Como o exercício físico pode melhorar o sono

Como o exercício físico pode melhorar o sono?

O exercício físico pode melhorar o sono de várias maneiras. Ao gastar mais energia e ficar mais cansado, isso favorece o sono, reduz o estresse, a ansiedade…

Se você tem o hábito de fazer exercícios regularmente, provavelmente já deve ter percebido que se sente melhor não apenas durante o dia, mas também que dorme melhor.

Portanto, o exercício físico pode ter excelentes benefícios sobre seu sono!

Vamos descobrir juntos como o exercício físico pode melhorar o sono?

Como o exercício físico pode melhorar o sono?

Veja os principais benefícios do exercício no seu sono:

Melhora a qualidade do sono

Os exercícios podem contribuir para um sono mais saudável e repousante.

Isso porque, a atividade física aumenta o tempo passado na fase do sono profundo, que é a fase mais reparadora de nossas noites.

O sono profundo ajuda a estimular o sistema imunológico, a fortalecer a saúde cardíaca, prevenir a paralisia do sono e controlar o estresse e ansiedade.

Aumenta a quantidade do sono

Além de melhorar a qualidade do sono, o exercício físico pode ajudar também a aumentar a duração do sono.

A atividade física obriga você a gastar energia, o que te faz sentir mais cansado. O que contribui para o adormecimento mais rápido.

Pesquisas indicam que praticar esportes, em particular regularmente, aumentam também as horas do sono.

Reduz o estresse e alivia a ansiedade

O estresse é uma das causas frequentes de problemas de sono, principalmente dificuldade para dormir, sono agitado e insônias.

Sendo assim, o exercício físico é um excelente remédio contra a ansiedade e outros transtornos de humor.

Cinco minutos de exercícios são o suficiente para liberar reações contra a ansiedade no organismo, que liberam substâncias químicas chamadas de endorfinas.

As endorfinas, por sua vez, interagem com os receptores do cérebro e reduzem a percepção da dor, o que significa que você fica mais suscetível de se sentir mais positivo e otimista.

Durante os exercícios, o corpo também libera outras substâncias que melhoram o humor, como a serotonina, que continua a circular no organismo algumas horas após o treino.

Todos esses benefícios só comprovam porque praticar um exercício regular melhora o sono, porém, se você ainda continuar com insônia, talvez seja aconselhável tentar saber o que pode estar ocorrendo.

Talvez possa ser algum problema físico ou mental. No último caso, saiba que na plataforma Fepo, você encontra vários profissionais especialistas em problemas de sono.

Dessa forma, é possível entender o que está por trás da sua dificuldade para dormir e tratar a fim de promover uma boa noite de sono.

No entanto, existem alguns fatores a se levar em conta…

Dicas para praticar exercício físico para melhorar o sono

Para realmente melhorar o sono, separamos algumas dicas para otimizar esse processo:

A quantidade

As recomendações para um adulto praticar exercícios físicos são em torno de 150 minutos por semana, ou seja, 30 minutos por dia, cinco vezes por semana.

Por outro lado, o excesso de exercícios tem o efeito contrário, isto é, pode causar problemas de sono, como insônia e dificuldade para dormir.

O momento do dia

Qual é a melhor hora do dia para fazer exercício e dormir melhor?

O esforço físico, principalmente o cardio, leva o corpo a liberar endorfinas, as quais podem ativar o cérebro e manter algumas pessoas em estado de alerta.

Por isso, a recomendação é praticar pelo menos 2 horas antes de ir para cama, mas o melhor mesmo é no período da manhã, a fim de dar tempo para o processo de recuperação.

Isso dá às endorfinas o tempo de serem eliminadas e ao cérebro o tempo de relaxar.

Além disso, o exercício físico aumenta a temperatura corporal. A elevação da temperatura corporal assinala o relógio biológico que é a hora de acordar.

Após cerca de 30 a 90 minutos, a temperatura central do corpo começa a baixar, o que facilita a sonolência.

Conclusão

Agora que você já sabe como o exercício físico pode melhorar o sono, se ainda não pratica, já passou da hora!

Lembrando que a relação sono/exercício físico é bidirecional, logo, um sono reparador também impacta em melhores desempenhos durante os treinos!