Laranja Moro

Laranja Moro: as magníficas virtudes do extrato desta fruta cítrica nas dietas de emagrecimento

Nativa da Sicília e cultivada aos pés do vulcão Etna, na Itália, a laranja moro (Citrus sinensis), também conhecida como laranja sanguínea, é uma fruta cítrica de polpa vermelho profundo com alto teor de compostos fenólicos, incluindo antocianinas. Estudos recentes mostraram que a suplementação com extrato padronizado de laranja moro tem efeitos potentes na saúde e no controle do peso.

A laranja moro é um dos três tipos de laranjas sanguíneas – a variedade inclui também a sanguinello e a tarocco. Laranjas sanguíneas são baixas em calorias, mas ricas em fibras, vitamina C, antioxidantes e várias outras vitaminas e minerais essenciais. A moro é a mais colorida, com polpa vermelho-arroxeado e casca vermelho-alaranjado. O sabor, a princípio, é levemente azedo como uma toranja, mas traz em seguida uma doçura similar à framboesa.

Essas frutas cítricas desenvolvem sua tonalidade devido aos climas temperados em que as variações prosperam. A cor avermelhada é resultado de vários antioxidantes derivados dos pigmentos (antocianinas). Em áreas como Itália, Espanha e a costa do Mediterrâneo, a temperatura é quente durante o dia e pode ficar bastante fria à noite. É essa variação que permite o desenvolvimento de antocianinas. 

O potencial do extrato de laranja moro na perda de peso

O extrato de laranja moro fornece uma gama muito maior de compostos para a queima de gorduras do que outros suplementos, por sua alta concentração de antioxidantes e compostos que auxiliam na perda de peso e são saudáveis ​​para o coração.

Essas laranjas sanguíneas são baixas em calorias e ricas em fibras (com 3 gramas em cada porção) o que também pode ajudar a aumentar a sensação de saciedade. Pesquisas recentes analisaram os benefícios da perda de peso das antocianinas. Essas moléculas à base de pigmento exibiram benefícios terapêuticos exclusivos que se destacam de outras intervenções de obesidade baseadas em nutrição.

Um estudo recente publicado na Nutrients mostrou os efeitos do extrato de laranja moro na perda de peso e todos os marcadores de segurança de toxicidade hepática. Este ensaio clínico randomizado, duplo-cego, feito em um único local na Austrália, investigou a suplementação de laranja moro durante um período de seis meses.

No final, ambos os grupos participantes experimentaram melhorias significativas no peso corporal, IMC (índice de Massa Corporal) e circunferências da cintura e quadril; no entanto, o grupo ativo perdeu mais peso do que o placebo.

No geral, o extrato padronizado de laranja moro combinado com dieta e exercícios mostrou-se seguro e bem tolerado. Os pesquisadores concluem que “a suplementação com o extrato padronizado pode contribuir significativamente como uma estratégia complementar em programas de controle de peso”.

Aqui estão mais alguns dos benefícios de adicionar laranja moro à sua rotina diária

Antocianinas protetoras

Para limitar o estresse oxidativo induzido pelos radicais livres é necessário consumir alimentos ricos em antioxidantes. As antocianinas presentes na laranja moro fazem parte da grande família dos antioxidantes. O consumo de antioxidantes reduziria a prevalência de doenças crônico-degenerativas como doenças cardiovasculares, certos tipos de câncer, diabetes, Alzheimer e declínio cognitivo relacionado à idade.

Vitamina C para fortalecer o sistema imunológico

O teor de vitamina C da laranja moro estimula o sistema imunológico e permite uma melhor absorção de ferro de origem vegetal (não heme), aumentando-o em 35%. O consumo de laranja moro será, portanto, de interesse de vegetarianos e veganos. A vitamina C também tem uma função antioxidante, reduz a fadiga e ajuda a superar pequenas infecções de inverno.

Fibras benéficas 

A laranja moro contém mais fibras do que a laranja comum. As fibras aceleram o trânsito intestinal e assim aliviam os problemas de constipação. Elas também reduzem a absorção intestinal de glicose, evitando variações excessivas de açúcar no sangue, além de promover o bom colesterol (HDL) e reduzir o mau (LDL). Finalmente, as fibras têm um efeito de saciedade que reduz a necessidade de lanches entre as refeições. 

Como introduzir o extrato de laranja moro na dieta?

Felizmente, o extrato de laranja moro pode ser consumido na forma de pó ou cápsulas, encontrado em lojas de produtos naturais, de suplementos (inclusive e-commerces) e farmácias. Entretanto, é importante verificar a qualidade do produto, a procedência e a reputação da marca antes de adquiri-lo. Seguramente, um suplemento de laranja moro é a forma mais fácil de alcançar seus objetivos de bem-estar.