Dor atrás da perna na altura do joelho: o que pode ser? como tratar?

Praticou exercícios físicos de maneira exagerada, levantou pesos excessivos, realizou alguma atividade intensa durante muito tempo e de forma constante, e tem sentido dor atrás da perna na altura do joelho e não sabe de maneira nenhuma o que pode ser?

Será que é sério e pode prejudicar eternamente? Fique tranquilo! Esse problema não é grave e pode ter tratamento!

No entanto, é claro que o conhecimento é uma das principais portas para evitar possíveis maiores problemas.

Portanto, continue nos acompanhando que esclarecemos todas as suas dúvidas sobre a dor atrás da perna e na altura do joelho, e qual médico especialista você deve procurar.

O que pode causar a dor atrás da perna na altura do joelho?

Apesar da dor atrás da perna na altura do joelho ser uma das reclamações de inúmeros pacientes que se consultam os ortopedistas, não tende a ser algo grave.

Mas, como qualquer outra dor, se tem incômodo é sinal que algo não está bem.

Sendo assim, vamos apresentar algumas causas e motivos do que pode estar causando esse desconforto.

Alguns dos motivos que causam a dor atrás da perna na altura do joelho são:

Artrose

A artrose costuma afetar as pessoas da terceira idade, causando problemas nas articulações. Problemas esses que podem influenciar nas dores atrás da perna na altura do joelho.

Vale ressaltar que a artrose pode desencadear o surgimento de outras doenças e problemas, sendo um deles o cisto de Baker.

Falaremos um pouco mais sobre ele no próximo tópico.

Cisto de Baker

O cisto de Baker, por ser uma doença benigna, não traz tantos problemas assim para o seu corpo. O Cisto de Baker nada mais é que o excesso de líquido sinovial.

Dessa forma, caso não conheça, esse líquido é responsável por lubrificar o joelho. Pode ter momentos em que o organismo é estimulado a aumentar a produção deste líquido, formando uma espécie de bolsa que causa dor atrás da perna na altura do joelho.

Portanto, uma dor de intensidade diferente pode vir a ocorrer nessa determinada região.

Menisco

O menisco é um componente do nosso corpo localizado no joelho, que é responsável pelo amortecimento.

Então, ao realizar atividades físicas, como, por exemplo: futebol, natação, crossfit, basquete e entre outras atividades, o joelho é usado constantemente, e o menisco pode sofrer desgaste. Não só isso, mas fatores como o tempo também.

Se isso acontecer, as dores podem ser sentidas aos arredores do joelho, e no próprio joelho, o que leva à conclusão que o menisco também pode trazer dor atrás da perna na altura do joelho.

Tendinite

A tendinite é uma doença que afeta a musculatura presente atrás do joelho, trazendo problemas nos tendões.

Essa doença costuma afetar pessoas que exigem muito da musculatura de forma exagerada e duradoura, como, por exemplo: trabalhadores de construções civis.

Qual médico especialista posso consultar para tratar e evitar a dor atrás da perna na altura do joelho?

Bom, o médico especialista para tratar a dor atrás da perna na altura do joelho é o Ortopedista.

Dessa forma, ele realizará uma avaliação dessa dor, lhe dará o seu diagnóstico e receitará pomadas, anti-inflamatórios ou outros comprimidos para o alívio dessas dores.

No entanto, uma informação importante a ser citada é que o fisioterapeuta, apesar de não ter o direito de receitar medicamentos, também pode ser uma opção.

Mas, caso as dores sejam mais intensas e mesmo com esse profissional acabe não sendo solucionada, o importante é partir para um médico mais especialista que é o ortopedista.

Além disso, vale lembrar que caso você tenha sofrido um trauma naquela região, um médico reumatologista também pode ajudar bastante nesse processo.

Por fim, veja qual opção melhor se adapta conforme a sua necessidade de tratamento, e consiga ter a saúde dos seus membros de volta, sem incómodo.

Como posso evitar a dor atrás da perna na altura do joelho?

É impressionante como uma simples atividade física ajuda na recuperação, tratamento e prevenção de diversas doenças e problemas.

A dor atrás da perna na altura do joelho não foge disso. A prática de exercícios físicos ajuda no fortalecimento das articulações e ameniza o risco de lesões.

Dessa forma, atividades mais simples como um simples alongamento, pode fazer total diferença na sua qualidade de vida e na prevenção de dor atrás da perna na altura do joelho.

No entanto, é claro que além dessas, ainda existem outros pontos importantes que você deve ficar atento para evitar lesões nessa região, como:

Evitar cargas excessivas

Se você é uma pessoa ativa fisicamente, e pratica atividade física e exercício físico, evite o excesso de cargas.

Dessa forma, você deve sempre respeitar o seu limite de peso, para evitar lesões ou quem sabe até problemas mais graves após o treino.

O erro de muitas pessoas é justamente exagerar nas cargas, na busca de “superar limites” e acabar tendo problemas.

Se tiver dúvida sobre qual o seu limite de carga, procure ajuda de um especialista.

Descanse adequadamente

Sim! Infelizmente muitas pessoas acabam não respeitando o tempo de descanso necessário ao seu corpo.

Se pergunte: quantas horas você tem dormido por dia?

Se a sua resposta for 5 horas, 6 horas, saiba que isso pode não ser o suficiente para o seu corpo descansar, ficando assim, mais suscetível a problemas.

Portanto, sim, não seja uma pessoa que abre mão do seu sono. Respeite os horários se quiser um bem-estar e até um estilo de vida mais saudável.

Considerações finais

Está com dor atrás da perna na altura do joelho, agora você sabe o que pode ser não é mesmo?

Por fim, ao descobrir esse problema procure um médico adequado e que mais se encaixe nas características, e alivie esse desconforto.

Dor atrás da perna na altura do joelho