Dieta de cutting, tudo o que você precisa saber

Veja nesse texto de forma rápida é simples, o que é, como funciona a dieta de cutting. E para que serve essa dieta tão falada pelas pessoas do mundo fitness.

Sem dúvidas, a dieta de cutting que você faz, é que vai influenciar na sua definição.

Se você não faz a dieta adequada, não importa o que você toma, ou que treino você faça. Você não vai conseguir atingir uma boa definição muscular.

Se o cara ta seco, se o cara ta rasgado, se ta vascularizado, e está com a pele colada no músculo, antes de qualquer treino que ele tenha feito, ou o que ele tenha tomado, a dieta é o principal motivo dele está assim.

Antes de falar sobre o que é a dieta de cutting, primeiro você tem que entender o que você quer conseguir com ela.

Para ficar com os músculos aparentes, você tem que perder gordura. Pois essa gordura fica cobrindo seus músculos.

E a dieta de cutting, serve justamente para isso, fazendo essa dieta, você perde gordura mas preserva a sua massa muscular.

Como perder gordura?

Mas para perder gordura, é necessário apenas comer menos, fazer mais repetições na academia e fazer mais esteira, certo ?

Errado, e é ai que muita gente erra, pois a grande maioria das pessoas pensam que para emagrecer, é necessário mudar sua rotina de treino.

E ai é que está um dos maiores erros que existem. Quando agente faz a dieta de cutting, a gente quer na verdade, é preservar o máximo de massa muscular possível, e perder o máximo de gordura possível e retenção de líquidos também.

Mudar seu treino por um treino que tenha menos peso, e um número muito grande de repetições, só vai te atrapalhar a ficar definido.

Porque na verdade é a gordura e a retenção de líquidos que tem que ir embora, e a sua massa muscular tem que ficar.

Como perder gordura e manter massa muscular na dieta de cutting?

A dieta de cutting, é um tipo de dieta mais difícil que existe, porque nessa dieta, você tem que cortar o máximo de carboidratos que você conseguir.

Se você for mesmo levar essa dieta a sério, talvez você chegue a consumir menos de 30 gramas de carboidratos por dia.

E quando nosso organismo fica aproximadamente 3 dias sem ingerir carboidratos, Ele fica esses 3 dias em déficit de carboidratos. E o nosso corpo entra em estado cetônico.

O que seria esse estado cetônico?

Estado cetônico é quando o seu corpo começa a usar a sua gordura como fonte de energia. E toda a gordura que estiver no seu corpo vai começar a ser consumida na forma de energia.

Porém, nesse processo, não é apenas a gordura que é consumida. Pois quanto mais tempo você está em déficit de carboidratos, mais chances você tem de sua massa muscular ser consumida também.

E esse processo é chamado de catabolismo muscular, e você deve tomar muito cuidado para que isso não aconteça.

O que é o catabolismo muscular?

O catabolismo muscular é quando o seu corpo começa a utilizar sua massa muscular como fonte de energia também.

Para não catabolizar fazendo uma dieta de cutting, você deve consumir uma quantidade maior de proteínas.

Pois, quando você ingere bastante proteínas, você continua usando a gordura como fonte de energia. E ainda preserva a massa muscular que você já tem.

Outro ponto muito importante que você deve fazer em uma dieta de cutting , é comer de 3 em 3 horas.

Muitas pessoas acham que comer de 3 em 3 horas vai atrapalhar na sua dieta. E isso é totalmente o contrário.

Pois quando você come de 3 em 3 horas, você tem a sensação de saciedade, e quando você vai comer, você não vai exagerar, e também, vai passar menos fome.

Porque assim, você sempre vai está, mantendo a sua saciedade.

Para você emagrecer, você não tem que ficar fazendo dietas malucas, e nem nada fora do comum. Você na verdade precisa, seguir conceitos bem simples.

E um deles é parar de comer mais do que você consome. Você vai ter que começar a ter que ingerir menos calorias, do que você consome diariamente.

O primeiro passo para emagrecer, você já sabe, que é reduzir e comer poucos carboidratos.

O segundo é você comer menos calorias do que você consome. Mas como você vai saber quantas calorias você está consumindo em cada refeição ?

Para saber quantas calorias com base nas quantidades e no tipo de alimento acesse: Tabela de alimentos.

Suplementos para emagrecer na dieta de cutting

Em relação a tomar suplementos para emagrecer, não exagere nos termogênicos.

Pois os termogênicos não são tudo, eles não são o segredo para emagrecer. Principalmente nessa fase que seu corpo está em déficit calórico.

Se você tomar suplementos como bcaa e glutamina, você vai aumentar a sua síntese proteica. E dessa forma, vai ser muito mais fácil você proteger a sua massa muscular.

Cada organismo é diferente e cada organismo vai reagir de uma forma diferente. Independente da dieta que você faça, ninguém vai reagir da mesma forma.

Porque nós somos divididos em 3 biótipos físicos

Mesomorfos, que são pessoas que geralmente têm facilidade para desenvolver massa muscular.

Endomorfos, pessoas que têm muita facilidade para ganhar peso e dificuldade para perder.

E ectomorfos que são pessoas que têm dificuldades para ganhar massa muscular e gordura.

Sabendo disso, para você ter o máximo de resultados, possível, você tem que saber como o seu organismo reage a cada tipo de dieta.

Veja também: 6 Estratégias Infalíveis para Fazer Dieta e Perder Peso Rápido

E adaptar alguma coisa ou outra a ele mesmo e adequar ao seu estilo. Porque na musculação, não existe um padrão a ser seguido.

MAIOR ERRO COMETIDO NA DIETA DE CUTTING

O maior erro cometido na dieta de cutting, é quando a pessoa corta as calorias de forma drástica e corta demais.

A pessoa faz um corte agressivo. O que acontece quando você faz isso é que seu corpo e seu metabolismo vai deixar de acelerar também de forma brusca.

E você vai ficar com o metabolismo muito mais lento. Logo, você vai queimar menos calorias. E isso, é o que você não quer quando está em dieta de cutting.

Você está em uma fase, onde a prioridade é a queima de gordura. E o que você mais quer, é que seu corpo fique funcionando de forma extremamente rápida para queimar mais calorias.

Por que você tem que fazer com que seu metabolismo e seu organismo se transforme, em uma máquina de gastar calorias.

Isso vai acontecer o inverso, se você cortar demais e reduzir a sua dieta de forma muito brusca.

Agora eu vou dar um exemplo, para que você entenda de uma forma melhor

Imagine o seguinte, você tem aí o João, que é dono de uma casa e ele tá morando só, e ele começa a perceber que as despesas estão muito elevadas e chega a crise.

Então, ele resolve chamar dois amigos para dividir a casa com ele, e divide as despesas. Então você chama eles e divide tudo em três.

Aí o que acontece de repente, é que o Pedrinho para de trabalhar e não consegue pagar as contas de casa, mas mesmo assim ele continua morando lá, e continua gastando.

O que vai acontecer é que vai chegar uma hora que o João que é dono da casa, vai expulsar ele que não está pagando.

Imagine agora que o João é seu corpo, o Joãozinho é a massa muscular e o outro é a gordura.

O que o seu corpo vai mandar embora é a massa muscular

Quando você faz um corte muito drástico na dieta, o seu corpo percebe isso e ele vai entrar em estado de alerta e de sobrevivência. Por que a prioridade do seu corpo é sobreviver.

Aí ele vai falar “esse camarada não está mandando nada para dentro, o que eu preciso fazer ? eu preciso reduzir meus gastos calóricos”

Desse modo, ele vai desacelerar o metabolismo. E também, vai mandar o que está gastando muito para fora, no caso seria a massa muscular.

Para você manter a massa muscular, você gasta muitas calorias apenas para manter seus músculos e não é nem para ganhar.

A gordura é a reserva de energia, aí o que vai acontecer é que ele vai mandar a reserva ou vai mandar o que está gastando mais embora se ele está entendendo que está em época de restrição? Ele vai mandar seus músculos embora.

Isso acontece muito na dieta de cutting. As pessoas estão emagrecendo apenas na balança, porém é muito mais de massa muscular do que outra coisa.

E você vê a pessoa realmente baixando peso, porém a estética dessa pessoa não fica legal. Ainda, fica gordura e pouca massa muscular.

Então como é que você deve proceder na dieta de cutting?

É claro que você precisa estar com balanço calórico negativo, para que você possa estar em queima de gordura então é claro que você vai ter que fazer corte na sua dieta porém faça cortes suaves.

Ou seja, você deve cortar um pouquinho de cada vez. Ou seja você deve cortar as suas calorias de forma gradativa.

Pois em qualquer dieta, a gente vai manipulando ao longo do tempo. Então você pode fazer o seguinte, você pode fazer um corte suave e observar a resposta do seu corpo.

Não tem plano de dieta que funciona no mundo, se você não leva em consideração a resposta do seu corpo. Todo plano de dieta, tem que ser ajustado.

Você vai fazer o seguinte, você vai fazer um corte e observar de duas a três semanas ou menos, isso dependendo da resposta do seu corpo você faz um ajuste se você está estagnado você vai cortar de novo, e de novo um corte suave.

Se ainda não tiver legal eu faço mais um corte, assim você vai administrando.

Caso você já tenha cortado demais as calorias e você não quer entrar em estado de restrição onde seu corpo entra em alerta, em vez de você diminuir as calorias da dieta você aumenta o seu gasto calórico, aumentando a frequência ou a carga de atividade física.

Então, aumentando a frequência de treino na semana é uma forma de você alterar o balanço calórico.

Lembre-se que o sucesso de qualquer dieta é a consistência e sabedoria. para você controlar sua dieta basta você usar um simples poderoso objeto, que é uma balança.

Considerações finais sobre a dieta de cutting

Resumindo, não existe segredo para emagrecer, e todas as dicas e estratégias é basicamente para que seu corpo esteja em déficit calórico e passe a usar a gordura como fonte de energia.

Bom, eu espero que você tenha entendido, como funciona a dieta de cutting , e para que ela serve.

Lembrando, que antes de fazer qualquer dieta, é muito importante você ir a um nutricionista.

Pois, ele vai calcular a quantidade de cada alimento que você deve consumir diariamente, com base nos seus objetivos .

Pois, cada pessoa tem um organismo diferente, e cada dieta é específica de cada pessoa, cada um tem a sua e todas são personalizadas de acordo com o estilo de vida e o funcionamento de cada organismo.

As informações contidas nesse artigo, são apenas de caráter informativo, e não substituem uma visita a um nutricionista.

Se você gostou desse texto, e agora você sabe o que é a dieta de cutting, compartilha esse texto para aquela pessoa que também gosta de se exercitar e tem os mesmos objetivos que você.

Veja também o artigo, receitas para secar em 30 dias, pois ele vai te ajudar a ter foco e persistência na dieta.

E principalmente vai te ajudar a controlar a sua compulsão alimentar, e vai te dar dicas para você começar a comer alimentos que você não gosta.

Dieta de cutting