A categoria Classic Physique é uma das preferidas de muitos praticantes do fisiculturismo. Mas, você como essa categoria realmente funciona?
O fisiculturismo, ou culturismo, é um esporte que prima pelo cultivo e construção corporal perfeitas. Musculatura bem desenvolvida, proporcionalidade e harmonia são requisitos obrigatórios aqui.
Mais do que apenas desenvolver os músculos ao máximo, com disciplina e treino, para os praticantes o fisiculturismo é uma arte e um estilo de vida.
E a categoria Classic Physique, como o nome já indica, prioriza o estilo clássico. Para atletas que querem desenvolver um corpo musculoso. Mas, com exata simetria entre peso e altura.
Então, continue lendo e confira tudo o que você precisa saber sobre a Categoria Classic Physique.
O que é a Categoria Classic Physique?
A Categoria Classic Physique surge em 2016, criada pelo National Physique Committee. Seu objetivo é equilibrar as distâncias entre as já existentes categorias Men`s Physique e BodyBuilding.
É uma categoria masculina que se destina a atletas com um desenvolvimento muscular maior do que aquele aceito na Men`s Physique. Porém, menos extremo dos que os requisitos da BodyBuilding.
Inspirada em fisiculturistas clássicos dos anos 1970 e 1980, a categoria busca um físico alongado com estomago negativo.
Portanto, nomes como Frank Zane e Lee Haney são bons exemplos para atletas que buscam modelos para seguir.
A Classic Physique é uma categoria que chama a atenção pela beleza que apresenta em seu estilo. Sendo esse um dos principais motivos que atraem os competidores que buscam esculpir um corpo definido, harmônico, simétrico e proporcional.
O que é necessário para competir na categoria Classic Physique?
A principal exigência para os atletas dessa categoria é apresentar um físico harmônico, com ênfase clássica. Isso significa que os músculos não são tão desenvolvidos. Contudo, ainda é preciso ter uma boa densidade muscular e hipertrofia.
Confira os principais critérios avaliativos da Classic Physique:
- Cintura fina e ombros largos;
- Correta estrutura anatômica e porte físico bem desenvolvido;
- Costas e peitorais volumosos e densos;
- Proporcionalidade e harmonia do físico (ombros, tórax, membros superiores, membros inferiores e costas);
- Ausência de anomalias anatômicas e deformidades físicas.
Os atletas devem apresentar obrigatoriamente uma boa maturidade dos músculos. Além disso, quanto mais desenvolvidos esses forem, melhor. Desde que o atleta respeite, em primeiro lugar, os limites de peso e altura da categoria.
A avaliação do atleta
Ao fazer a avaliação durante as poses obrigatórias, o juiz avalia os músculos principais primeiro. Como coxas, abdominais e bíceps. Depois, realiza a avaliação completa do físico, de cima para baixo.
Durante essa segunda etapa avaliativa, árbitro compara:
- Desenvolvimento do físico versus hipertrofia muscular;
- Definição e densidade muscular;
- Simetria e proporções.
Vale ressaltar que esses critérios são avaliados em todas as posses corporais obrigatórias.
Altura e peso para competir
A Categoria Classic Physique define uma relação bem especifica altura/peso como segue:
Aletas com até 170 cm
163 cm 73kg
165 cm 75 kg
168 cm 77 kg
170 cm 70 kg
Atletas com 170 cm a 178 cm
173 cm 83kg
175 cm 86 kg
178 cm 89 kg
Atletas com mais de 178 cm
179 cm 91 kg
180 cm 93 kg
183 cm 96 kg
188 cm 104 kg
191 cm 108 kg
193 cm 111 kg
196 cm 114 kg
198 cm 118 kg
Os limites de peso e altura estabelecidos são rigorosos e devem ser cumpridos com exatidão. Do contrário, o atleta não será aceito para competir, ou será desclassificado.
Categoria Classic Physique: poses obrigatórias
Assim em como em outras categorias de fisiculturismo, na Categoria Classic Physique também existem poses obrigatórias. São elas:
- Duplo Bíceps de frente;
- Peitoral e Bíceps (melhor lado);
- Duplo Bíceps de costa;
- Tríceps (melhor lado);
- Abdominais e coxas;
- Uma posse clássica a livre escolha do atleta.
O objetivo das poses é apresentar a definição e densidade dos músculos da melhor forma possível. Além de destacar o porte e a harmonia do físico do atleta
Nas poses de melhor lado, é importante que o atleta escolha sempre o perfil que mais lhe favorece. E a pose clássica livre também não deve ser negligenciada, pois é sempre uma oportunidade para destacar as melhores qualidades da sua estrutura anatômica.
Para a posse livre, contudo, existem algumas regras: é preciso estar em pé, de frente para o árbitro e não é permitido apresentar a pose “o mais musculoso”.
Vestimenta obrigatória para competir
Para competir é obrigatório o uso de uma sunga preta, lisa, entre 8 a 12 cm na lateral. O competir também é preciso estar descalço.
Peças com estampas, listras e mais de uma cor não são aceitas. Recomenda-se uma sunga tradicional preta.
A sunga deve cobrir todo o musculo glúteo e toda a parte genital. Joias, acessórios e roupas são proibidos, com exceção de aliança de casamento.
Dicas para se destacar na categoria Classic Physique?
Apesar de ser uma categoria que presa pelo estilo clássico, a estética e beleza facial não são requisitos obrigatórios. Contudo, os atletas carismáticos tendem a se destacar mais.
É importante lembrar que o fisiculturismo é um esporte de cultivo e desenvolvimento máximo do físico, principalmente os músculos. Portanto, não é uma competição de beleza.
Ficar confortável durante a sua apresentação, e contrair os músculos sorrindo, sem esforço além do necessário, é uma boa dica para ser preferido pelos jurados.
Além disso, saiba que existem algumas características que desfavorecem os atletas:
- Pintura corporal mal feita;
- Cicatrizes e espinhas aparentes;
- Tatuagens que dificultam a visibilidade dos árbitros;
- Ginecomastia.
Nesse último caso, o juiz faz a avaliação normal do atleta. E ao final, caso considere a ginecomastia como uma anomalia muito grosseira, lança uma baixa pontuação para o competidor.
Dicas finais
O atleta que consegue fazer um bom Stomach Vacuum e manter essa postura na sua apresentação costuma se destacar na Categoria Classic Physique.
No entanto, um estomago inflado é grosseiro e desfavorável, porque descaracteriza o estilo clássico da categoria. Portanto, na Classic Physique o atleta precisa ter muita disciplina, carisma, e prestar atenção aos detalhes para não se prejudicar durante as competições.
Espero que você tenha gostado das dicas de hoje. Quer saber mais? Comente!