Anamnese nutricional: o que é como funciona as consultas com um nutricionista

Você sabe o que é uma anamnese nutricional? Uma dieta saudável e equilibrada é parte integrante da manutenção de uma boa saúde. Muitas vezes previne certas patologias, embora a manutenção de um peso ideal seja um fator intimamente ligado à expectativa de vida.

Para quem serve as consultas nutricionais?

As consultas dietéticas com nutricionistas estão abertas a qualquer paciente, encaminhado ou não por um médico.

Eles oferecem acompanhamento dietético para adultos e crianças, nas áreas de controle de peso, equilíbrio alimentar e as várias patologias relacionadas à dieta (diabetes, doenças cardiovasculares, pressão alta, insuficiência renal, alergias alimentares, patologias digestivas, desnutrição,…). Essas consultas também estão especificamente abertas a perguntas dos atletas.

Se você é amador ou atleta de alto nível, tem partidas e competições e não sabe o que consumir antes, durante e depois do treino, ou como organizar sua dieta de acordo com sua atividade física? O nutricionista pode te ajudar, descobrindo o que você precisa através da anamnese nutricional.

Como funciona a anamnese nutricional?

Perturbar seus hábitos alimentares não é fácil. É por isso que o método de anamnese nutricional tem o objetivo de corrigir e melhorar gradualmente os hábitos alimentares a longo prazo, mantendo o prazer do paladar.

A anamnese nutricional é um questionário feito pelo nutricionista antes de todas as consultas e busca descobrir hábitos e especificidades de cada paciente.

O principal objetivo da anamnese nutricional é buscar equilíbrio, estabilização de seu peso e problemas de saúde, ou até mesmo melhorar seu desempenho, a longo prazo, através da busca de características pessoais.

O nutricionista realiza o questionamento do comportamento alimentar e dos parâmetros de estilo de vida que influenciam o peso e a saúde (atividade física, horário, gerenciamento do estresse e fadiga, motivação,…).

Cada anamnese será baseada apenas em seus hábitos alimentares e não exigirá o uso de nenhum produto específico, portanto, sem suplementos alimentares, pós ou cápsulas para resolver os problemas que foram identificados através do questionário.

Para atletas (todas as disciplinas combinadas), a anamnese permite o monitoramento nutricional para alcançar corretamente o peso ideal, equilibrar e adaptar a dieta de acordo com o treinamento e preparar idealmente os atletas para competições (dieta pré, por e pós-competição). O monitoramento regular é estabelecido de acordo com os objetivos de cada pessoa.

Como funciona a anamnese nutricional em uma consulta?

Durante sua primeira consulta dietética que dura +/- 1 hora, sua anamnese nutricional completa será realizada, incluindo:

  • Um histórico (questionário) do seu estado geral de saúde (patologia(s), possíveis medicamentos, biologia sanguínea, histórico familiar, …);
  • A tomada de suas medidas antropométricas (peso, altura e circunferência da cintura, cálculo do IMC), bem como atenção especial ao seu histórico de peso (número e tipo de dietas realizadas, histórico alimentar, obesidade infantil, …) serão registrados;
  • Será realizada uma análise do seu ritmo de vida (horário de trabalho, passeios, família, …) e do seu nível de atividade física (intensidade, tipo de atividade ou até mesmo objetivos da competição);
  • Um histórico alimentar completo para analisar sua maneira de se alimentar, seus hábitos, seus pontos fortes e fracos nutricionais, seus riscos de deficiências… tudo será registrado através da anamnese nutricional.

Em seguida, a anamnese reúne os diferentes objetivos a serem alcançados em um futuro próximo ou mais distante e o nutricionista propõe um plano personalizado levando em conta todas as informações coletadas e seus hábitos alimentares.

A importância das consultas nutricionais

O acompanhamento é absolutamente necessário! As consultas serão espaçadas ao longo do tempo, se os resultados forem satisfatórios. Elas também podem ser mais frequentes em momentos mais difíceis de gerenciar, quando você precisa de suporte. O objetivo é lhe dar as chaves para sua autonomia.

Essas consultas de acompanhamento consistirão em:

  • Atualizar suas medidas antropométricas e discutir os resultados obtidos;
  • Verificação do monitoramento do plano alimentar, bem como das instalações – dificuldades encontradas, a(s) mudança(s) de alimentos adquirida(s), desejos especiais, tentações;
  • Compartilhando dicas, truques, receitas, soluções para progredir em direção ao conjunto de metas;
  • Responder às suas várias perguntas;
  • Reabilitação do plano alimentar com um novo conjunto de objetivos;
  • Remotivação.

Prepare-se bem para sua primeira consulta

Você pode preparar uma lista de suas preferências alimentares ou, se desejar, detalhar um dia típico de seus hábitos alimentares (horários, composição de refeições, bebidas, quantidades, etc.).

Pense nas concessões de comida que você está pronto para fazer. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em escrevê-las para não esquecê-las durante a consulta.

anamnese nutricional