Corrida para iniciantes: conheça 10 dicas para começar

Se você é novo, deve seguir algumas orientações para não deixar de gostar de correr ou se machucar. Conheça neste guia, dicas de corrida para iniciantes. Os começos não são fáceis, então comece devagar, não tenha vergonha de ir andando e vá aumentando o comprimento dos trilhos aos poucos.

Não se preocupe com a quilometragem nas primeiras semanas. Tudo o que você precisa fazer é correr (ou alternar entre caminhada e corrida) por 30 minutos, 3 vezes por semana.

10 dicas para você começar a correr

1. Seleção de terreno

Escolha uma trilha de cross-country adequada para correr. Para começar, é bom que suas trilhas de cross-country sejam planas.

Tente pensar em qual horário do dia você vai correr com mais frequência, se você não conseguir fazer isso pelas luzes, certifique-se de que seu percurso seja leve e seguro. Além disso, tenha em mente as mudanças climáticas para que todas as suas rotas não passem por terrenos lamacentos.

2. Ritmo relaxante

Seja o primeiro a se concentrar na resistência de corrida, a velocidade virá depois. Então, ao correr, escolha um ritmo em que você sinta que vai “manter para sempre”.

Ao correr, você não deve sentir que não pode recuperar o fôlego, pelo contrário, deve ser capaz de conversar. Não fique desapontado se o seu ritmo for muito lento no início. Acredite que com o tempo você vai acelerar por conta própria.

3. Seja legal

Relaxe, nenhuma parte do seu corpo deve ficar tensa ao correr. O movimento deve ser natural e você deve apreciá-lo.

4. Tempo de execução ideal

Seja flexível. Ter um plano de treinamento é bom, mas não tenha medo de alterá-lo conforme necessário. Descubra quando correr é mais fácil para você – de manhã ou à noite?

Anote o tempo exato de execução em seu diário, como se estivesse planejando uma reunião de negócios. Concorde com um amigo, será mais difícil para você cancelar o treinamento .

5. Motivação

O início do treinamento em execução é difícil para você? Tente usar algo que o distraia – ouça música, coloque uma esteira e assista ao seu filme favorito ou leve um amigo para treinar.

6. Tênis de corrida

Por mais que os sapatênis masculinos sejam elegantes e atraentes, eles não foram feitos para os exercícios físicos. O tênis de corrida e sua seleção é a base. Os tênis de corrida certos são muito importantes.

Pense no terreno que você corre com mais frequência, seja na estrada ou no terreno, e escolha os sapatos certos de acordo. Eles terão prazer em aconselhá-lo em lojas especializadas em tênis de corrida. Lembre-se que os sapatos masculinos vão se desgastar com o tempo e perdem suas propriedades.

7. Roupas apropriadas

Não subestime as roupas de corrida, incluindo meias. O algodão não é adequado, é melhor investir em roupas íntimas funcionais que melhor absorvem o suor. Especialmente em períodos de frio, roupas íntimas funcionais protegem você contra resfriados.

8. Comida antes da corrida?

Pense em uma alimentação adequada. Fazer uma pausa depois de comer, correr com o estômago cheio não é agradável. Pelo contrário, você deve entrar no treino com uma leve sensação de fome. A última refeição antes do treino não deve conter muita gordura e fibra. Confira mais dicas de como se alimentar corretamente antes da corrida .

9. Plano de treinamento

Mas pelo menos tenha um plano básico de treinamento e mantenha um diário de execução. Entenda o que você deseja alcançar correndo, com que frequência você pode fazê-lo, onde seu desempenho está localizado atualmente e assim por diante.

Em seguida, faça um plano aproximado para o seu treinamento, mas não tenha medo de ajustá-lo conforme necessário. Não é um dever para você, mas uma ajuda. Inspire-se nos planos de treino.

10. Diário de treinamento

Mantenha um diário de treinamento. As notas sobre como você progride no treinamento serão motivadoras para você e você verá como seu desempenho cresce. Não só os tempos e quilometragens devem ser incluídos, mas sobretudo as sensações e o grau de fadiga, ou avaliação subjetiva.

A primeira corrida

Se você chegar a esses dez pontos, pode começar a pensar nas primeiras corridas. Mesmo que a meia maratona ainda seja o suficiente para você, o treinamento regular, a nutrição adequada e a adesão aos princípios o levarão a eles mais cedo do que você pensa.

No começo é definitivamente bom tentar 5 quilômetros em ritmo lento, depois e dependendo do resultado é possível pensar em corridas mais longas. O calendário de corridas oferecerá muitas corridas ao longo do ano.

Corrida para iniciantes