O que faz uma balança de bioimpedância?

A balança de bioimpedância é um aparelho muito popular entre os profissionais de saúde para avaliar como funciona o organismo. Por meio de um exame bem rápido e simples, é possível descobrir qual é  a porcentagem de gordura, músculos e massa óssea de um indivíduo.

Esse instrumento é crucial para aqueles que estão fazendo uma dieta, por exemplo, para acompanhar a evolução. Continue lendo este conteúdo para entender melhor sobre o assunto!

O que faz uma balança de bioimpedância?

A procura pela perda de peso tende a nos levar para uma série de mudanças de hábitos e estilo de vida. O nutricionista, que é o médico especialista neste setor, é o responsável por elaborar dietas e procedimentos de acordo com o que cada paciente necessita para alcançar o seu objetivo.

Mas, como é possível saber se os resultados estão tendo efeito? Bem, com uma pequena ajuda da tecnologia, é possível medir e quantificar o efeito de todos os esforços feitos durante o tratamento, com a ajuda da balança de bioimpedância.

Essa balança é nada menos que um aparelho capaz de acompanhar e analisar toda a evolução do paciente com maior precisão, ao contrário das balanças comuns e métodos tradicionais.

Isso porque, essa balança não serve para mostrar apenas o peso, como também a quantidade de massa magra e gorduras que você tem no corpo.

Como funciona?

O termo bioimpedância trata-se de uma palavra científica que tem relação com a capacidade do organismo de resistir à passagem de uma corrente elétrica. A gordura, os músculos e a água presentes em nosso corpo são capazes de resistir ou atrasar essa passagem de modos diferentes.

Na maioria das vezes, a bioimpedância é feita em balanças especiais, com placas de metal pelas quais conduz um tipo leve de corrente elétrica que atravessa o corpo todo. Dessa forma, é preciso introduzir alguns dados na balança, para obter uma melhor análise, como:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Idade;
  • Altura;
  • Intensidade de exercícios físicos.

A corrente elétrica viaja pela água, sendo assim, os músculos que são tecidos hidratados são capazes de fazer com que  a corrente passe mais rápido. O que permite que a balança calcule o valor que indicará a porcentagem de massa magra, gordura e água.

Para obter esses dados, será preciso subir descalço na balança ou então segurar nas mãos as placas de metal. Para entender melhor, confira logo abaixo algumas das principais funções desse tipo balança:

  • IMC;
  • Idade corporal;
  • Peso real em relação ao percentual de peso de gordura;
  • Porcentagem real da gordura corporal;
  • Taxa metabólica basal;
  • Percentual de massa óssea e de gordura visceral;
  • Percentual da quantidade total de água presente no corpo;
  • Entre outros.

Portanto, a balança mede a passagem de sinais elétricos quando estão transitando pelos músculos ou gorduras. E quando a quantidade destes mudam, também mudam os sinais elétricos emitidos.

Dessa forma é possível obter um resultado preciso e confiável do índice de massa, gordura e água que compõem o peso total de uma pessoa.

Como usar a balança?

O exame é rápido, fácil e indolor, mas para que apresente os valores mais exatos de massa gorda e massa magra, é preciso ter alguns cuidados básicos, por exemplo:

  • Evitar comer, beber café ou fazer exercício físico nas 4 horas anteriores;
  • Não tomar diuréticos;
  • Beber 2 a 4 copos de água 2 horas antes do exame;
  • Não ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas anteriores;
  • Não passar creme nos pés ou nas mãos;

Além disso, usar peças leves e pequenas, é o ideal para que os resultados sejam mais exatos. E também deve-se evitar fazer esse exame durante a gestação ou período menstrual.

Toda essa preparação é essencial porque, por exemplo, em relação à água, caso não haja uma hidratação correta, o corpo terá menos água para a corrente elétrica percorrer pelo corpo e, assim, o índice de massa gorda poderá ser maior.

Por outro lado, quando existe a retenção de líquidos, o ideal é fazer o exame o mais cedo que puder. E então informar o técnico, pois o excesso de água no corpo poderá aumentar o índice de massa magra.

Ficou interessado em fazer uma avaliação e verificar como anda a sua saúde? Veja então quais são as melhores balanças desse tipo!

Quais as vantagens da balança de bioimpedância?

Como você pôde ver, a balança de bioimpedância exibe mais dados sobre nosso corpo do que apenas o peso, ao contrário das balanças comuns. Por essa razão, ela fornece um melhor acompanhamento e plano nutricional da saúde e dieta.

Mesmo que você tenha o peso igual ao de um amigo, mas, ele poderá ter mais gordura corporal que você. Diferente da balança de bioimpedância, uma balança comum não irá exibir esses dados.

Além disso, os resultados da balança farão com que você possa concluir o seu tratamento nutricional de forma mais eficiente e rápida, por o exame ser mais assertivo.

Conclusão

Em suma, uma balança de bioimpedância é eficaz para saber qual a quantidade de músculo, gordura e massa óssea em seu corpo. O que você achou deste conteúdo? Foi útil para você? Não esqueça de compartilhar com os seus amigos!

O que faz uma balança de bioimpedância