Terceira idade: dicas podem ser úteis para auxiliar no ganho de massa muscular

Segundo pesquisa divulgada em 2021 pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), 37,7 milhões de brasileiros são idosos, ou seja, têm 60 anos ou mais. Para essas pessoas, a perda de força, resistência e massa muscular já começa a aparecer devido ao envelhecimento do corpo.

Na terceira idade, fica cada vez mais difícil manter os músculos fortes e firmes. A realização de algumas atividades do dia a dia acaba sendo comprometida. Por esse motivo, a prática de exercícios físicos é essencial para garantir um corpo saudável e ativo.

Para que o objetivo seja alcançado, o idoso deve ter atenção a algumas práticas na hora de se exercitar. Assim como acontece na musculação feminina, o treino nessa fase da vida deve ser diferenciado e direcionado para atender melhor às suas necessidades.

O auxílio de um profissional especializado, a introdução das atividades físicas na rotina e uma boa alimentação podem auxiliar no ganho de massa muscular depois dos 60 anos.

Busque orientação médica

O grande segredo para um bom desempenho físico na terceira idade é montar um treino direcionado, adequado para o ritmo do praticante. No entanto, vale destacar que antes de realizar qualquer prática esportiva, é preciso buscar uma avaliação médica a fim de saber quais áreas podem ou não ser trabalhadas.

Após o feedback do profissional, o idoso poderá buscar modalidades e aparelhos que vão oferecer benefícios aos músculos sem agredir o corpo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), pessoas mais velhas devem realizar pelo menos 150 a 300 minutos de atividade física aeróbica de moderada intensidade ou 75 a 150 minutos de vigorosa intensidade.

Ainda segundo o órgão, os idosos também devem buscar por atividades de fortalecimento muscular de intensidade moderada, pois essa prática proporciona diversos benefícios à saúde, incluindo mais firmeza aos músculos.

Conte com o apoio de um personal trainer

Além da orientação médica, as pessoas acima de 60 anos também precisam buscar por apoio durante os exercícios. Fazer musculação com personal trainer, por exemplo, é uma forma de garantir que os treinos estão sendo praticados da maneira correta e adequada ao condicionamento físico, sem oferecer danos à saúde.

Ao contactar esse profissional, é importante que o idoso informe todas as suas limitações e objetivos com a atividade física, além das recomendações do médico. O personal trainer não só auxilia durante a execução de cada exercício, como também elabora treinos direcionados às necessidades do praticante.

Também é importante manter o profissional a par de toda a evolução nos treinos. Assim, ele pode remanejar os aparelhos conforme o avanço do idoso e, de certa forma, auxiliar no ganho de massa muscular.

Estabeleça uma rotina

Recomendada pelo Ministério da Saúde e pela OMS como uma prática essencial para a manutenção de uma vida mais saudável, a rotina de atividades físicas é ainda mais importante na terceira idade.

É essencial que a intensidade e a frequência nos treinos andem lado a lado. Sendo assim, o idoso deve estabelecer um plano de exercícios no qual devem constar, além do que foi recomendado pelo personal trainer, os dias dedicados à saúde física. Assim, ele não praticará apenas quando quiser, e sim terá uma rotina disciplinada.

Também pode ser interessante movimentar o corpo em outros dias além dos preestabelecidos. Atividades como dança, caminhada e yoga são boas opções para se manter ativo sem ir à academia. No entanto, o tempo de recuperação também deve ser levado a sério para evitar riscos de possíveis lesões.

Mantenha uma alimentação balanceada

A alimentação é um aspecto essencial quando o assunto é ganho de massa muscular, principalmente na terceira idade. Para garantir um envelhecimento saudável e conquistar a rigidez muscular, é preciso fazer refeições balanceadas.

As proteínas, por exemplo, são fundamentais para o crescimento dos músculos. Sendo assim, uma alimentação que inclui carne, ovos, leite e seus derivados vai auxiliar nesse processo.

A orientação de um nutricionista também é útil, pois esse profissional vai elaborar um plano alimentar com todos os nutrientes necessários para a manutenção da saúde e indicar diferentes formas de preparar as refeições.

Terceira idade dicas podem ser úteis para auxiliar no ganho de massa muscular