Alimentos ricos em fibras: veja 10 opções

Como diz o ditado, “somos aquilo que comemos”. Nesse sentido uma boa dica é comer alimentos ricos em fibras. Se você quer se manter saudável, é essencial ter uma rotina de cuidados. Por conta disso, além de fazer exercícios físicos com certa frequência, é interessante que você regule a sua alimentação.

E manter uma dieta com comida saudável e barata, pois o lado financeiro ao gastar com a alimentação é importante também. O nosso corpo é um reflexo daquilo que nós somos. Então, por mais que você faça exercícios físicos todos os dias, de nada irá adiantar se você não tiver uma dieta balanceada. Se alimentar direito é tão importante quanto fazer exercícios. 

Mas, além de se preocupar em consumir minerais e vitaminas, é essencial incluir na sua dieta alimentos ricos em fibras. Mas por quê? Qual é a importância das fibras para o nosso corpo? Qual é a sua função para ser essencial na dieta?

Esse é um ponto que poucas pessoas sabem, mas que é essencial manter certa atenção. Por isso, se você quer aprender mais sobre esse assunto, é só continuar nesse artigo. Então, sem mais delongas, vamos ao que realmente importa!

Porque a fibra é importante para o nosso corpo?

Antes de falarmos sobre quais alimentos são ricos em fibras, primeiro você deve saber: por que a fibra é importante para o nosso corpo? Em suma, elas nada mais são que compostos de origem vegetal, as quais não são digeridas pelo organismo.

Ademais, é possível encontrar em uma variedade de alimentos, como vegetais, grãos, cereais e frutas, por exemplo. Consumir a porção diária adequada garante a saúde do nosso intestino e ainda é capaz de combater ou prevenir doenças.

No entanto, você deve saber que há dois tipos de fibras: solúveis e insolúveis. Porém, a grande parte dos alimentos é rica nos dois, mas cada um detém diferentes benefícios. Fora isso, recomenda-se entre 25 e 38 gramas diárias de fibra para um ser humano adulto.

Certo, mas qual é a importância de consumir alimentos ricos em fibras? No geral, a ingestão dos alimentos ricos em fibras é importante porque:

  • Combate a prisão de ventre;
  • Aumenta a sensação de saciedade;
  • Ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue;
  • Diminui os níveis de colesterol e triglicerídeos;
  • Elimina as toxinas que ficam no intestino;
  • Mantém a saúde da flora intestinal e do sistema gastrointestinal.

Quais são os alimentos ricos em fibras?

Agora que você já entendeu um pouco melhor o que é fibra e qual a sua importância para o nosso corpo, com certeza vai querer aumentar o consumo diário. Mas como? Quais são os alimentos ricos em fibras? Quais alimentos ricos em fibras devem consumir? 

Confira abaixo a nossa lista de alimentos ricos em fibras!

Alimentos integrais

Quem começa a fazer dieta para emagrecer, com certeza já deve ter ouvido falar dos alimentos integrais. E isso acontece porque, por serem ricos em fibra, eles aumentam a nossa sensação de saciedade.

Sendo assim, a pessoa faz uma alimentação com comidas integrais e se sente satisfeita quase que o dia inteiro. Por isso, uma ótima opção é passar a consumir alimentos integrais, como massa integral, pães, arroz etc.

Folhas verdes

Você sabia que as folhas verdes também são alimentos com bastante fibra? O melhor de tudo é que as opções são bem variáveis e, portanto, você tem um repertório bem grande. Inclusive, pode adaptar ao seu paladar com algumas receitas.

Dentre as folhas verdes que mais são ricas em fibras, podemos citar: couve, rúcula, espinafre, brócolis, acelga, agrião e alface. Ou seja, é um ótimo repertório para você montar a sua refeição.

Leguminosas

Grão-de-bico, feijão, ervilha e lentilha são as principais leguminosas ricas em fibras. Por isso, que tal experimentar uma receita nova no seu cardápio, e fazer uma salada de grão-de-bico com acelga, por exemplo? Além de gostoso, com certeza será bem nutritiva.

Oleaginosas

Essa é uma outra opção de quem quer perder peso, haja vista que aumenta a saciedade. No entanto, as oleaginosas como pistache, amêndoas, nozes e castanhas, por exemplo, também são alimentos ricos em fibra!

O melhor disso é que você pode comer algumas nozes durante à tarde, quando sentir muita fome. Além de diminuir a vontade de comer aquele doce, você vai fazer bem para o seu corpo.

Frutas são alimentos ricos em fibras

Goiaba, maçã, pêra, abacate, figo, caqui e pêssego são apenas alguns exemplos de frutas que são ótimas para quem quer aumentar o consumo diário de fibra. O melhor de tudo é que todas elas são bem gostosas, e fazem um ótimo bem para a nossa saúde.

No entanto, não podemos nos esquecer do damasco seco, que também é rico nesse nutriente. Ah, lembrando: todos devem ser consumidos com casca.

Cereais

Ao falar de alimentos ricos em fibras, todo mundo pensa logo em cereais. De fato, eles são uma ótima opção. Por isso, passe a consumir mais gérmen de trigo e milho, cevada, granola e aveia. Além de serem ótimas opções, fazem bem para todo o nosso organismo.

Legumes

Os legumes são bem versáteis e deveriam estar no prato dos brasileiros todos os dias, haja vista que são fundamentais para regular a nossa saúde. Então, não deixe de consumir beterraba, cenoura, pimentão e abóbora, por exemplo.

Biscoitos são alimentos ricos em fibras

Não são todos, mas há biscoitos que são sim uma ótima opção para quem quer consumir fibra. No entanto, eles devem ter como base milho, farinha integral ou centeio. Esses sim são uma boa alternativa para o lanche da tarde.

Sucos

Não é propriamente um alimento, mas não poderíamos deixar de falar deles. Afinal de contas, o suco é uma alternativa para quando você quer consumir algo diferente. Por isso, faça misturas como um suco de laranja batido com mamão e ameixa.

Pipoca são alimentos ricos em fibras

Quer assistir aquele filme, mas não quer ficar de barriga vazia? Então, comer pipoca também é um alimento que aumenta o nível de fibra do seu corpo. No entanto, ela deve ser sem açúcar. Mas, se quiser, pode acompanhar a dica de suco acima!

Conclusão sobre alimentos ricos em fibras

Como você notou, são várias as opções de alimentos ricos em fibras para emagrecer, os quais todos eles você pode adaptar na sua dieta. Além do mais, são alimentos que com certeza você não terá dificuldades para encontrar na sua cidade.

Então, ao aumentar o consumo desses alimentos ricos em fibras, com certeza você irá notar os impactos positivos no seu dia a dia e na sua saúde, principalmente se for acompanhado de uma alimentação saudável.

Agora você já sabe quais são os alimentos ricos em fibras, conhece alimentos ricos em fibras para o intestino, sabe o que é fibra porque é importante ingerir alimentos ricos em fibras, mas talvez seus amigos ainda não, então, compartilhe esse texto.

Alimentos ricos em fibras