Provavelmente você já sabia que a Coenzima Q10, ou CoQ10, apoia a saúde do coração. Mas, o que pode ser novidade é que evidências recentes sugerem que este composto também é fundamental para melhorar o desempenho atlético e a resistência.
A Coenzima Q10 – chamada de ubiquinona ou ubiquinol em sua forma ativa – é uma benzoquinona presente em praticamente todas as células do organismo com a função de facilitar o processo biológico de geração de trifosfato de adenosina (ATP) ou metabolismo energético. O ATP alimenta a grande maioria das ações celulares realizadas pelo corpo humano, mantendo o funcionamento do organismo em todos os sentidos. Ou seja, o ATP é a “moeda” de energia do corpo.
Essa molécula de grande poder antioxidante beneficia a saúde do coração, ajuda a reduzir a fadiga e mantém a pressão sanguínea em um nível saudável. Também desempenha um papel importante como antioxidante e protege as células dos danos oxidativos. Níveis excessivos de radicais livres podem interferir na função celular normal e causar muitos danos à saúde.
Na verdade, a CoQ10 pode ser um dos suplementos mais poderosos quando se trata de treino de resistência, considerando que a maioria dos esportes de resistência depende de movimentos explosivos, potência, velocidade e bem-estar cardiovascular.
Como funciona a Coenzima Q10?
A Coenzima Q10 aumenta a energia celular. A conversão de energia dos carboidratos e gorduras que você consome é convertida em ATP, que por sua vez alimenta quase todas as ações celulares em seu corpo. A CoQ10 ajuda as células musculares a se tornarem mais eficientes e eficazes na produção e uso de energia.
Especificamente, a CoQ10 permite que o corpo humano restaure a taxa de respiração mitocondrial, força muscular, coordenação e tolerância ao exercício. Como atleta, você exige muito mais de suas células do que uma pessoa média, pois precisa fornecer aos órgãos, tecidos e músculos os nutrientes apropriados e a energia necessária para um desempenho de alto nível por longos períodos de tempo.
CoQ10 e o desempenho de atletas
De volta aos benefícios de produção de energia, a Coenzima Q10 está sendo pesquisada por suas capacidades de restauração de energia em atletas de resistência. Um exemplo recente publicado no Journal of the International Society of Sports Medicine mostrou que, para atletas em treinamento, a suplementação com CoQ10 leva a um aumento leve, mas estatisticamente significativo, na produção de energia em comparação com um placebo.
Atletas mais velhos também podem ganhar mais com a suplementação de CoQ10, pois o envelhecimento reduz o número de mitocôndrias nas células e, por sua vez, as quantidades desta importante coenzima. Quantidades mais altas de CoQ10 em menos mitocôndrias podem compensar seus números mais baixos.
O exercício pesado cria oxidação no organismo e a suplementação com CoQ10 pode reduzir os marcadores de dano oxidativo no corpo. Da mesma forma, incluir uma suplementação de Coenzima Q10 na dieta pode apoiar uma ligeira diminuição nos marcadores de dano muscular. Embora esses dois efeitos sejam leves, eles indicam o importante papel de proteção deste composto em atletas.
Por fim, a CoQ10 pode ser útil para indivíduos que estão fora de forma após um acidente ou lesão; pesquisadores notaram que Coenzima Q10 pode aumentar o VO2max de pessoas não treinadas. Isso pode indicar a capacidade de “iniciar” o programa de condicionamento físico. A título de informação, VO2 máximo é um sinal de como está o condicionamento físico do atleta – trata-se do volume máximo de oxigênio que o corpo consome durante o exercício físico.
Suplementação de CoQ10 para atletas
A suplementação de Coenzima Q10 em atletas tem sido alvo de numerosos estudos (randomizados contra placebo) para confirmar a sua eficácia, mas também a essencialidade desse composto nos protocolos de suplementos alimentares em atletas regulares, com as seguintes conclusões:
Os suplementos de CoQ10 melhoram ligeiramente a potência muscular (força + velocidade);
A CoQ10 ajuda atletas mais velhos a manter níveis mais altos de energia;
Participa da aceleração do retorno ao esporte após uma convalescença ou uma paralisação prolongada;
A Coenzima Q10 promove a resistência muscular em atletas treinados e em processos de treinamento.
Mais virtudes da CoQ10
Uma área de intensa pesquisa sobre CoQ10 é o coração – um dos tecidos mais dependentes de energia do corpo. As células musculares cardíacas contêm algumas das maiores concentrações de CoQ10 no organismo. Vários estudos mostraram benefícios da enzima em doenças relacionadas ao coração, como angina, hipertensão, ataques cardíacos e, mais recentemente, insuficiência cardíaca.
A Coenzima Q10 está associada a um melhor fluxo sanguíneo e função das artérias (flexibilidade) em pessoas com certas doenças cardíacas. E pode melhorar a capacidade de um indivíduo se exercitar após um ataque cardíaco. Além disso, as estatinas para baixar o colesterol são notórias por inibir a produção de CoQ10 pelo corpo – os usuários deste medicamento são encorajados a suplementar com CoQ10. Isso pode melhorar a energia e diminuir as dores musculares em pessoas que usam estatina.
A Coenzima Q10 também é amplamente utilizada em terapias antienvelhecimento porque pode lutar eficazmente contra fatores externos e internos que alteram as células e o sistema hormonal. Por exemplo, Co Q10 pode ajudar a reduzir o envelhecimento da pele, retardar o declínio cognitivo e proteger certos órgãos, como pulmões, fígado ou rins.
Fatores que podem causar deficiência de Coenzima Q10
A produção de Coenzima Q10 diminui com a idade, por isso é comum que as pessoas tenham uma deficiência desse elemento em seus corpos conforme envelhecem;
Desnutrição e deficiência de vitamina B6;
Defeitos genéticos na síntese ou utilização da CoQ10;
Maior necessidade de Coenzima Q10 devido às necessidades dos tecidos decorrentes de certas doenças;
Doenças mitocondriais;
Estresse oxidativo devido ao envelhecimento;
Efeitos colaterais dos tratamentos com estatina.