Como aumentar a imunidade: 7 dicas práticas para começar agora!

Para quem deseja ter uma boa saúde, é essencial entender como aumentar a imunidade. Afinal, ela se trata de um sistema que defende o organismo contra diversos problemas de saúde.

Aliás, livrar-se de problemas ajuda bastante na hora de melhorar a saúde. Quem nunca se sentiu aliviado ao se livrar das contas, pagando por meio de um boleto parcelado, por exemplo?

Por isso, é muito importante prestar atenção na alimentação, na qualidade de sono e procurar formas de reduzir o estresse, visto que todos esses elementos interferem na saúde.

Diante disso, trazemos neste artigo algumas dicas de como aumentar a imunidade para você colocar em prática imediatamente. Ficou interessado? Confira a seguir!

Afinal, o que é a imunidade do corpo e qual sua função?

Antes de entendermos como melhorar a imunidade, vamos apresentar a sua definição.

De modo geral, a imunidade é a ferramenta de defesa do organismo contra agentes estranhos.

Na verdade, a imunidade é um sistema complexo que envolve o trabalho de diferentes células, tecidos e órgãos. 

Estes, por sua vez, agem em conjunto para identificar substâncias estranhas, eliminando-as ou neutralizando-as no organismo.

A imunidade pode ser inata ou adquirida. O primeiro tipo se refere àquela que temos desde o nascimento, como as barreiras naturais da pele e mucosas, além de alguns agentes internos.

De modo contrário, a imunidade adquirida acontece no período de desenvolvimento da pessoa e se dá através do contato com o organismo invasor.

O corpo do indivíduo gera então uma resposta para combater esse agente. Assim, cria-se uma memória imunológica, responsável pela defesa do corpo em longo prazo.

Como aumentar a imunidade com dicas práticas e simples

Antes de falarmos como aumentar a imunidade, é preciso saber se você está com problemas em relação a esse sistema.

Algumas evidências de imunidade baixa são:

  • Resfriados e gripes constantes;
  • Cansaço em excesso;
  • Recorrência de infecções e inflamações;
  • Diarreias, náuseas e vômitos frequentes;
  • Febre e mal estar rotineiros.

Então, se você estiver sentindo esses sintomas, é muito possível que você tenha problemas com seu sistema imunológico.

Pode-se evitar doenças de maneira simples, com pequenas mudanças e incorporando hábitos saudáveis na rotina, exigindo apenas esforço e boa vontade.

Sendo assim, confira as 7 dicas de como aumentar a imunidade.

Consuma mais vitaminas de origem natural

As vitaminas são substâncias muito importantes para o bom funcionamento do corpo, visto que melhoram a imunidade e o metabolismo, além de estimular o crescimento de várias estruturas.

No entanto, o nosso organismo é incapaz de criar vitaminas por conta própria, sendo necessária a ingestão de alimentos que contenham esses nutrientes.

Portanto, uma dieta rica em vitaminas é essencial para ter uma ótima imunidade. 

Assim, é muito importante privilegiar alimentos de origem vegetal, como frutas, cereais e verduras, por serem excelentes fontes dessas substâncias.

O sol é necessário todos os dias

Ainda falando sobre vitaminas, você sabia que o sol é responsável pela ativação da vitamina D no nosso organismo?

Essa vitamina é responsável pela saúde dos ossos, através da absorção de cálcio, além de auxiliar nas funções cardíacas, musculares e neurológicas.

Por isso, a recomendação médica é de tomar sol todos os dias por cerca de 10 minutos. Pessoas de pele escura devem tomar por mais tempo, devido à quantidade de melanina na pele.

Beba água regularmente

É impossível ter como aumentar a imunidade sem uma hidratação adequada, afinal a água é responsável pelo funcionamento de diversas estruturas básicas do corpo.

Por isso, a recomendação é a ingestão de uma média de 2 litros de água filtrada ou mineral por dia para ter uma boa hidratação e, consequentemente, uma ótima imunidade.

Detalhe muito importante: essa ingestão de água não conta os sucos, chás e outros líquidos. Ela deve ser feita independentemente desses outros elementos.

Tenha períodos regulares de sono

Você certamente já se sentiu mais estressado por não ter dormido direito ou por virar uma noite em claro. 

Isso acontece porque o organismo libera cortisol. Em níveis normais, essa substância ajuda a lidar com momentos de tensão e ansiedade.

No entanto, ao ter um sono desregulado ou agitado, o organismo passa a produzi-la em excesso, gerando problemas na imunidade.

Assim, tente dormir de 8 a 10 horas todo dia. Caso não consiga, descanse o máximo de tempo possível. Também procure saber se há algum transtorno que impede e, em caso positivo, procure ajuda médica.

Como aumentar a imunidade: reduza o consumo de alimentos industrializados

Essa dica de como aumentar a imunidade tem muita relação com a vontade individual, visto que se trata de um processo de substituição de alimentos que se incorpora na rotina.

Alimentos industrializados, como fast food, refrigerantes e pizzas prontas, têm a presença de conservantes e substâncias que prejudicam a saúde e o sistema imunológico.

Por isso, reduzir o consumo desses produtos ajuda a fortalecer a imunidade, visto que uma dieta equilibrada manifesta impactos positivos para a saúde.

Aposte no consumo de chás diversos

Por que normalmente associamos os chás com o tratamento de doenças? 

A resposta é simples. Isso ocorre porque os chás de plantas, frutas e ervas têm diversas propriedades medicinais que melhoram o metabolismo e, consequentemente, a imunidade.

Assim sendo, incorpore os chás na sua rotina. Você verá uma melhora na saúde como um todo, além de reduzir as chances de se automedicar.

Evite o álcool e o cigarro

A última dica para como aumentar a imunidade está relacionada a hábitos relacionados ao consumo de álcool e do cigarro. 

Como se sabe, ambos possuem substâncias nocivas para o corpo, interferindo no sistema imune e causando doenças.

Se possível, tente não beber ou fumar. Em caso contrário, reduza os níveis para que você sinta menos efeitos desses hábitos no organismo. É importante procurar ajuda médica e psicológica caso queira abandonar.

Conclusão

Como sabemos, existem muitas outras dicas de como aumentar a imunidade, como praticar atividade física com frequência e procurar cuidar da saúde mental.

É muito importante pensar nessas dicas como métodos de prevenção. Você não precisa esperar o organismo mandar sinais para cuidar de sua imunidade.

Por fim, destacamos que o acompanhamento médico e psicológico é muito importante para a saúde. Se você estiver em dúvida diante de alguma prática, procure um profissional especializado.

como aumentar a imunidade