05 Benefícios da corrida para as pernas

Os benefícios da corrida são diversos. Mas você sabe exatamente quais são eles? Muita gente quando fala sobre exercício físico diz superficialmente sobre seus benefícios.

Porém, saber quais são esses benefícios é ótimo para informar para os outros o que realmente aquela atividade proporciona para a saúde e para o corpo.

Se você quer saber então quais são essas vantagens proporcionadas por atividades como a corrida, então continue lendo este conteúdo.

05 Benefícios da corrida para as pernas

Quando uma pessoa quer fortalecer a musculatura, quase sempre ela foca em atividades de musculação. Porém, há outros exercícios que contribuem com o crescimento muscular.

Nesse caso, estamos nos referindo a corrida. Ainda que não seja o principal motivo pela qual a atividade foi desenvolvida, ela é ótima para que possa promover o fortalecimento dos músculos da perna.

A fortificação não age diretamente no ganho de massa muscular. Porém, o treino em repetição acaba melhorando a biomecânica da corrida, o que pode gerar um impacto menor nas articulações.

1. Fortalecimento muscular

A corrida é uma das atividades que mais agregam no fortalecimento muscular quando feita em repetição. O fortalecimento acontece por conta da atividade se aeróbica.

Como tem um certo impacto, a contração que o músculo faz acaba ajudando para que a perna fique mais forte. A perna por inteira é beneficiada, mas principalmente os músculos tibiais, quadríceps e cadeias posteriores.

2. Diminui risco de lesões

Por conta de seu fortalecimento, um dos grandes benefícios da corrida é que ela deixa o músculo livre das chances de lesões. A resistência ajuda a dar um desempenho melhor para o indivíduo o possibilitando extrair ao máximo da atividade sem ter que se preocupar tanto e ultrapassar seus limites.

3. Aumentam o equilíbrio

A corrida é uma atividade que demanda muita atenção tanto corporal quanto mental. Por conta disso, ela faz com que o corpo possa aguentar melhor o seu peso, o distribuindo de maneira proporcional gerando um bom equilíbrio para executar a atividade.

Dessa maneira, você consegue ter uma maior consciência corporal ao realizar as atividades de corrida e ter também um melhor condicionamento físico.

4. Melhora a circulação

A prática de exercícios aeróbicos ajudam o corpo na questão do funcionamento correto do sistema circulatório. Dessa forma, a corrida é um dos exercícios que ajudam a prevenir doenças vasculares e aumentam também o fluxo de circulação do sangue.

Assim, previnem doenças como varizes, colesterol alto, hipertensão, diabetes, etc. Tudo por conta da melhor circulação de sangue.

5. Tonifica a perna

A corrida como exige bastante da musculatura da perna, acaba beneficiando ela na questão de tonificação. Apesar de não agregar com músculos, ela é boa para deixar a perna mais durinha e tonificada.

Isso porque a queima proporcionada durante a corrida faz com que a gordura acumulada em diversos pontos do corpo, inclusive as pernas, sejam eliminadas. 

Por isso, se você quer uma atividade que ajuda no seu desempenho, melhora seu condicionamento físico e aumenta sua qualidade de vida melhorando também o seu bem estar, comece a realizar corrida.

Quando uma pessoa decide correr, ela trabalhará áreas como:

  • Quadríceps;
  • Isquiotibiais;
  • Panturrilhas;
  • Glúteos;

Então, se você tem interesse em ter uma aparência mais tonificada, é fundamental priorizar por exercícios e atividades que foquem na eliminação de gordura que cobrem o músculo.

Com o tempo, você poderá exigir mais da atividade e fazê-la com maior intensidade. Claro que os benefícios da corrida nesse caso irão aumentar proporcionalmente ao seu esforço.

Porém, é preciso cuidado. A corrida, apesar de ser ótima, pode ser perigosa se feita sem a supervisão ou os equipamentos necessários. 

A primeira coisa para que se possa obter todas as qualidades que a atividade entrega, é ter um profissional te orientando. A segunda coisa é contar com equipamentos que te deem suporte para aguentar a atividade, como por exemplo:

Sem esses fatores, a corrida pode se tornar algo dificultoso e incômodo. Por isso dê uma atenção redobrada a esses itens.

Conclusão

Por fim, vimos aqui alguns dos benefícios da corrida para a perna, como esses benefícios atuam e quais itens prestar atenção quando for realizar a atividade.

É importante sempre consultar um profissional quando for iniciar a atividade. A ida a um médico também para conferir a resistência do corpo é importante para que você não vá além daquilo que aguenta.

Por fim, se você gostou desse conteúdo deixe aqui o seu comentário a respeito e não se esqueça de compartilhá-lo com mais pessoas que possam ter interesse em praticar a atividade.

Benefícios da corrida para as pernas