Dicas de exercícios para iniciantes

Neste texto daremos dicas para combinar com os exercícios para iniciantes, afinal, ter uma vida saudável exige a mudança de alguns hábitos, os quais são muito importantes, como, por exemplo, ter uma boa alimentação e fazer com que o exercício físico faça parte da sua rotina.

Você pode fazer academia para fazer aeróbico e treinar musculação, pode fazer caminhada ao ar livre, praticar natação e muitas outras atividades as quais, certamente, serão extremamente benéficas a sua saúde física e mental.

Ficou interessado (a) neste assunto? Então, continue a leitura deste artigo e fique por dentro de tudo sobre dicas de exercícios para iniciantes.

5 dicas de exercícios para iniciantes

As vantagens de fazer exercício físico são inúmeras, podendo-se destacar as seguintes:

  • Proporciona um bom condicionamento físico;
  • Ajuda seu corpo a ter mais disposição;
  • Melhora o sistema imunológico;
  • Diminui o risco de doenças cardiovasculares (do coração);
  • Ajuda no combate a doenças crônicas;
  • Contribui para a redução de acúmulo de gordura corporal e, por conseguinte, evita a obesidade;
  • Reduz o estresse e melhora o humor;
  • Promove a sensação de bem-estar, visto que libera hormônios benéficos para nosso organismo.

Veja algumas dicas para combinar com os exercícios para iniciantes para começar e para que a atividade física faça parte da sua vida:

1- Escolha um exercício que combine com o seu perfil

Antes de mais nada, para não deixar a preguiça e o desânimo bater, sempre que for fazer a sua atividade física do dia, é escolher uma modalidade que você realmente goste.

Não adianta escolher fazer natação, se você não gosta de nadar. Não adianta escolher musculação, se seu estilo é fazer uma atividade ao ar livre e se você gosta de fugir de ambientes fechados.

Caso você não saiba qual exercício você gosta de fazer, vale ir testando até descobrir o que te fez se sentir melhor.

Quando você faz uma atividade física que, de fato, você gosta e acha menos sacrificante em praticar, menos barreiras serão criadas para te fazer desistir de continuar com a prática toda a semana, isto é, fica mais fácil fazer com que se torne um hábito do seu dia.

2- Procure um bom profissional para te acompanhar

A grande maioria das pessoas, especialmente aquelas que estão começando, negligenciam a busca por profissionais para ter um acompanhamento mais de perto.

Se você optar por praticar musculação, por exemplo, é extremamente vantajoso contar com um personal, pois ele vai te acompanhar, montar uma ficha específica e personalizada para você, atender as suas particularidades, analisar as suas dificuldades e necessidades únicas, etc. Isso vai fazer toda diferença!

Esse profissional vai te ajudar a alcançar os seus objetivos, vai fazer com que a prática de tal exercício seja realizada da forma mais segura possível, evitando ao máximo qualquer tipo de problema.

3- Tenha disciplina e não espere sempre motivação

Fazer exercício físico deve fazer parte do seu dia a dia, como almoçar, tomar banho, trabalhar ou estudar fazem parte. Deve ser algo natural e comum, hábito de todos os dias mesmo!

Não espere estar sempre motivado para fazer o seu exercício do dia, haja vista que isso nem sempre é possível. Há dias que estamos zero animados em trabalhar, não é mesmo? Mas, nem por isso você falta ao serviço, você vai pela disciplina.

Você deve adotar essa mesma estratégia quando o assunto é cuidar da sua saúde, disciplina em primeiro lugar sempre. Se você não dedica esse tempo agora para a sua saúde, o seu futuro (a velhice) vai cobrar e vai vir cobrando da pior forma possível essa falta de dedicação quando ainda era tempo.

4- Comece devagar

Muitas pessoas, quando decidem começar a fazer exercício físico, ficam empolgadas e extrapolam os limites do que o corpo realmente aguenta.

Resultado? Dores musculares, cansaço extremo e, por conseguinte, a desistência. Afinal de contas, ninguém gosta de ficar sentido dor, concorda?

Por isso, é importante começar devagar e ir aumentando a intensidade do exercício aos poucos, ao decorrer do tempo.

Desse jeito, seu corpo vai se adaptando gradativamente até seu condicionamento físico ir aumentando.

Vai fazer uma caminhada? Não comece com 1 hora, mas, sim, 15 a 20 minutos e depois vai aumentando esse tempo.

5- Tenha uma boa alimentação

É de suma importância que você concilie uma boa alimentação com a prática de exercícios físicos, então aposte em uma dieta equilibrada e balanceada.

Com isso, seus resultados no quesito saúde e estética serão potencializados.

Dica bônus: pare de fumar

Se você é fumante, é essencial parar de fumar para ter mais qualidade nos seus exercícios e melhorar sua saúde.

Para facilitar o processo, você pode optar pelo pod renova zero.

Dicas finais sobre exercícios para iniciantes

Agora que você está por dentro de tudo sobre as dicas de exercícios para iniciantes, está na hora de colocar todo esse aprendizado em prática.

exercícios para iniciantes