Aparelho abdominal, tudo o que você precisa saber

Está pensando em comprar um aparelho abdominal para otimizar sua rotina de exercícios?

Fazer atividade física periodicamente é uma necessidade. Tanto para manter a forma e emagrecer, quanto para melhorar o condicionamento físico e a saúde.

O exercício abdominal é um dos mais praticados, afinal é simples de fazer. E está à disposição de qualquer pessoa. Você também não precisa ir para a academia, já que pode fazer em qualquer lugar da sua casa.

Portanto, ter um aparelho abdominal é uma boa alternativa para tirar o maior proveito dos seus momentos de atividade física em qualquer lugar.

Acompanhe.

O que é um aparelho abdominal?

Aparelho abdominal é nome de um equipamento de academia simples. Mas, que oferece um apoio para a prática de exercícios abdominais.

É feito de aço ou metais leves, com estrutura revestida de algum material macio para que o usuário possa ter conforto ao usar.

Normalmente, o exercício é feito em cima de colchonete, com o praticante se apoiando e manejando o aparelho durante a prática. Porém, também existem os modelos de prancha, que são mais recomendados para usuários experientes.

Vamos falar um pouco mais sobre isso mais a frente nesse artigo.

Sua presença é muito comum não apenas em academia. Já que também se encontra facilmente em praças, naqueles espaços públicos para a prática de atividade física.

Deixar de ser sedentário e conseguir aquele abdômen definido que muitas pessoas sonham é mais fácil com esse equipamento. E como ele é portátil, é possível transportá-lo com você sem grandes dificuldades a qualquer lugar.

Benefícios do exercício abdominal

Para que você possa entender melhor a importância de ter um bom aparelho abdominal, vamos entender melhor os benefícios desse exercício.

A barriga é uma das regiões do corpo que acumula gordura com maior facilidade. Então, qualquer exercício físico para queimar gordura abdominal é bem-vindo.

E, é justamente isso que as abdominais fazem: ajudam a queimar gordura e tonificar os músculos da barriga. Confira todos os benefícios desse exercício para seu o organismo:

  • Ajuda a definir a barriga;
  • Aumenta a força dos membros superiores;
  • Melhora a resistência e agilidade nos treinos de força e membros superiores;
  • Proporcionar maior consciência sobre o próprio corpo;
  • Ajuda a diminuir dores nas costas e na coluna;
  • Auxilia a melhorar a postura em outros exercícios físicos, devido ao abdômen mais definido.

Além de tudo isso, com a prática periódica do exercício abdominal, as chances de você se machucar durante seu treino também diminuem muito. Tudo graças a maior consciência corporal, força, resistência e tonificação que a atividade possibilita.

Com isso, podemos dizer que o exercício abdominal é uma atividade física básica e até mesmo um coringa para o seu programa de treino.

Os aparelhos abdominais são todos iguais?

Esse é um ponto importante: não, os aparelhos não são todos iguais.

Pois, além de poderem variar na qualidade e materiais de fabricação, existem 2 tipos desses aparelhos: o aparelho abdominal balança e o aparelho abdominal de prancha.

Vamos conhecer cada um deles em maiores detalhes a seguir.

Aparelho abdominal tipo balança

Esse é o tipo de aparelho abdominal mais comum, e também é chamado de “crunch”. É aquele aparelho que fica no chão, e requer que o usuário deite e faça suas abdominais em um colchonete.

É a escolha ideal de equipamento para usuários iniciante. Pois, conta com apoio para cabeça, o que auxilia a reduzir os riscos de lesões.

Além disso, o movimento pendular desse aparelho é perfeito para a prática de abdominais. Portanto, também auxilia praticantes novatos a conseguirem executar o exercício.

Outro ponto positivo desse aparelho é a facilidade de transporte. Já que ele é leve e portátil, e você levar com facilidade no seu carro a qualquer lugar.

Aparelho abdominal tipo prancha

Esse é o tipo de aparelho abdominal mais recomendado para usuários experientes. Afinal, requer maior força para realizar os movimentos.

Mas, isso não é tudo. Aqui, é o praticante que mantém a sustentação do corpo, já que o aparelho não ajuda com essa finalidade.

Na prática, isso significa um exercício mais eficaz e potente. Contudo, para usuários iniciantes há um maior risco de lesão.

Esse modelo não é tão portátil quanto o de balança, todavia, existem alguns aparelhos abdominais de prancha são dobráveis.

Por fim, vale lembrar que os aparelhos abdominais do tipo prancha são mais caros que aqueles do tipo balanço. Então, se você quer um desses, prepare-se para investir um pouco mais.

Onde comprar e critérios de compra

Você encontra um aparelho abdominal com facilidade em qualquer loja de produtos esportivos.

É claro que algumas lojas de departamento também vendem esse tipo de produto. Porém, normalmente você só encontra os aparelhos simples nesses locais.

Agora, se o que você quer é uma grande variedade de aparelhos abdominais a sua disposição. E por preços mais competitivos. O lugar certo para comprar é a internet.

É possível encontrar esse equipamento nas principais lojas online, do Mercado Livre até a Mazine Você. Então, faça uma busca e verifique as características de cada modelo para escolher o seu.

Para não errar na hora da sua escolha, aqui vão algumas dicas:

  • Confira o tamanho;
  • Considere seu nível de experiencia;
  • Verifique a posição do exercício que o aparelho proporciona, que pode ser estática ou dinâmica;
  • Fique de olho na qualidade dos materiais.

Lembre-se que é preciso higienizar seu aparelho abdominal com frequência. Portanto, você pode gostar de um equipamento mais fácil de limpar.

Outra boa dica é faze uma pesquisa para comparar o preço do modelo escolhido em diferentes lojas. Isso porque, um aparelho pode custar entre R$ 40 até R$ 600 reais. Ou mais.

Mas, lembre-se que o tipo de aparelho é o principal fator a influenciar no valor.

Dicas finais

Manter forma e a saúde em dia não é tão difícil. Afinal, existem equipamentos como o aparelho abdominal, que as fáceis de adquirir, usar e encontrar.

Além de tudo isso, o aparelho também tem um preço acessível entre os aparelhos de academia. O que significa que um número maior de pessoas pode comprar e malhar todos os dias no conforto de casa.

Espero que tenha gostado do artigo de hoje. Quer mais dicas sobre aparelhos de academia e exercícios físicos? Deixe seu comentário!

aparelho abdominal