Hand grip, tudo o que você precisa saber

Você sabe qual é a função do Hand grip e como ele pode contribuir para trabalhar músculos importantes do seu corpo?

Quando pensamos em fazer um treino físico, ou até mesmo no desempenho de funções cotidianas, raramente lembramos de cuidar de nossas mãos. Porém, elas são indispensáveis para tudo que fazemos durante o dia.

Até mesmo quando você malha precisa ter mãos fortes. Seja para segurar firme em um equipamento ou apoiar para fazer uma flexão.

E o hand grip é um equipamento perfeito para quem ter mãos saudáveis, com músculos fortes e maior segurança sempre que precisar deles.

O que é, e para que serve o Hand grip?

Um Hand grip é um aparelho simples, mas potente, que serve para trabalhar os músculos de dedos, mãos, dos punhos e dos antebraços.

Essa é justamente a sua principal vantagem. Pois, músculos mais conhecidos, como bíceps e tríceps, e grupos de músculos grandes, como o abdômen, normalmente são exercitados com frequência.

Já os músculos das mãos, dedos e parte inferior do braço nem tanto.

O Hand Grip é normalmente é feito com molas, e tem um formato de alicate, com dois bastões macios ao toque. Que se encaixam perfeitamente na pegada de uma mão.

Para usar basta fazer séries apertando o aparelho. Portanto, é realmente muito simples de usar. Qualquer pessoa consegue utilizar esse equipamento sem dificuldade.

Quais os benefícios de usar o Hand grip?

Antes de tudo, usar o hand grip fortalece a pegada. Com isso, diversas outras atividades do dia a dia se tornam mais fáceis. E até mais seguras.

Afinal, você pode literalmente confiar mais em suas mãos quando passa a exercitá-las. Já que sua pegada se torna mais firme.

Isso ocorre porque a repetição do movimento de pegar e soltar fortalece todos os músculos da região. Mas, não para por aí. Confira outros benefícios de usar um hand grip:

  • Permite trabalhar cada dedo individualmente;
  • Trabalha também a mão como um todo, caso o usuário prefira;
  • Fortalece todos os músculos dos dedos, mãos, punhos e antebraços;
  • Melhora os movimentos das mãos;
  • Aumenta a destreza e coordenação motora das mãos;
  • Ajuda a restaurar os movimentos normais das mãos;
  • Melhora a flexão de dedos e punhos;
  • Simples de usar;
  • Fácil de transportar, cabe na bolsa ou mochila, até mesmo em alguns bolsos;
  • É fácil de guardar também.

Por causa de todos os seus benefícios, o uso de Hand grip costuma ser indicado para fisioterapia em diferentes situações. Muitas delas envolvem, inclusive, a recuperação dos movimentos de dedos e mãos.

Porém, o aparelho também é indicado para atletas, sejam profissionais ou amadoras. E para quaisquer pessoas que fortalecer as mãos e sua pegada.

Saiba como escolher o seu

Existem diferentes modelos de Hand grip no mercado. Portanto, é importante conhecer melhor os detalhes de cada um antes de escolher o seu.

Para facilitar, reuni aqui as principais especificações dos principais modelos. Assim, você não vai errar na hora da sua escolha.

Confira a seguir.

Aparelho com mola

O hand grip mais comum é feito com molas aparentes em formato de alicate. Portanto, são fáceis de identificar.

Esse modelo é o mais recomendado para fortalecimento das mãos, e para o uso em fisioterapias.

É bem simples de usar: basta segurar e apertar o aparelho em movimentos repetidos. Há também versões desse modelo com molas de encaixe individual para cada dedo. Um modelo mais recomendado para casos específicos de fisioterapia.

Contudo, justamente por ser mais simples, esse modelo tem pouca versatilidade na hora do uso.

Hand grip para aliviar o stress

Existe um hand drip em formato de anel, que pode ser de silicone ou borracha. Sua função é principalmente o alivio do stress.

Basta segurar o aparelho na mão e apertar seguidamente até que seus níveis de stress e ansiedade diminuam.

O movimento é muito gostoso de executar e requer pouco esforço. É um modelo perfeito para iniciantes, e qualquer outra pessoa que queira relaxar.

Modelo ajustável

Esse hand grip é indicado para pessoas que praticam atividade física. E querem um treino mais intenso.

Isso porque, ele tem um nível maior de carga, e permite que o usuário faça um ajuste gradual de intensidade. Pois, o equipamento vem com um botão que ajusta a carga de força que é aplicada na mola.

O hand grip ajustável é perfeito para atletas e para adeptos da musculação. Afinal, proporciona um treino muito mais intenso para o desenvolvimento dos músculos das mãos.

Outras dicas importantes

Além de escolher o melhor modelo para você, é importante prestar atenção também em alguns detalhes:

  • Materiais e qualidade: os modelos de borracha ou plástico tem maior resistência;
  • Contador de movimento: ideal para você que quer treinar enquanto realiza outra atividade;
  • Nem todo modelo vem par: quer treinar as duas mãos de uma só vez? Então, verifique se o modelo escolhido vem em par.

O melhor é evitar os modelos com cabo de espuma, já que eles se desgastam facilmente.

Concluindo

Existem hand grip de diferentes valores no mercado. Mas, de uma forma geral, você consegue comprar um modelo de qualidade a partir de R$ 50 reais.

Antes de adquirir o seu, faça uma pesquisa online e verifique a qualidade do modelo. Bem como o seu preço em diferentes lojas, já que o valor pode variar conforme o local de compra.

Gostou das dicas? Deixe o seu comentário!

Hand grip