Entenda como potencializar seus treinos com o uso de Mini Bands

E aí? Está cansado de realizar sempre os mesmos exercícios em casa e não ver os resultados aparecerem? Bom, saiba que uma atividade inovadora tem ganhado cada vez mais fãs e adeptos no mundo inteiro. Estamos falando dos exercícios com mini bands.

Não há dúvidas de que as mini bands são acessórios capazes de aumentar a intensidade do treino e quando bem executados podem trazer benefícios gigantescos para os nossos músculos e articulações.

Inúmeras pesquisas e estudos já demonstraram que tais exercícios trazem benefícios como:

  • uma melhora no equilíbrio, 
  • flexibilidade e coordenação motora, 
  • promovem um alto gasto calórico, 
  • oferecem um risco de lesão menor. 

Excelente equipamento para quem busca treinar em casa

Quando o assunto é treinar em casa, em geral associamos com exercícios complexos, dificuldade com relação a espaço, aparelhos, etc. A grande verdade é que nem sempre é preciso ser assim. Pelo contrário, a sua casa pode sim ser um lugar perfeito para o seu treino. 

Ao optar por treinar em casa você poderá, por exemplo, ajustar todos os seus horários e não precisará se preocupar com os dias mais corridos no trabalho, os compromissos de última hora e as atividades dos feriados e fins de semana. Você é quem manda!

Além disso, o simples fato de não ter que trocar de roupa e se arrumar para sair de casa já é uma grande vantagem, principalmente nos dias frios, chuvosos e preguiçosos, quando a gente só quer ficar mais um pouquinho na cama.

Você vai poder escolher peças totalmente confortáveis para malhar e se preocupar apenas em fazer os exercícios corretamente — e não com o que estão pensando sobre o seu corpo ou jeito de se vestir.

E o melhor, nem é preciso gastar sua preciosa grana com aparelhos caros e complicados. Pelo contrário, um colchonete já é o suficiente para alcançar ótimos resultados e manter o corpo e a saúde sempre em dia.

E caso queira intensificar ainda mais seus exercícios, você poderá com o auxílio de equipamentos feitos exclusivamente para tornar os treinos em casa ou academias muito mais eficientes, como é o caso das Mini Bands. 

As faixas elásticas como também são conhecidas têm realmente revolucionado a forma como treinamos e prometem potencializar os nossos treinos.

Mini bands: Acessório ideal para potencializar os treinos em casa

Criado inicialmente para a recuperação muscular, articular e dos tendões, as mini bands são faixas elásticas circulares, curtas e finas utilizadas para realização de diversas atividades físicas.

Febre entre os praticantes de atividades físicas, a intenção dessas faixas é a de dificultar o exercício realizado apenas com o corpo e oferecer resistência ao movimento, por estes motivos, dentre outros, o elástico para malhar é frequentemente utilizado em programas de exercícios físicos para fazer em casa.

Com o auxílio da mini band você poderá treinar em casa e explorar uma vasta gama de possibilidades de movimentos, podendo focar o trabalho, tanto na fase excêntrica, quanto concêntrica.

O acessório apresenta uma espessura específica e é feito de látex altamente resistente e, justamente, devido ao seu material que é possível realizar diversos movimentos com mais potência e segurança. 

E o melhor, ele pode ser usado por praticantes de qualquer nível, sem limite de idade tanto na fase de aquecimento e mobilidade, como na parte técnica de força/estabilização do treino.

Porém, apesar de os exercícios com mini band possuírem benefícios constatados e serem de fácil realização, a prática de atividade física sempre deve ser realizada seguindo alguns cuidados.

Como usar mini band? Entenda! 

É fundamental conhecer as propriedades mecânicas do material, o que implicaria a necessidade de definir a proporcionalidade entre as diferentes cores para a execução de um tratamento clínico adequado.

Depois de identificado o material que será usado, é possível utilizá-lo tanto no preparo para a atividade (aquecimento), como para realizar a atividade em si com o mini band. 

Porém, lembre-se de não usar mini band como um substituto para qualquer exercício, tratamento ou reabilitação sem ter prescrito por um médico.

Pelo contrário, se possível, sempre consulte seu médico antes de iniciar qualquer novo programa de exercícios.

Além disso, se sentir desconforto ou dor incomum durante o uso de seu mini band, pare a atividade imediatamente.

Conclusão

E aí? O que achou do artigo? Gostou das dicas e informações?

Como foi possível perceber durante a leitura do artigo, as mini bands podem ser usadas em uma grande variedade de exercícios. E o melhor, diferente de muitos outros tipos de treinos, os exercícios com mini band podem ser realizados em qualquer lugar. 

Além disso, o treino com as mini bands também não tem idade, condicionamento ou local para treino, basta escolher seu nível de resistência e começar a praticar com elas.

E atualmente você encontra muitos vídeos e conteúdos sobre atividades físicas feitas com mini bands, realizadas por profissionais qualificados para isso. Então, vamos começar?

Bandagem elástica