Flex wheeler o lendário bodybuilder

Hoje vamos conhecer mais de perto Flex Wheeler, uma verdadeira lenda do bodybuilder. Vamos conferir também alguns detalhes sobre os problemas de saúde que obrigaram o atleta a amputar parcialmente uma das pernas.

Com quatro títulos da competição Arnold Classic, o esportista é considerado como uma das principais figuras do fisiculturismo. 

Leia também: Ronnie Coleman: o recordista de títulos Mr. Olympia

Além disso, também é um exemplo de superação. Já que seu empenho no bodybuilder e nas artes marciais lhe permitiram superar uma infância difícil, e dar a volta por cima.

Acompanhe.

Quem é Flex Wheeler?

Flex Wheeler é um dos principais fisiculturistas norte-americanos e um dos principais fisiculturistas do mundo todo.

Leia também: Kai Greene – conheça o gigante do fisiculturismo

O atleta nasceu no ano de 1965 em Fresno na Califórnia, Estados Unidos. Sua família não tinha muitos recursos, e a sua infância foi difícil. Flex passou por situações de pobreza, abuso infantil e tendências suicidas. 

Na escola ele enfrentou outro problema, a dislexia, que não era bem compreendida na época e atrapalhou seu desempenho nos estudos.

No entanto, tudo isso fica para trás quando ele descobre o fisiculturismo e as artes marciais. A partir de então o atleta encontra uma nova paixão, e transforma isso em seu caminho de vida.

Como Flex Wheeler descobriu o fisiculturismo? 

O atleta já se destacava nos esportes durante sua época escolar. Foi na adolescência que Flex começou a se interessar pelo levantamento de peso. Sua porta de entrada para o fisiculturismo. 

Leia também: Cbum, altura, peso, idade e história completa

Ele se apaixonou pela prática de levantar peso e começou a treinar artes marciais e musculação. Inclusive, o atleta se considera um praticante de artes marciais em primeiro lugar. E depois um bodybuilder. 

Quando adulto, ele foi policial por um período de tempo, para só então decidir se dedicar totalmente ao fisiculturismo. 

Sua primeira competição foi no ano de 1983. Contudo, a primeira conquista só viria 6 anos mais tarde.

Conquistas de Flex Wheeler no fisiculturismo

A primeira vitória de Flex Wheeler foi no NPC Mr. California Championships, em 1989. Ele também ganhou 5 vezes a competição do Ironman Pro, uma das mais importantes no bodybuilder. Além disso, conquistou 4 Arnold Classic para seu histórico de vitórias. 

Ele também venceu 4 Grand Prix:

  • França;
  • Night of Champions;
  • O South Beach Pro Invitational; 
  • E o Grand Prix da Hungria.

Ao todo, Flex participou de oito competições amadoras e 32 competições profissionais. Ele também participou algumas vezes do Mister Olympia. Mas, nunca conseguiu levar um troféu dessa competição. Ele ficou em segundo lugar no ano de 1993, 1998 e 1999.

O atleta que anunciou sua aposentadoria no ano de 2000 continuou ativo em competições até 2003. E também participou do Mister Olympia em 2017.

A luta contra uma doença hereditária e a amputação da sua perna

No ano de 1999 Flex Wheeler foi diagnosticado com uma grave doença renal, a glomeruloesclerose segmentar focal. A doença é hereditária, e causa obstruções das artérias dos membros superiores e inferiores. 

Leia também: Renato Cariani, idade, altura, veja a incrível história deste fisiculturista

O atleta continuou nas competições até que não foi mais possível devido a complicação da doença. Pois, tinha uma principais artérias da perna 100% obstruída. E outra com 90% de obstrução.

Flex corria sérios riscos das artérias se romperem, e causarem sua morte com um derrame. Portanto, foi preciso amputar parcialmente a perna direita em uma cirurgia emergencial em 2019. 

O atleta voltou a treinar na academia no ano de 2020, mas como forma de fisioterapia para ajudar na sua recuperação. E também para adaptação da perna a sua nova prótese.

Desde então, Flex continua se mantém ativo e treinando como nunca sempre que pode. Ao mesmo tempo, continua com o tratamento para a sua doença.  

Concluindo

Flex Wheeler é um dos melhores exemplos sobre como o esporte pode transformar a vida de uma pessoa para melhor. 

Também é uma inspiração para todos que amam musculação fisiculturismo e esportes como um todo.

Gostou de conhecer mais sobre a história de vida dessa lenda do bodybuilder? Comente! 

Flex wheeler