Afinal, treinar em casa realmente dá resultado? Descubra agora!

Entenda de uma vez se treinar em casa dá resultado, como treinar de forma confortável e segura em casa e como escolher os melhores acessórios para você.

Treinar em casa virou a realidade de muitas pessoas, atualmente. Não só pela pandemia, que mudou o nosso estilo de vida, mas também pela rotina corrida que quase todos nós temos. Contudo, isso não é desculpa para colocar os cuidados com a saúde em último lugar, não é mesmo? Mesmo assim, muitas pessoas se questionam se treinar em casa realmente dá resultados.

Na mídia, há muitas controvérsias sobre como devemos treinar, se devemos treinar em casa e sobre outras diversas questões. Sendo assim, fica mais difícil saber se essa é a melhor modalidade de cuidados para a saúde para a nossa vida e qual é a verdadeira resposta para essa questão. Para te ajudar, separamos as principais dicas para treinar em casa de uma forma confortável e focada em resultados e o que os especialistas dizem sobre o treino em casa, vem com a gente!

Afinal de contas, treinar em casa dá resultado?

De acordo com os especialistas, médicos e educadores físicos, sim, treinar em casa dá resultado! Contudo, esse resultado está diretamente ligado com a qualidade da sua alimentação, do seu sono e também da frequência com que você treina. Além disso, é de extrema importância, mesmo que ao menos uma vez ao mês, você tenha o acompanhamento e receba dicas personalizadas de um profissional, diretamente para o seu caso. Dessa forma, você poderá ver resultados consistentes.

Como treinar em casa de forma confortável e focada em resultados?

Uma das coisas mais importantes durante o treino, seja ele em casa ou na academia, é se manter confortável com as suas roupas, ambiente e consigo mesmo. Contudo, se manter confortável para treinar pode ser um desafio, pois muitos só estão acostumados com o ambiente externo para se exercitar, não é mesmo? Para isso, basta seguir algumas dicas e conseguirá se sentir bem durante todo o seu treino, como:

Vista roupas confortáveis e próprias para treinar: Roupas próprias para treinar não significa escolher looks fitness caríssimos ou sair comprando roupas novas, mas sim dar uma atenção especial ao seu guarda roupas e ver o que pode ser usado ali. Você tem uma calça no estilo calça de moletom ou calça legging? Ótimo, elas são ideais para os exercícios. Com as blusas, é o mesmo raciocínio. Contudo, caso veja que realmente não há roupas confortáveis, vale a pena investir. Desde que a roupa permita a transpiração e não restrinja os seus movimentos, poderá ser usada sem problemas no seu treino.

Dê atenção aos tênis escolhidos para treinar: Os tênis devem, de preferência, ter amortecedor para absorver o impacto dos exercícios, a menos que vá fazer treinos de yoga, poderá fazê-los descalço(a), pois precisará do amortecimento na entressola dos pés para absorver com maior eficácia os movimentos do seu. Para escolher um bom tênis, se puder, experimente antes e veja se a sua pisada é estável. Dessa forma, terá certeza que escolheu o melhor tênis para si!

Escolha lugares reservados e calmos para se exercitar: O ambiente faz toda a diferença no nosso treino, sabia? Ao escolher um local amplo, com ar fresco ou ao menos um ventilador, que seja espaçoso para você não limitar os seus movimentos. Dessa forma, conseguirá executar da melhor maneira possível os treinos. Pense sempre em escolher um lugar onde esteja fora da circulação das pessoas, bem iluminado, longe de móveis e armários, etc.

Evolua aos poucos, não exija demais do seu corpo: É normal que, no início, a empolgação tome conta dos nossos treinos, já que vimos a oportunidade de cuidar da saúde no conforto da nossa casa. Contudo, principalmente no início, o melhor é não exigir demais do seu corpo, que ainda não está acostumado com treinos intensos, todos os dias ou que exigem demais de você. Dessa forma, a melhor pedida é elaborar, com a ajuda de um personal trainer ou profissional da área, um plano de treinos personalizados para você. Assim, você evita problemas como lesões e vê resultados de forma mais consistente.

Dê preferência aos exercícios que você mais gosta: Um dos maiores desafios ao começar a se exercitar é manter uma rotina de atividades que você realmente gosta. Pois, se pararmos para refletir, não vale a pena investir em exercícios que sejam um peso para você, não é mesmo? Além disso, ao escolher o que você gosta, fica muito mais fácil manter a constância nas atividades físicas. Você pode escolher entre pular corda, durante uns 15 minutos ao dia; agachamentos, que trabalham diretamente os membros inferiores; abdominais, para deixar o abdômen mais firme.

Invista em bons acessórios para potencializar os treinos: Os acessórios são a forma mais segura de colocar mais carga e ajudar a potencializar os seus treinos. Contudo, não pense que é necessário gastar muito dinheiro, os acessórios básicos já cumprem um bom papel no seu treino em casa. As mini bands, TRX (fitas suspensas), pesos de até 5 kgs, caneleiras, colchonetes ou o melhor aparelho elíptico, de bom custo-benefício são ótimos investimentos na sua saúde.

Não se esqueça de descansar: Assim como é importante se manter ativo fisicamente, é importante descansar. O descanso engloba o sono e o descanso físico. É durante essas pausas estratégicas que o nosso corpo faz todas as adaptações necessárias, reações químicas e manda os estímulos das necessidades básicas que devem ser supridas. Dessa forma, os seus músculos se regeneram para mais exercícios nos próximos dias e começam a ganhar o que chamamos de resistência muscular.

E aí, qual dessas dicas você mais gostou para te ajudar a praticar exercícios físicos de forma mais saudável, confortável e eficaz em casa? Independente de qual seja, o importante é cuidar da sua saúde e se colocar em primeiro lugar. Em breve você verá resultados treinando em casa!

treinar em casa realmente dá resultado