A maltodextrina é um suplemento alimentar que visa fornecer uma quantidade maior de energia para as pessoas que praticam atividades físicas intensas.
Em linhas gerais, trata-se de um tipo de carboidrato mais “puro” para obter uma quantidade de energia extra de forma rápida.
Contudo, seu uso de forma indiscriminada pode trazer certos malefícios para a saúde e é preciso saber como escolher qual maltodextrina comprar.
Hoje em dia, esse produto pode ser facilmente encontrado em grandes e-commerces, o que possibilita uma grande economia com um cupom Amazon, por exemplo.
Nas próximas linhas, compreenda melhor o que é a maltodextrina, como ela funciona, se ela faz mal e como saber qual a melhor. Confira!
O que é a maltodextrina?
Bioquimicamente falando, a maltodextrina é um polímero de glicose. Em uma explicação mais simples, é um suplemento alimentar derivado, principalmente, do amido do milho.
Nesse sentido, o amido é a principal reserva energética das plantas, uma vez que ele é constituído de diversas moléculas de glicose.
Em nosso corpo, a glicose é utilizada para geração de energia, sendo ela classificada como um carboidrato.
Comercialmente, a maltodextrina é utilizada em alimentos e até mesmo medicamentos, mas também é vendida como um suplemento utilizado por praticantes de atividades físicas intensas. Entenda melhor o seu funcionamento no próximo tópico.
Como funciona?
Em nosso corpo, os carboidratos são as principais biomoléculas responsáveis pela geração de energia.
Além disso, o principal carboidrato existente é a glicose. Como visto no tópico anterior, a maltodextrina é derivada do amido de milho, um polímero de glicose.
Ao consumí-la, é como se estivéssemos dando ao nosso corpo todo o combustível necessário para que ele produza mais energia.
No entanto, essa energia só seria produzida se o corpo estiver precisando dela. Do contrário, será estocada, em forma de gordura.
Para produção dessa energia, há um longo e complexo processo de metabolização da glicose.
Após ela ser metabolizada, as células podem adquirir a quantidade de energia necessária para realizarem as suas funções.
Maltodextrina faz mal?
Caso consumida em grande quantidade ou de forma errada, a maltodextrina pode fazer mal.
Por se tratar de um suplemento alimentar que tem como base carboidratos, se consumi-la em excesso, acabará engordando.
Somado a isso, fará com que seu corpo produza uma grande quantidade de insulina, podendo fazer com que ele se torne resistente a este hormônio com o tempo.
Em outras palavras, o consumo exagerado de maltodextrina pode levar ao desenvolvimento da diabetes.
Por isso, seu consumo só é indicado antes de realizar um treino físico que vá exigir muito dos seus músculos ou atividades físicas intensas de longa duração, como jogar futebol, andar de bicicleta, correr e assim por diante.
Desde que não use o produto em excesso e visite um médico regularmente para saber o seu nível de açúcar no sangue, ficará seguro para utilizá-lo.
Como saber qual a melhor maltodextrina?
Em grandes sites da internet, existem diversas opções de maltodextrina à venda e pode ser difícil saber qual delas comprar. Afinal, como saber qual é a melhor? Este é o assunto deste tópico!
Primeiro, saiba que se deseja ter uma economia maior, é preferível os pacotes de 1kg do produto. Quantidades menores certamente sairão mais caras.
Seu consumo será realizado em conjunto com outros alimentos, logo, veja se a opção que está pensando em comprar possui sabor ou não.
Dessa forma, as opções que possuem sabor são mais fáceis de serem consumidas sozinhas e podem ser utilizadas para melhorar o gosto de outros suplementos.
Já aquelas que não possuem sabor definido tendem a ser menos doces do que o açúcar, sendo uma boa combinação com algumas bebidas.
Por fim, observe se a marca que está pensando em comprar tem ingredientes extras em sua fórmula, como vitaminas.
Em geral, esse acréscimo pode ser bom, devido ao incentivo a sua saúde como um todo.
Dando atenção a esses pontos, com certeza vai encontrar a melhor maltodextrina para o seu objetivo.