O gerenciamento de um negócio é algo complexo em qualquer segmento, e não seria diferente no meio fitness. Por isso, contar com uma gestão de academia eficiente é uma das principais maneiras de ter sucesso na área.
Afinal, assim como um atleta precisa treinar para suas provas, o gestor tem que estudar e aprofundar seus conhecimentos para conhecer novas tendências e aprimorar as estratégias utilizadas.
Nisso já encontramos um dos maiores desafios no mundo fitness. Os donos e empreendedores dos negócios normalmente são profissionais formados em Educação Física. Certamente, eles entendem muito sobre como o nosso corpo funciona ou a importância de fazer exercícios físicos.
Mas e quando o assunto é o gerenciamento de pessoas, finanças e todos os processos que envolvem cuidar de uma empresa?
Muitos acabam preferindo contratar alguém para cuidar dessa parte ou ter como sócio um profissional dessa área. Sem dúvidas, são caminhos interessantes. Ainda assim, se esse é o seu negócio, vale a pena estar por dentro de todos os passos dele, certo?
Será que, então, um curso de gestão de academias é necessário? Um MBA? Como é possível entender mais sobre o assunto e garantir que você terá um bom gerenciamento do seu empreendimento?
Além de buscar conhecimentos, é fundamental entender o papel da tecnologia. Afinal, você não precisa de uma planilha para anotar seus gastos, se tem uma ferramenta que pode fazer isso de maneira otimizada, não é mesmo?
Então, vamos falar sobre as principais atividades na gestão de academias e entender como as tendências tecnológicas podem ajudar você nesse processo. Boa leitura!
Como ter uma boa gestão de academias? 5 dicas
Para ter uma boa gestão do seu negócio, é necessário que você foque no seu desenvolvimento profissional, fortaleça a gestão financeira, faça um bom planejamento estratégico, automatize os processos e invista em um software de gestão. Veja mais sobre cada um desses aspectos!
1. Foque no desenvolvimento profissional
Aprender sobre administração de empresas nunca é demais quando você tem um negócio. E você pode fazer isso de diferentes formas, o importante é que não fique parado.
Para início, procure vídeos de profissionais qualificados ou outros conteúdos gratuitos na internet. Depois, caso você queira se especializar ainda mais, vale pensar em cursos ou até em MBA de gestão de academias.
Pense que isso não será um gasto, mas sim um investimento em você e no seu negócio.
2. Fortaleça sua gestão financeira
Não tem como falar em gestão de academias sem ressaltar a importância de um bom gerenciamento das finanças. Afinal, não tem como um empreendimento continuar funcionando com sucesso se a parte financeira não está organizada.
Por isso, em um primeiro momento, foque em arrumar a casa. Entenda quais são os gastos fixos e variáveis que você possui, defina uma mensalidade que cubra esses custos e que, ainda, dê uma boa margem de lucro.
Coloque na ponta do lápis tudo que envolve as finanças do seu negócio: fluxo de caixa (entradas e saídas) despesas, receitas, investimentos. Dessa forma, você conseguirá ver com mais clareza onde estão os gargalos e o que pode fazer para otimizar a gestão financeira do seu negócio.
3. Faça um bom planejamento estratégico
Tão importante quanto a gestão financeira é o plano estratégico. Basicamente, isso envolve organizar os processos e olhar para seu empreendimento a fundo. Onde você planeja estar daqui a 6 meses ou um ano? Principalmente, o que está fazendo para chegar lá?
O planejamento estratégico envolve diferentes partes do seu negócio, mas tudo com um objetivo em comum: garantir que ele cresça.
Para isso, é necessário entender quais são as principais necessidades do aluno, definir o seu posicionamento de mercado, entender mais sobre a precificação da mensalidade e até elaborar ações específicas para cada época do ano.
4. Automatize os processos
Já pensou se, a cada novo cliente, você precisasse preencher uma ficha manualmente com os seus dados? Quanto tempo gastaria com isso? E a liberação dos alunos, quando eles chegam à academia, como é feita?
Tudo parece simples quando você tem poucos clientes, até mesmo lembrar quem já pagou a mensalidade ou não. Mas, se o objetivo do seu negócio é crescer, você deve usar ferramentas que comportem isso, certo?
A automatização dos processos ajuda nisso. Ela permite que você use o seu tempo para fazer tarefas realmente importantes, focando no relacionamento com o aluno e garantindo a sua satisfação. Como fazer isso? Veja a próxima dica.
5. Invista em um software de gestão
Um software de gestão para academias permite que você gerencie as principais questões do seu negócio em uma única ferramenta. Então, ele mantém o cadastro dos alunos, faz a gestão financeira, permite o controle de acesso e muito mais.
Ou seja, é uma forma cuidar de todo gerenciamento do seu empreendimento, nos mínimos detalhes. E o melhor: de uma maneira simples e prática. Você não precisa se especializar em uma área ou aprender a mexer em planilhas, por exemplo, pois o sistema oferece tudo isso para você.
Já imaginou uma ferramenta que emite relatórios financeiros periodicamente, conforme a sua definição? Que envia os contratos eletrônicos e as notas fiscais para os alunos de forma automática?
Essas são apenas algumas das funcionalidades que o software garante para a gestão do seu negócio. Ele ainda permite:
- administração da agenda;
- agendamento e check-in online;
- histórico de vendas;
- controle de entrada e saída;
- cobrança recorrente ou pagamento por PIX;
- compatível com catraca e leitores biométricos;
- criação automática de treinos.
Isso, sem falar que muitos sistemas oferecem um aplicativo para o gestor e outro para os alunos. Assim, eles conseguem visualizar avaliações físicas, contratar e renovar seus planos, agendar aulas, interagir com outros clientes e muito mais.
É a tecnologia trabalhando para a gestão do seu negócio!
Quais os benefícios de uma boa gestão de academia?
A boa gestão de academias é o diferencial entre ter um negócio bem-sucedido ou não. Ainda hoje, muitas pessoas acreditam que é fácil criar uma empresa, mas esquecem do trabalho que dá todo o gerenciamento dela.
Isso sem falar que, no mundo fitness, você não está apenas lidando com pessoas, mas com o corpo e a saúde delas. Ou seja, além de ter uma boa estrutura e ser um profissional de excelência, é fundamental que você proporcione uma experiência positiva.
Até porque o Brasil é o segundo país com o maior número de academias no mundo. Ou seja, a competitividade é grande. Se você quiser manter seus alunos, você tem que mostrar diferenciais, personalizar o atendimento e, assim, fidelizá-los.
Por isso, um software de gestão para academias pode ajudar. Além de centralizar todos os processos, você ainda garante a satisfação do cliente com o APP do aluno, disponibilizando treinos, avaliação física, agendamento online e muito mais.
Isso, é claro, sem falar de toda a parte administrativa e financeira. Como falamos, a tecnologia é uma grande aliada na gestão de uma academia. Vale a pena conhecer.