É comum que, a cada ano ou período específico, uma dieta acaba ganhando uma repercussão na mídia. Isso ocorre hoje em dia com a dieta do jejum intermitente com lowcarb.
Assim, vemos que as duas dietas nos trazem muitos benefícios, e quando elas são combinadas, é possível gerar resultados ainda mais benéficos.
Contudo, é de suma importância considerar alguns fatores antes dessa junção.
Por isso, confira os benefícios de cada uma das dietas e como elas podem ser combinadas de forma saudável.
Como funciona a dieta lowcarb?
A priori, é interessante entender como funciona a dieta lowcarb e entender os seus princípios.
Nesse sentido, como a tradução literal da expressão nos revela, essa dieta tem como base uma dieta com baixos níveis de carboidrato. Os doces lowcarb são permitidos.
Em resumo, a maior restrição que tem nessa dieta se refere ao consumo de carboidrato.
Porém, os carboidratos não são de fato eliminados, isto é, de maneira integral. Pelo contrário, ele é inserido na dieta, mas em menores quantidades.
Por esse motivo, o grande foco dessa dieta é aumentar a presença de gorduras boas e proteínas, retirando a maioria dos carboidratos.
Quais os benefícios do lowcarb?
Assim como em toda dieta, quando o lowcarb é seguido de maneira adequada, ele traz alguns benefícios, sendo o principal deles o emagrecimento.
Outro benefício é uma maior saciedade, devido ao aumento de gorduras e proteínas, o Luckau ajuda proporcionando saciedade.
Além disso, o lowcarb também controla a diabetes, por conta da diminuição de açúcar no sangue. Também vemos que quem segue essa dieta apresenta menores riscos de desenvolver doenças cardiovasculares e apresenta um melhor funcionamento intestinal.
Por fim, outro benefício que trouxemos é a menor retenção de líquidos, estimulando a produção da urina.
Como funciona o jejum intermitente?
Por outro lado, temos o jejum intermitente, que envolve uma restrição alimentar maior que o lowcarb – que, por sua vez, se detém apenas ao excesso de carboidratos.
Desse modo, o jejum intermitente envolve períodos de jejum e de alimentação intercalados em um único dia.
Com isso, o objetivo do jejum intermitente é queimar todo o estoque de gordura, resultando no emagrecimento.
Para essa dieta, é permitido comer somente nas janelas de alimentação. Porém, nem todos os alimentos são recomendados.
Ao longo do período do jejum, que pode ser de 12, 16 ou 24 horas, a pessoa ingere somente líquidos, como água, café ou chá. Ou seja, líquidos que não tenham calorias.
Como esse é um método restritivo, ele pode ser feito em alguns dias da semana, e quem está começando não deve fazer em dias consecutivos.
Para fazer esse jejum, você pode seguir um protocolo, e os iniciantes devem começar devagar, como o jejum de 12 horas.
Nesse caso, você faz o jejum por 12 horas – que incluem o sono – e tem somente 12 horas para se alimentar. Outro protocolo é o de 24 horas, onde a pessoa se alimenta dia sim, dia não.
Um protocolo pouco falado é o jejum WHEN, onde a pessoa se alimenta apenas quando sente fome. E com isso outros protocolos são criados de acordo com a necessidade da pessoa no momento.
Quais os benefícios de fazer o jejum intermitente?
Assim como o lowcarb, o principal benefício do jejum intermitente é o emagrecimento. No entanto, outros benefícios são nítidos, como disposição, clareza mental e controlar a insulina e a glicemia.
Por outro lado, quando esse jejum é efetuado sem supervisão, é possível perceber alguns prejuízos à saúde, a exemplo da desidratação, fraqueza e desnutrição.
Um risco ainda mais grave é a compulsão alimentar, por se privar dos alimentos por muito tempo.
Deita do jejum intermitente com Lowcarb
Os benefícios do jejum intermitente com low carb Caso é que trará vantagens no emagrecimento e na saúde.
Ambas as dietas e queira associar às duas, com a devida supervisão, é possível unir os dois métodos.
Com isso, na janela da alimentação, evite ingerir carboidratos em excesso.
Antes de qualquer tipo de mudança, lembre-se de buscar ajuda profissional, pois ele será o responsável por dizer se você possui ou não restrições quanto a essas práticas.
Além disso, o profissional também consegue prescrever uma dieta com alimentos que ajudem a aliviar ansiedade, estresse e outras condições do dia a dia.
Se você está pensando em aderir o jejum intermitente com low carb, saiba que o recomendado é começar com o lowcarb.
Com a adaptação ao longo do tempo, será mais fácil se acostumar com os alimentos sem muito carboidrato.
Depois disso, você pode incluir, lentamente, o jejum intermitente, aumentando de maneira gradativa a sua janela de jejum.
Faça de tudo para que essa união ou transição de dietas seja tranquila, além de benéfica, para a sua saúde física e emocional.