Ginástica de condicionamento físico: 5 dicas para começar

A ginástica de condicionamento físico é uma prática esportiva que desenvolve aspectos físicos, metabólicos e mentais. Portanto, é alternativa completa para quem quer se exercitar no dia a dia.

Além disso, você não precisa ser um ginasta profissional para praticar. Também não é obrigatório começar a ginástica na infância.

Afinal, esse tipo de ginástica não é aquela que assistimos nas tradicionais competições de ginástica artística ou ginástica rítmica. Pois, envolve uma série de atividades diferentes no seu cronograma.

E a prática regular de atividades físicas pode iniciar em qualquer idade. Com a ginástica não é diferente. Mas, como fazer isso? Continue lendo e confira as dicas a seguir.

Leia também: Sergio Oliva: o mito do fisiculturismo

1. Conhece a ginástica de condicionamento físico melhor

Antes de começar a praticar ginástica, você deve conhecer melhor a modalidade. Pois, dessa forma você pode decidir se essa prática se adapta às suas necessidades e preferências esportivas.

Ginástica de condicionamento físico tem como principais objetivos:

  • Melhorar as funções do sistema musculoesquelético;
  • Potencializar as funções metabólicas;
  • Desenvolver força, flexibilidade, resistência, equilíbrio, agilidade e a coordenação motora.

Assim sendo, esse tipo de ginástica possui um cronograma de treinamento bem diversificado. Já que precisa trabalhar o corpo como um todo além das questões cognitivas e mentais.

2. Saiba quais são os principais exercícios que você irá realizar

Em primeiro lugar, saiba que você vai realizar muitos exercícios aeróbicos. Mas, também vai realizar algumas atividades de musculação e treino cardiovascular.

Você também vai realizar treinos funcionais, que são aquelas atividades do dia a dia, como subir escadas, por exemplo.

Na prática, o programa de treino pode ser bem diversificada e envolver:

  • Caminhadas;
  • Dança;
  • Crosffit;
  • Artes marciais;
  • Natação;
  • Hudroginastica;
  • Esteira;
  • Bicicleta;
  • Tarefas domésticas como faxina na casa, etc.

Você não é obrigado a fazer todas essas atividades. Portanto, pode escolher apenas algumas. E essa é uma das melhores coisas dessa ginástica. Pois, facilita o encaixe das atividades na rotina da maioria das pessoas.

3. Comece devagar na ginástica de condicionamento físico

Se você nunca praticou exercícios físicos antes, não é uma boa ideia começar com o treino lançado. O melhor é começar aos poucos e ir aumentando o ritmo conforme o seu condicionamento físico melhora.

Lembre-se que pegar muito pesado nos exercícios logo no começo pode provocar lesões e machucados. Principalmente, se você não tiver domínio dos movimentos que fará.

Outra boa dica para quem quer começar na ginástica de condicionamento físico é matricular-se em uma academia. Afinal, pode ser difícil manter o ritmo e a determinação sozinho.

E o ambiente da academia proporciona um clima diferenciado que motiva os iniciantes. Além de você poder ter acesso a um personal trainer, e a equipamentos que não possui em casa.

4. Compre equipamentos apropriados para ginástica de condicionamento físico

Para praticar essa modalidade de ginástica você precisa de alguns equipamentos própolis para atividade física. Por exemplo, é necessário ter um tênis apropriado.

Você também precisa de roupas confortáveis e resistentes, e que sejam apropriadas aos exercícios que vai realizar. Pois, você precisa ter liberdade de movimentos no corpo todo.

Tenha também uma garrafa para água, e uma mochila onde você possa levar suas coisas para academia, outro lugar se precisar.

E dependendo de quais modalidades você escolheu para sua ginástica podem ser necessários outros equipamentos adicionais.

5. Faça um check-up de saúde

Se você tem doenças crônicas, doenças hereditárias, ou tem qualquer problema de saúde, pode ser que não possa praticar a ginástica de condicionamento físico.

Além disso, mesmo sem nenhum problema aparente, é importante fazer um check-up de saúde. Já que os exercícios que você fará serão intensos. E terão Impacto direto sobre diversos sistemas vitais do organismo.

Dicas finais

A ginástica de condicionamento físico também envolve atividades que estimulem a saúde cognitiva. Como resolução de quebra-cabeças, xadrez e caça palavras.

Tudo isso significa uma mudança de perspectiva, já que você passa a ser uma pessoa muito mais ativa. E terá uma melhor qualidade de vida.

Curtiu as dicas? Deixe seu comentário!

Ginástica de condicionamento físico