Sergio Oliva: o mito do fisiculturismo

O cubano Sergio Oliva é uma das maiores lendas do fisiculturismo. O atleta, que já é falecido, acumulou uma legião de fãs durante sua carreira. E continua a ser muito admirado no meio esportivo.

Entre seus feitos históricos, está o fato de ser o único competidor que derrotou o Arnold Schwarzenegger no Mr. Olympia. Portanto, ele conquistou também a admiração do ator e fisiculturista mundialmente conhecido.

E hoje nós vamos conhecer melhor a vida e as conquistas desse grande fisiculturista. Continue lendo e confira.

Leia também: Flex wheeler o lendário bodybuilder

A vida de Sergio Oliva

Sergio Oliva nasceu no ano de 1941 na cidade de Havana, em Cuba. Mas, foi nos Estados Unidos que o atleta se consagrou como um grande esportista. 

Sua família não possuía boas condições financeiras e Sergio cresceu ajudando o pai em plantações de cana. Anos mais tarde, o rapaz desistiu da vida nas plantações e mudou-se para perto do mar.

Eu e acabou sendo descoberto com a gente na praia, e seu porte físico chamou atenção. Pois, Sergio era dono de uma genética privilegiada que favorecia o ganho de massa muscular. 

Leia também: Ronnie Coleman: o recordista de títulos Mr. Olympia

Além disso, o trabalho nas plantações tinha desenvolvido muito dos seus músculos. Então, ele foi convidado a treinar em uma academia local, e começou a praticar o levantamento de peso.

Os jogos do Caribe e América Central

Sergio Oliva Participou do Campeonato Cubano de Levantamento de Peso no ano de 1962. Mas, ficou em segundo lugar, atrás de Alberto Hernandez.

No entanto, Alberto sofreu uma lesão após os jogos. Com isso, Sergio ganhou uma vaga nos Jogos do Caribe e América Central. Como os jogos foram realizados na Jamaica, o atleta aproveitou para pedir asilo político na Embaixada Americana.

E com isso, mudou-se para Miami e começou a trabalhar como técnico de televisores. Mas, ele não fica muito tempo na Flórida.

No ano seguinte, Sergio se muda para Chicago. Depois arruma um trabalho em uma fábrica de aço e começa a treinar como bodybuilder.

Leia também: Kai Greene – conheça o gigante do fisiculturismo

Sergio Oliva é sua sequência de títulos consecutivos

Em 1963, o atleta Conquista seu primeiro título com o Mr. Chicago. E no próximo ano conquista o Mr. Illinois. Nos próximos anos Sergio Oliva conquista uma série de títulos sequenciais.

Após uma sucessão de títulos amadores ele finalmente consegue vencer uma competição profissional. Pois, leva o título do Mr. América de 1966 e em seguida vence também o Mr. World.

Em 1967 ele ganhou seu primeiro título, dos três que possui, do Mr. Olympia. Mas, o feito mais impressionante vem no ano seguinte. Sergio conquista o Mr. Olympia novamente, contudo, dessa vez por unanimidade.

Um feito histórico sem precedentes e que permanece um recorde mundial até os dias de hoje.

A Vitória de Sergio Oliva sobre Arnold Schwarzenegger

Sergio Oliva volta ao Mr. Olympia no ano de 1969, e compete com ninguém menos que Arnold Schwarzenegger. Nessa época, Arnold já tinha vencido quatro vezes o Mr. Universo. Além de ter um título do Mr. Europa.

Sergio leva a vitória do Mr. Olympia naquele ano e se torna Tricampeão da competição. Anos mais tarde, em 1977, Arnold Schwarzenegger afirmou publicamente que Sérgio era o maior fisiculturista que ele havia conhecido.

O atleta também competiu por outras federações além da Federação Internacional de fisiculturismo. Portanto, levou outros títulos, como o WABBA Professional World Championships e Mr. Olympus.

Uma carreira incrível e uma aposentadoria tranquila

Após se aposentar do mundo competições do fisiculturismo, o atleta entrou para a carreira policial. Pois, continuava em ótima forma.

Após 27 anos de trabalho na polícia de Chicago, e uma vida muito ativa, Sergio Oliva faleceu no ano de 2012 com 71 anos de idade. A causa da morte foi uma doença renal. 

Desde então, ele continua sendo lembrado como um dos maiores nomes do fisiculturismo. Espero que você tenha gostado do artigo de hoje. Aproveite e deixe o seu comentário!

Sergio Oliva