7 dicas para melhorar e cuidar da saúde gástrica

A digestão é um processo fundamental para a manutenção da saúde, permitindo que os alimentos ingeridos sejam transformados em energia para a execução das tarefas do cotidiano. Quando a saúde gástrica está comprometida, o corpo não recebe a energia necessária e passa a apresentar problemas como refluxo, gastrite e úlceras. 

Alimentação inadequada, sobrepeso e uso descontrolado de medicamentos podem prejudicar seriamente a saúde gástrica, e o cuidado com esses fatores é essencial para evitar problemas como os citados acima. Para algumas pessoas, como as que passaram por cirurgia bariátrica, o cuidado com a alimentação se torna ainda mais importante. Veja algumas dicas que podem ajudar:

7 dicas para melhorar a saúde gástrica

Consuma alimentos ricos em fibras

As fibras são consideradas aliadas da saúde gástrica porque ajudam na regulação da digestão e na prevenção de doenças como obesidade ou diabetes. Este tipo de alimento deve fazer parte de uma dieta balanceada e ser incluído em todas as refeições do dia. As fibras podem ser encontradas principalmente em:

  • Cereais;
  • Frutas;
  • Folhas verdes. 

Reduza a ingestão de frituras, industrializados e refrigerantes

Alimentos gordurosos dificultam a digestão e podem contribuir para sintomas de gastrite, assim como a acidez dos refrigerantes. O excesso de sódio e açúcar, frequentemente encontrado em industrializados, favorece doenças gástricas e prejudica a saúde geral do corpo. 

Tenha atenção à hidratação

A ingestão de água é fundamental para o funcionamento adequado de todo o corpo, o que inclui o sistema gástrico. A água ajuda a controlar a temperatura do organismo, permite o transporte das moléculas entre as células e ajuda na regulação da acidez estomacal. 

Cuide da saúde emocional

Estresse e ansiedade são fatores que prejudicam seriamente a saúde gástrica, favorecendo alterações como gastrite e úlcera. Além disso, quadros mais severos de depressão e doenças mentais podem levar ao desenvolvimento de distúrbios alimentares, como anorexia nervosa e bulimia. 

Adote um estilo de vida saudável

A adoção de hábitos de vida saudáveis e equilibrados é essencial para a manutenção da saúde geral do corpo, permitindo o funcionamento adequado do intestino e todo o sistema digestivo e gástrico. Nesse sentido, é importante que todas as pessoas incluam em seu cotidiano: 

  • Prática regular de exercícios físicos; 
  • Alimentação adequada;
  • Consumo moderado de bebidas alcoólicas;
  • Eliminação do tabagismo;
  • Bons hábitos de sono. 

Visite um médico regularmente

Além de hábitos saudáveis, manter as consultas médicas em dia é essencial para ter certeza de que a saúde gástrica e geral está em dia. A partir de check-ups regulares, é possível identificar alterações que indiquem a presença de doenças, iniciando um tratamento precocemente. Também é importante visitar um especialista sempre que algum sintoma gástrico for identificado, começando um acompanhamento antes que a doença piore. 

Mastigue bem os alimentos

Muitas pessoas acreditam que o processo digestivo começa apenas quando o alimento chega ao intestino, mas a verdade é que ele se inicia na boca. Com a saúde gástrica isso não é diferente, sendo essencial mastigar adequadamente a comida para favorecer o processo de digestão. 

dicas para melhorar e cuidar da saúde gástrica