Tipos de exercícios de musculação

Existem muitos tipos de exercícios de musculação diferentes, e cada um traz benefícios diferentes como por exemplo, existem treinos específicos para você ganhar força, outros para você ganhar massa muscular, para você definir e ganhar resistência e etc.

E constantemente vemos pessoas com físicos perfeitos no Instagram, no Facebook, no YouTube e também na televisão através de pessoas famosas como Gusttavo Lima, cantora de funk e atores de cinema.

Todos com corpos perfeitos e muitas pessoas olham essas pessoas famosas e tentam seguir o mesmo treino que elas fazem.

Pois, acham que vão conseguir ficar igual, mas você deve ter em mente que você deve escolher um treino específico para seu objetivo.

E mesmo que você siga o mesmo modelo de treinamento e o mesmo modelo dieta, você não vai ficar exatamente igual outra pessoa.

Pois, cada pessoa tem um corpo diferente, ou seja os ossos das pessoas são diferentes, a genética que a pessoa têm são diferentes, e tudo isso influencia na aparência do físico.

Leia abaixo quais são os tipos de treino de musculação e seus respectivos efeitos no físico. Com isso você vai saber qual é o que você deve escolher para seu objetivo se é ganho de massa muscular, ganho de força, resistência ou apenas por estética mesmo.

1- Treino de musculação para hipertrofia muscular.

Esse tipo de treino, trás e ganho de massa muscular, força e definição também. Porém, o benefício maior, é ganho de massa muscular.

Nesse tipo de treino, você faz os exercícios utilizando sobrecarga de uma forma que você consiga fazer entre 7 a 20 movimentos.

Caso você está fazendo algum exercício como por exemplo agachamento, e você faz 20 movimentos e não fica muito cansativo, ou e você não sente muito esforço, você deve aumentar a sua cara.

Ou caso você esteja fazendo com a carga tão pesada que você não consiga fazer nem quatro repetições, isso significa que está muito pesado para você.

Você deve sempre procurar uma carga que você faça um número de repetições, mas que você contraria os seus músculos, pois isso é o mais importante.

2- Treino de resistência muscular.

Esse treino tem um objetivo de trazer mais resistência e durabilidade na hora de fazer alguns exercícios. Isso é muito útil para pessoas que são atletas de ciclismo ou de corrida.

No caso do ciclismo onde a pessoa tem sempre que fica pedalando por horas e horas e um tempo muito longo, ela deve treinar seus músculos para que eles fiquem trabalhando com uma intensidade de esforço durante muito tempo.

Nesse tipo de treino, você não utiliza cargas muito pesadas, você deve priorizar principalmente a quantidade de repetições que você consegue realizar. Esse tipo de treino também traz uma definição maior.

3- Treino de potência muscular.

Esses tipos de exercícios de musculação serve para aumentar sua força em um curto período de tempo. Você vai ter que fazer os exercícios utilizando cargas altas e rapidamente.

A corrida de 100 metros é um dos exemplos em que a potência muscular é utilizada, onde os atletas na hora de sair na arrancada, eles têm que ter uma grande potência muscular.

Pois, eles têm que botar muita força para começar a correr rápido em um curto espaço de tempo.

4- Treino de força muscular.

Este tipo de treino serve para aumentar a sua força e não necessariamente a sua estética. Geralmente os treinos são com poucas repetições e muita carga.

E um tipo de esporte em que a força muscular é prioridade, é o powerlifting onde os atletas têm que fazer apenas um movimento de cada cada exercício diferente, como supino, agachamento e levantamento terra.

Os atletas treinam bastante para fazer só uma repetição com cargas altíssimas.

Treinos específicos para ganho de força, também ajudam nos outros treinos, como no treino de musculação para hipertrofia.

Pois, se você faz de vez em quando treinos apenas para aumentar sua força, você vai ter mais força e consequentemente vai ter mais maior rendimento nos treinos de musculação para ganhar hipertrofia muscular.

5- Treinos hiit.

Esse tipo de treino, visa condicionamento físico e hipertrofia muscular. Você faz o treino hiit durante pouco tempo e se cansa bastante. Pois, o tempo de descanso entre as séries, é muito curto e isso vira um esforço muito grande.

O processo de ganhar massa muscular acontece da seguinte forma, quando você está treinando musculação, você está causando micro-lesões nos seus tecidos.

E quando você vai fazer suas refeições e você descansa, o seu corpo repara essas fibras que foram micro lesionadas treino, só que maiores e mais fortes.

Por isso que é muito importante você ter uma boa divisão de treinos, para que você não treine o mesmo músculo todos os dias.

Pois, quando você treina um determinado músculo como o quadríceps, você deve dar pelo menos 48 horas de descanso para que o seu próprio organismo repare essas fibras que foram micro lesionadas no treino.

Caso você não faça isso, e você treina quadríceps novamente, você atrapalha esse processo de recuperação muscular.

Tipos de exercícios de musculação – Considerações finais

A musculação é considerada a mãe de todos os esportes, pois todos os atletas de todos as modalidades esportivas precisam fazer um treino de musculação para ter mais performance nos seus esportes.

Como por exemplo, os jogadores de futebol têm que fazer musculação para ter um desenvolvimento maior de pernas para chutar mais forte.

E os atletas de ciclismo têm que fazer um desenvolvimento de pernas também, para ter mais força na pedalada. Atletas de natação fazem musculação para ter mais força nos braços.

A musculação também, traz muitos muitos benefícios para você sendo atleta ou não. Você pode treinar musculação com objetivo de ter mais saúde e qualidade de vida ou também para ter uma estética melhor.

Pois, a musculação emagrece, ajuda a ganhar massa muscular e também é muito boa para pessoas que já são mais velhas.

Porque ela ajuda também a fortalecer seus ossos e melhorar as suas articulações desde que seja feito de forma correta e com orientações adequadas de educadores físicos.

No Brasil é obrigado que todas as academias tenham professora de educação física para orientar os alunos, mais muitas muitas pessoas treinam errado mesmo com os professores ajudando.

Pois, na verdade é muito difícil um professor de educação física dá atenção para todo mundo que está treinando na academia ao mesmo tempo.

E para se ajudar, você pode ver vídeos ensinando como fazer os movimento corretos e para que serve cada movimento.

Pois isso também é muito importante para o seu objetivo. Ou então, sempre quando você estiver treinando, você chama o professor de educação física que está na academia para ver se o movimento que você está fazendo está na forma correta.

E você deve ter muita atenção para que você aprenda os tipos de exercícios de musculação, para que toda vez que você for fazer aquele mesmo exercício, você sempre fazendo da forma certa para que não fique sempre perguntando.

Tipos de exercícios de musculação