, você já consegue emagrecer, desde que você tenha uma alimentação saudável.

Mas, se você juntar a musculação com alguma outra atividade física aeróbica, como por exemplo correr na esteira, você emagrece mais rápido.

Isso vai ser muito melhor para você, pois você tem um gasto calórico muito alto somando a musculação com uma atividade aeróbica. Veja também, o programa de emagrecimento desafio 27 dias para secar.

4- Praticando musculação, você vai ficar bem mais bonita

Uma grande vantagem de usar a musculação para emagrecer, é que você não fica flácida, você não fica murcha depois que você perde gordura.

Pois você acaba ganhando massa muscular e perdendo gordura. Desse modo, o seu corpo fica muito mais em forma. O que da beleza no seu corpo são o formato dos músculos.

A maioria das pessoas gordas tem o Biotipo chamado endomorfo. Quem tem o Biotipo endomorfo, geralmente têm uma facilidade maior de acumular gordura.

Mas, pessoas endomorfos também têm uma facilidade maior de ganhar massa muscular.

Logo, se você fizer um projeto bem feito, onde você tem uma alimentação, e se você treinar corretamente e fazer os exercícios aeróbicos, você vai ter um ganho de massa muscular muito bom.

Pois, você tem uma facilidade para ganhar massa muscular, e quanto mais massa muscular você tem no seu corpo, menos o seu corpo vai acumular gordura.

Logo, um dos Segredos para pessoas que são gordas, ficarem definidas, é ganhar massa muscular.

A maioria das pessoas não querem ganhar massa muscular, elas só querem emagrecer. Mas ganhar massa muscular é muito importante para emagrecer também.

Musculação emagrece ou engorda