O principal desafio de quem viaja com frequência a trabalho ou apenas não abre mão de fazer exercícios físicos diariamente é manter o treino durante a viagem.
Dependendo do local de destino, não existe uma academia com boa estrutura ou o espaço é limitado, fatores que exigem mais empenho para encontrar uma boa solução.
Porém, aprender como conciliar viagem e treino não é uma missão impossível e dá para treinar usando o que existe disponível a favor da rotina saudável que você gosta de manter.
Neste artigo, listamos dicas de treino para viajantes a fim de te inspirar a se mexer durante as férias ou viagens de trabalho, sem fazer muito esforço.
Continue a leitura e inspire-se com novas ideias de treino!
Como treinar durante a viagem?
O segredo do treino durante a viagem é saber quais são as possibilidades do local. Existe academia no hotel, espaço ao ar livre ou no quarto para praticar atividades físicas?
Na academia, dá para alternar exercícios de força com pesos e nos aparelhos. No quarto do hotel ou em uma área livre para atividades, um treino com os movimentos tradicionais que usam o peso do próprio corpo trata-se de uma opção igualmente eficaz.
Por isso, focamos as dicas nos exercícios livres para fazer durante a viagem no formato de circuito. Você pode definir o tempo de treino e repetir a série quantas vezes conseguir nesse intervalo ou determinar o número máximo de séries para executar. Confira!
Sugestão de treino de 20 minutos
A série abaixo tem seis exercícios e a proposta é executá-los com o peso do próprio corpo. Coloque o alarme para tocar e repita quantas vezes conseguir os seguintes exercícios:
1. Polichinelo: 25 repetições
Fique de pé e corrija a postura: ombros para trás, peito para frente e pescoço reto. Olhe para frente e comece a pular, abrindo as pernas e levantando os braços ao mesmo tempo. Concentre-se no movimento.
Fonte: Tenor
2. Agachamento livre: 15 repetições
Abra as pernas um pouco além da largura do quadril, com a ponta dos pés apontando ligeiramente para fora. Fixe o olhar em um ponto à frente e agache. Evite olhar para o chão ou para o teto durante a execução do movimento.
Fonte: Tenor
3. Flexão de braço: 10 repetições
Comece na posição de prancha com os braços esticados e as mãos alinhadas na largura dos ombros. Flexione os braços indo ao encontro do chão, subindo e descendo. No movimento de descida, mantenha os cotovelos para trás e nunca para os lados.
4. Passada frontal: 10 repetições (cada perna)
Com as mãos na cabeça ou cintura, dê um passo para frente formando um ângulo de 90º com o joelho. Dobre o joelho da outra perna na direção do chão, mantendo o tronco alinhado e a postura firme. Volte à posição inicial e repita a sequência com uma perna e, depois, a outra.
Fonte: Boa forma
5. Elevação do quadril: 10 repetições
De barriga para cima e com os braços e as mãos apoiados no chão, dobre os joelhos apontando para o teto e inspire elevando o quadril. Expire o ar na descida, mantendo o pescoço relaxado e os ombros em contato com o solo.
Fonte: Boa forma
6. Burpees: 10 repetições
Pegue impulso para o movimento dando um pulo curto para cima, jogue o quadril para trás, dobre os joelhos e abaixe o corpo até colocar as duas mãos no chão. Flexione os braços, encostando o tronco no chão e, com o impulso, volte a ficar de pé.
Fonte: Men’s Health
Como treinar durante as férias?
Provavelmente, você escolheu a dedo o destino das suas férias, certo? Então, aproveite a oportunidade para mudar o tipo de treino durante a viagem. Se sua rotina é na academia, que tal fazer um treino ao ar livre?
Dessa forma, você se dá um novo estímulo, alivia a ansiedade e aproveita melhor o local onde está. Outra dica é fazer modalidades simples, como caminhada ou corrida.
Para manter a rotina saudável na viagem, informe-se sobre quais são as atividades disponibilizadas pelo hotel ou na cidade, como aulas de yoga, trilhas em grupo, aulas de dança e hidroginástica, entre outras opções.
Ser proativo é o segredo para que a meta de manter o treino durante a viagem dê certo. Planeje com antecedência o que vai fazer e pesquise os benefícios que a hospedagem oferece.
Dicas de treino para viajantes
Agora que você já tem um treino completo e ideias de como aproveitar o destino de férias, listamos mais dicas para manter o compromisso com seu lado fitness. Confira:
Coloque roupas para treinar na mala
Uma estratégia básica para não desanimar do treino durante a viagem é colocar as roupas adequadas na mala. Selecione suas peças preferidas e não se esqueça das meias e do tênis para garantir o conforto na hora dos exercícios.
Programe os treinos
Defina em qual horário do dia e por quanto tempo você vai treinar. Essa organização é útil especialmente nas viagens a trabalho, em que o tempo é mais apertado. Nas viagens de férias, os horários são mais flexíveis, porém, programar o treino ajuda a não desanimar.
Mantenha-se hidratado
Tenha sempre uma garrafa de água com você enquanto estiver viajando. Assim, seu corpo se manterá hidratado e bem disposto para treinar. Sucos e isotônicos também são opções, mas a água é indispensável.
Faça refeições leves
Para evitar indigestão, barriga inchada e pesada após as refeições, coma porções pequenas e priorize os alimentos saudáveis. Em vez de comer todos os pratos que mais gosta de uma vez, divida ao longo dos dias o que você vai comer para realmente saborear cada comida.
Leia também: Mindful eating: O que é essa prática? Quais os benefícios?
Sua saúde sempre merece atenção
Agora que você já sabe como manter o treino durante a viagem, basta se organizar para manter uma rotina saudável e 100% produtiva, tanto nos compromissos de trabalho, quanto para relaxar durante as férias. Aproveite!
Este artigo foi escrito por Memed, um ecossistema da saúde que conecta pacientes e médicos para aumentar a adesão ao tratamento, além de possibilitar a economia na compra de medicamentos e itens para cuidados pessoais.
Conheça a Memed+, nossa plataforma de compras de medicamentos, e receba seus produtos em casa pelo melhor preço e com a segurança das maiores redes de farmácia do Brasil.