Yoga: benefícios para ter o corpo e a mente saudáveis

Nessa rotina na qual nós vivemos, muitas vezes, esquecemos de cuidar do nosso corpo e da nossa mente. Uma prática que pode ajudar nesses cuidados e é bastante conhecida, principalmente pelos seus benefícios físicos e mentais, é a Yoga.

Os benefícios da Yoga são reconhecidos no mundo todo e ela é praticada para os mais diversos fins: desde o equilíbrio da saúde mental até as vantagens físicas que essa arte oferece.

E para praticá-la, não precisa de muito: basta um cômodo silencioso, um colchonete próprio para atividades físicas e, por quê não um incenso artesanal para atrair boas energias para si, não é mesmo?

Abaixo, confira alguns dos benefícios da Yoga, bem como os diferentes estilos existentes dessa prática milenar oriental.

Yoga: benefícios infinitos para te ajudar a viver bem!

Antes de mais nada, é importante lembrar que, por se tratar de um tipo de exercício físico, a Yoga somente deve ser praticada mediante auxílio de um profissional da área.

Para tanto, você pode pesquisar por alguns estúdios que oferecem aulas de Yoga ou, ainda, começar a treinar por tutoriais disponibilizados por profissionais do ramo no YouTube, por exemplo.

Quando bem executados, os movimentos da Yoga são capazes de aumentar a qualidade de vida da pessoa praticante, além de lhe conferir inúmeros benefícios. Abaixo, confira alguns deles.

Aumento do potencial sexual

Elencamos, como um dos principais benefícios da Yoga, o aumento do potencial sexual.

Isso ocorre porque a Yoga é uma prática que exige um profundo conhecimento corporal. Então, ao praticá-la, você toma ciência de tudo aquilo que o seu corpo é capaz de fazer – e de oferecer, também.

Além disso, fortalece os músculos pélvicos e também aumenta a lubrificação das mulheres, colaborando para que o prazer sexual seja muito maior, além de diminuir as dores que podem vir a ocorrer durante o ato sexual.

Yoga e benefícios mentais

Muitas pessoas procuram, na Yoga, um estilo de vida mais equilibrado – mental e fisicamente. E elas estão certas, principalmente sobre o equilíbrio mental.

Quem pratica Yoga consegue, por meio da concentração exigida, afastar pensamentos negativos ligados a distúrbios psicológicos e emocionais como, por exemplo, a ansiedade e a depressão

Um outro sentimento como, por exemplo, o medo, também pode ser trabalhado com a prática. E por que isso ocorre?

Porque, na Yoga, os fluxos energéticos são canalizados para energias positivas, para que a pessoa praticante tenha maior qualidade de vida, sem sofrer por situações que fogem de seu controle.

Físico bonito e funcional: com a Yoga, você consegue!

Muito mais do que ter um corpo bonito, nós queremos, também, um corpo funcional. Isso é: um organismo que trabalhe da forma adequada e, assim, junto com a parte estética, seja capaz de garantir o nosso bem-estar! 

Com a Yoga, esses dois objetivos são completamente alcançáveis. Com os exercícios da prática, seus órgãos internos se movimentam e trabalham melhor, fazendo com que o seu organismo funcione bem.

Além disso, os movimentos executados fortalecem os músculos e, com o tempo, podem lhe conferir aquele corpo “de revista”, com o qual você tanto sonha.

Dormir melhor: um dos maiores benefícios da Yoga

Importante tanto para a saúde mental quanto para a saúde física, dormir bem é algo que todo mundo quer e, com a Yoga, todo mundo pode.

Isso ocorre porque, na Yoga, existem movimentos e posturas que auxiliam no relaxamento do corpo, que devem ser praticados, preferencialmente, algumas horas antes de dormir. 

Fazendo esses estímulos para que o corpo descanse, certamente as suas noites de sono serão muito melhores e mais tranquilas, e você poderá realmente dizer que dormiu bem!

Estilos de Yoga para praticar

Depois de conhecer alguns dos muitos benefícios da Yoga, é hora de descobrir os estilos de Yoga que podem ser praticados

Abaixo, confira a lista especial que preparamos para você, com 3 diferentes tipos de Yoga que podem despertar o seu interesse.

Hatha Yoga: a Yoga clássica, cheia de benefícios para você

Também chamada de “Yoga Clássica”, a Hatha Yoga está cheia de benefícios para os seus praticantes.

De forma geral, essa modalidade estimula posturas que fazem bem ao seu organismo e à mente, e ensina técnicas de respiração para que as energias do seu corpo circulem da forma correta e, dessa forma, limpem e purifiquem todo o seu organismo.

Nessa prática, você também será ensinado a controlar melhor a ansiedade e a sua concentração.

Iyengar Yoga: postura em primeiro lugar

A Iyengar Yoga é um tipo de exercício que coloca, em primeiro lugar, a postura corporal.

É uma prática bastante específica e que exige que você esteja em um estúdio, com os equipamentos corretos, para executá-la

Trata-se, ainda, de uma prática super indicada para gestantes e cadeirantes, uma vez que fortalece a musculatura corporal e ensina a manter uma postura correta no dia a dia.

Ashtanga Vinyasa Yoga

Perfeita para quem adora um desafio, a Ashtanga Vinyasa Yoga é uma prática que exige muita flexibilidade corporal.

Assim como outros estilos de Yoga, preza muito pela postura e pela respiração correta, uma vez que seus praticantes acreditam que esses dois itens devem permanecer em harmonia.

Além disso, diferentemente dos outros tipos de Yoga, Ashtanga Vinyasa possui um período na qual deve ser executada, por conta das crenças nas quais foi baseada. As séries devem ser realizadas todos os dias, com exceção dos domingos e primeiros dias de lua cheia e lua nova.

Conclusão

Como você pôde perceber, a Yoga é uma prática muito benéfica para quem a pratica.

Os benefícios da Yoga podem, realmente, mudar as percepções de vida dos seus praticantes, impactando positivamente em diversos aspectos da vida de cada um de nós. 

Você consegue, em sua prática, elencar benefícios físicos e psicológicos importantes que, futuramente, poderão dar um rumo na sua velhice – que pode ser tranquila ou difícil, a depender do que você fez durante a juventude.

É uma boa forma de cuidar de si e mostrar para o mundo que você pode, sim, ser saudável com exercícios que estimulam postura e respiração – principalmente se praticá-los diariamente, como a arte pede. 

Yoga benefícios