Quais as consequências relacionadas a falta de atividade

Quais as consequências relacionadas a falta de atividade física regular

Você já parou para pensar sobre quais as consequências relacionadas à falta de atividade física regular? Fato é que esse é um tópico extremamente importante.

Todo mundo sempre fala o quão benéfico é fazer exercícios, mas já imaginou sobre quais as consequências relacionadas a falta de atividade física regular?

Entender um pouco melhor a respeito desse assunto é uma das formas de contribuir para que as pessoas se sintam mais motivadas a realizar atividades físicas.

Então, para compreender um pouco mais sobre quais as consequências relacionadas à falta de atividade física regular, é só continuar nos parágrafos seguintes. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

O que é sedentarismo?

O sedentarismo é um estilo de vida caracterizado pela falta de atividade física ou exercício regular e pelo excesso de tempo gasto em atividades sentadas ou em pé imóvel.

Em outras palavras, nada mais é que a ausência de atividade física ou a realização insuficiente de exercícios para manter a saúde e a forma física.

Uma das coisas que você deve entender a respeito de quais as consequências relacionadas à falta de atividade física regular, é o fato de que o sedentarismo é considerado um fator de risco para muitas doenças.

Ou seja, é literalmente um tipo de problema que todas as pessoas deveriam evitar, haja vista que só traz malefícios ao nosso corpo.

O que fazer para não ser uma pessoa sedentária?

Para evitar o sedentarismo, é importante incluir atividades físicas regulares na sua rotina diária, como caminhar, correr, dançar e praticar esportes.

Outra excelente dica é procurar pela academia mais próxima, de modo a começar a ter uma rotina com práticas esportivas.

Além disso, é necessário evitar longos períodos sentados, levantando-se de forma regular para esticar as pernas e se alongar, por exemplo.

No entanto, não há como deixar de mencionar sobre a importância de também manter uma alimentação saudável, até mesmo para amenizar ainda mais os riscos de se ter uma vida sedentária.

O sedentarismo como fator de risco

Outra coisa que precisamos falar sobre quais as consequências relacionadas à falta de atividade física regular, diz respeito ao fato de o sedentarismo ser um fator de risco para uma série de doenças.

De acordo com a OMS, hoje em dia o sedentarismo é o quarto maior fator de risco de mortalidade global.

Afinal de contas, ele é o responsável por cerca de 3,2 milhões de mortes por ano. Mas, um ponto chave nessa questão é que não são apenas pessoas obesas que sofrem disso.

Por mais que seja comum associar a falta de atividade física a pessoas obesas, diversos são os estudos que corroboram com o fato de que o sedentarismo em nada tem a ver com o peso do indivíduo.

Inclusive, segundo os especialistas, a diminuição da atividade física acaba por interferir de forma direta em diversos sistemas metabólicos.

Por consequência, eleva de forma considerável a propensão a doenças crônicas.

Quais as consequências relacionadas a falta de atividade física regular

A falta de atividade física é capaz de fazer com que uma pessoa possa estar mais suscetível a uma série de doenças.

Então, falando mais especificamente sobre quais as consequências relacionadas a falta de atividade física regular, estão:

Diabetes tipo 2

Segundo uma pesquisa da Universidade de Leicester, na Inglaterra, no ano de 2021, concluiu-se que pessoas que não praticam atividades físicas possuem até duas vezes mais chances de desenvolver diabetes tipo 2.

Em suma, a diabetes tipo 2 é uma doença crônica que afeta a forma como o corpo processa o açúcar (glicose) no sangue. É a forma mais comum de diabetes e geralmente se desenvolve na idade adulta.

Na diabetes tipo 2, o corpo não consegue usar eficientemente a insulina, que é uma hormona produzida pelo pâncreas para controlar os níveis de glicose no sangue.

Isso resulta em níveis elevados de glicose no sangue, o que pode levar a complicações graves, incluindo problemas de saúde nos olhos, rins, nervos, coração e vasos sanguíneos.

Os fatores de risco para desenvolver diabetes tipo 2 incluem obesidade, sedentarismo, idade avançada, histórico familiar de diabetes, pressão alta e colesterol elevado.

Atrofia

Ao falar sobre quais as consequências relacionadas à falta de atividade física regular, é bem provável que logo tenha imaginado a possibilidade de atrofiar os músculos, certo?

A atrofia nada mais é que o comprometimento dos músculos e articulações, sendo a consequência do sedentarismo.

Esse é um problema que costuma afetar maiormente as pessoas mais velhas, haja vista que elas têm maior tendência a sofrer de sarcopenia.

Para tratar ou evitar esse problema, é interessante saber sobre qual o melhor whey protein para idosos e incitar o indivíduo a realizar práticas esportivas com frequência.

Hipertensão e doenças cardiovasculares

A hipertensão, também conhecida como pressão alta, nada mais é que uma condição em que a pressão arterial (força do sangue contra as paredes das artérias) é persistentemente elevada.

Quando a pressão arterial está alta, o coração precisa trabalhar mais para bombear o sangue. Ou seja, aumenta o risco de danos aos vasos sanguíneos e ao coração.

A hipertensão é uma das principais causas de doenças cardiovasculares, que incluem ataques cardíacos, derrames e insuficiência cardíaca. As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em todo o mundo.

Os fatores de risco para hipertensão incluem:

  • Obesidade;
  • Sedentarismo;
  • Consumo excessivo de sal;
  • Tabagismo;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Idade avançada;
  • Histórico familiar de hipertensão;
  • Doenças cardiovasculares.

Estresse e ansiedade

Ao falar sobre quais as consequências relacionadas à falta de atividade física regular, poucas são as pessoas que lembram esse problema.

Afinal de contas, o estresse é uma reação fisiológica natural do corpo às demandas e desafios da vida. É um mecanismo de defesa que ajuda a nos preparar para enfrentar situações difíceis ou perigosas.

No entanto, se o estresse persistir por um período prolongado, pode afetar negativamente a saúde mental e física.

A grande questão é que, quando o indivíduo não se exercita, ele acaba tendo elevados níveis de cortisol, um hormônios que está relacionado com o estresse e ansiedade.

Osteoporose

Pessoas que possuem uma vida sedentária costumam chegar em idades mais avançadas com grande perda de massa óssea.

Isso pode acabar contribuindo para o desenvolvimento da osteoporose, um problema que exige acompanhamento médico com o ortopedista especialista em quadril, joelho, coluna, etc.

Devido ao fato de os músculos não serem requisitados em uma base regular, acaba que a ausência de estímulo sobre o esqueleto faz com que o corpo se torne mais propício à doença.

Uma boa maneira de evitar ou tratar esse problema é justamente por meio do exercício, uma vez que ele contribui para a produção de tecido ósseo, mantendo as articulações saudáveis.

Câncer de mama

Falar sobre quais as consequências relacionadas à falta de atividade física regular também nos obriga a mencionar o câncer de mama.

Diversos estudos apontam que quadros de obesidade e sedentarismo tem direta ligação com o surgimento de diversos tipos de neoplasias, incluindo o câncer de mama.

E isso acontece porque o organismo dessa pessoa acaba produzindo muito mais radicais livres, os responsáveis por causar micro inflamações que podem evoluir para um tumor.

Obesidade

Por fim, ao falarmos sobre quais as consequências relacionadas à falta de atividade física regular, a obesidade é a principal delas.

O grande problema é que a obesidade está diretamente relacionada com uma série de outros problemas prejudiciais à saúde.Por conta disso, a melhor coisa a se fazer é procurar por um médico para reverter esse problema. Inclusive, para fins estéticos, é interessante conhecer o que é Ultraformer MPT e seus benefícios.