Anabolismo muscular VS Catabolismo, entenda a diferença

Nesse texto que você vai aprender de forma simples e de uma vez por todas, uma coisa que ainda é confundida por muita gente, que é o catabolismo e o anabolismo muscular.

E por que é importante você entender esses conceitos?

Primeiro entenda o que é metabolismo. Metabolismo, é um sistema energético do nosso corpo, que é um sistema com um conjunto de reações químicas.

E no meio de muitas reações químicas, nós temos duas tendências, o anabolismo que está sempre relacionado com síntese, e com construção de tecidos, seja gordura ou seja de músculos.

E temos também, o catabolismo, que está sempre relacionado com a quebra de tecido para a produção de energia seja de tecido muscular ou também de gordura.

É impossível uma pessoa está 100% em estado anabólico ou 100% em estado catabólico.

Porque essas reações de anabolismo e catabolismo estão acontecendo a todo tempo e uma depende da outra.

Como por exemplo o treinamento de musculação que é catabólico, porém você precisa dele para ele sinalizar anabolismo, e gerar hipertrofia muscular.

E tudo isso faz parte de um equilíbrio metabólico. Vale lembrar que o anabolismo e catabolismo, não se refere apenas a músculos.

O que você quer dentro da musculação, é um balanço metabólico que favorece para o anabolismo.

Ou seja, você vai ter mais anabolismo muscular do quê catabolismo muscular.

5 Fatores importantes para ter anabolismo muscular

1 Sessão de treinos com precisão

Pois o seu treino de musculação, tem que ser o mínimo catabólico possível, mas, ao mesmo tempo ele deve gerar estímulos o suficiente para desenvolver seus músculos.

2 Balanço nitrogenado positivo

De uma forma bem grosseira e simplificada, nós podemos dizer que é a absorção de proteínas maior do que a síntese proteica.

O nosso corpo usa proteína para inúmeras reações químicas. No nosso corpo e dentro dessas funções nós temos a formação de unhas, cabelos e revestimentos epitelial dos órgãos.

Aquilo que não vai para as funções mais vitais, vai ser destinado para a construção de músculos. Então nós precisamos ter uma síntese proteica maior do que degradamos.

Para sobrar alguma coisa para que você possa fabricar tecido muscular desde que os outros fatores também estejam em dia.

Tenha balanço energético positivo. Para você conseguir fabricar músculos, você precisa consumir mais energia do que você gasta para sobreviver e realizar as tarefas do seu dia a dia.

Isso não é apenas para as proteínas, mas sim para sua alimentação de forma geral.

3 Tenha uma ótima qualidade do sono, para que você consiga ter anabolismo muscular eficiente

E seu sono deve ser de qualidade o suficiente, pois, apenas durante o sono é que vários processos importantes acontece tanto para a sua saúde como para o desenvolvimento muscular.

4 Funcionamento saudável do seu organismo

Um corpo doente com certeza, não vai conseguir ter um anabolismo muscular eficiente.

Então é sua obrigação manter sua saúde em dia. Você deve realizar exames periódicos porque pode ter problemas que podem estar acontecendo no seu organismo que você não faz nem ideia do que está acontecendo. E só se você realmente fazer exames, é que você vai saber.

Então para ter mais anabolismo, e consegui ganhar massa muscular, você tem que seguir esses fatores que foram citados nesse texto.

Tudo isso para que você tenha um balanço metabólico que favoreça o anabolismo muscular.

Anabolismo muscular VS Catabolismo, entenda a diferença