A importância do IMC – índice de Massa Corporal nos dias de hoje é muito grande, pois com ele é possível identificar problemas graves, como a desnutrição ou a obesidade em vários públicos, sejam crianças, idosos ou adultos.
O IMC é uma base feita em cálculo, e nele, existe um intervalo para o peso ideal de uma pessoa, para garantir-lhe uma melhor qualidade de vida. É muito importante ter o peso dentro da margem ideal, para evitar doenças como a pressão alta (hipertensão) ou a diabetes. Além disso, o IMC serve para indicar se uma pessoa precisa de alguma mudança de hábito ou alimentação saudável, por exemplo.
Afinal, o que é o IMC?
Este parâmetro, conhecido como IMC, mede a massa corpórea de uma pessoa. E nele há um valor ideal de peso e altura para todo indivíduo. Dependendo, pode-se saber se a pessoa está acima ou abaixo do peso recomendado para ela ter saúde, e não estar na faixa de desnutrição ou obesidade.
Todos os tipos de público podem fazer o uso do IMC, pois todos têm corpos. Seja crianças, adolescentes, idosos ou adultos. Ou seja, pessoas de todas as classes e faixa de idade e gênero.
Como calcular o IMC?
A conta é bem simples. Para calcular o IMC, você deverá pegar o peso em kilo e fazer pela altura ao quadrado em metros. E, resumidamente, dá a seguinte fórmula: IMC = peso / (altura x altura).
O resultado do IMC será em kg/m2.
Por que é importante saber o IMC?
Toda pessoa deveria saber fazer o cálculo de IMC, pois, ele é extremamente importante para ver se o peso da pessoa está de acordo com a altura dela. Diagnosticado isso, pode-se saber possíveis doenças que ela tem ou poderá vir a desenvolver.
O ideal seria utilizar esse índice em todas as pessoas. No entanto, hoje em dia é mais comum apenas em crianças. Sendo assim, pode-se verificar se as crianças estão crescendo de acordo com o que é esperado para uma pessoa crescer e se tornar saudável.
Sabendo com o IMC qual é o peso ideal para aquela altura da criança, adulto ou idoso, pode-se traçar um projeto de nutrição para ela. Principalmente de prevenção de doenças por meio da alimentação correta e saudável para aquele perfil.
O IMC é a melhor forma de avaliar o peso de uma pessoa?
Para sabermos o estado de nutrição daquele indivíduo, é necessário que se faça o cálculo do IMC. Com base nele, pode-se saber o estado atual de uma pessoa. Mas após isso, é feito um estudo para verificar outros fatores que podem estar dando aquele peso.
Esta é uma ferramenta muito boa para se perceber se uma pessoa tem ou não o peso adequado, mas ela só não é o ideal. O ideal é que a partir disso, uma pessoa possa ser direcionada a um nutricionista ou médico para avaliar mais profundamente.
Num estudo mais minucioso, leva-se em conta alguns outros fatores como por exemplo:
- Idade
- Atividades Físicas
- Nível de Hidratação
Além de todo o histórico de saúde passado da pessoa.
O que fazer para melhorar o IMC de uma pessoa?
Primeiro, faz-se o cálculo do IMC, e a partir disso, se vê se ela está acima ou abaixo do peso. Quando a pessoa está abaixo do peso ideal, considerado faixa de magreza, é indicado levá-la a um nutricionista que irá montar um plano alimentar para que ela possa ter ganho de massa corpórea saudável.
Porém, se uma pessoa está com sobrepeso ou obesa, deverá ser direcionado a nutricionista. E após isso, foi montado toda uma dieta alimentar com poucas calorias. Normalmente este tipo de dieta é adicionada em conjunto com uma série de atividades físicas para acelerar o metabolismo e a perda de peso.