Como beneficiar sua saúde através de exercícios físicos e alimentação saudável?

Existem diversos benefícios da atividade física, e hoje isso não é mais um segredo. Quando uma pessoa adota essa prática, ela tem o potencial de trazer uma série de benefícios para sua saúde e qualidade de vida, que será tanto pessoal quanto profissionalmente.

Mas, infelizmente, nem todos estão investidos na sua saúde, principalmente com as novas tecnologias, que indiretamente incentiva as pessoas a viverem vidas mais sedentárias.

Por conta disso, é muito importante que as empresas mantenham o bem-estar de seus colaboradores, engajando-se em campanhas regulares de promoção da atividade física regular.

Quer aprender mais sobre o assunto? Continue lendo este artigo para saber sobre como conscientizar as pessoas sobre a importância da atividade física e de uma alimentação saudável.

Vamos lá?

O que é atividade física

Definimos que as atividades físicas são qualquer movimento do corpo que consuma gerar energia, isso quer dizer, ela promove gasto de energia acima do nível de repouso. É considerado um comportamento que pode afetar a saúde física, a capacidade de realizar as atividades diárias com calma e sem esforço e, também desempenha um papel decisivo dentro da saúde física e mental e na capacidade funcional.

Exemplos de atividade física são:

·         Exercícios aeróbicos;

·         Atividades de fortalecimento muscular;

·         Atividades de fortalecimento de resistência.

Segundo a OMS, a falta de exercícios físicos diários já é o quarto maior fator de risco de morte no mundo.

O que é exercício físico

Definimos o exercício físico como sendo um conceito menos abrangente e ele é considerado como sendo uma subcategoria da atividade física. O exercício físico é fundamental, ele visa a melhora da saúde física. Se você não tem como pagar a mensalidade de uma academia, indicamos que você faça um Curso Online da área da educação física para aprender sobre como se exercitar.

Algumas atividades podem causar adaptação ativa dos indicadores de aptidão física, porém elas não são consideradas exercícios físicos. O exercício físico é qualquer sistema de atividade física, que tem uma duração e sequência de exercícios específicos de partes do corpo.

Atividade física e a saúde dos brasileiros

O exercício físico é adequado para todos. No entanto, nem todos podem seguir essas recomendações, podemos destacar que um fato que pode levar a um estilo de vida sedentário e prejudicar gravemente sua saúde. Se você tem um familiar de mais idade em sua residência, contrate um profissional que tenha um Curso de Cuidador de Idosos no currículo para auxiliar o seu familiar nas questões físicas.

Obviamente, essa situação se agravou devido aos avanços tecnológicos. Serviços de streaming de mídia, jogos eletrônicos e smartphones permitem que as pessoas fiquem cada vez mais tempo conectando-se com o mundo online, deixando de lado os exercícios físicos ou quaisquer outras atividades físicas.

De acordo com pesquisas, um em cada três adultos tem um estilo de vida sedentário. Outra pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde mostrou que a maioria das doenças com maior número de óbitos no país decorre de estilos de vida pouco saudáveis.

Uso de drogas, alimentação inadequada, excesso de trabalho e a falta de atividades físicas são alguns fatores que causam o aumento da mortalidade dos brasileiros. Entre as complicações, destacamos: câncer, problemas cardiovasculares, doenças respiratórias e outras doenças que afetam o fígado.

A princípio, um estilo de vida sedentário, mesmo que seja entendido como inofensivo, é a principal causa da obesidade. Portanto, a obesidade está relacionada com o aumento de doenças crônicas da população brasileira.

Além disso, uma grande quantidade de gordura manterá o corpo em um estado pré-inflamatório constante, produzindo assim certas citocinas. Como resultado, o corpo sofre de resistência à insulina, levando ao terrível diabetes tipo 2.

Importância da alimentação saudável

A desnutrição está relacionada a muitas doenças, isso não é novidade. Podemos destacar que os principais problemas de saúde estão associados com as dietas inadequadas.

Não devemos esquecer que uma dieta insuficiente é uma causa da desnutrição..

Benefícios da Alimentação Saudável

Os alimentos desempenham um papel muito importante na saúde e seus benefícios incluem:

·         Dê energia, que é essencial para caminhar, pensar, estudar ou brincar;

·         Prevenir doenças, pois muitos alimentos podem causar câncer, problemas cardíacos e disfunções orgânicas;

·         Promover o crescimento e renovação dos tecidos, especialmente ossos, pele e músculos;

·         Melhora o desempenho e a concentração;

·         Dê mais temperamento, porque o efeito do metabolismo é melhor;

·         Regular a secreção de hormônios, prevenir doenças como: tireóide, insônia e infertilidade.

Com o objetivo de melhorar os benefícios, a prática regular de exercícios físicos também é muito importante, pois os exercícios podem ajudar a aumentar a massa muscular e reduzir a gordura, além de aumentar a personalidade.

Como ter uma alimentação saudável

Para ter uma alimentação saudável, é importante seguir alguns passos simples, como:

·         Beba sempre dois litros de água por dia;;

·         Dieta diversificada, coma frutas e vegetais todos os dias, carnes, frangos e peixes como principais fontes de proteínas.

·         Comer pelo menos 2 unidades de fruta todos os dias;

·         Comer vegetais no almoço e jantar;

·         Adicione proteínas como queijo e ovos ao café da manhã e lanches da tarde;

·         Reduzir o consumo de sal e temperos industrializados;

·         Aumentar o consumo de alimentos integrais como pão integral e massas;

·         Evite comer alimentos que são ricos em açúcar e gordura;

·         Evite carnes processadas, como: bacon, presunto, peito de peru, salsichas e salame.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Como beneficiar sua saúde através de exercícios físicos e alimentação saudável