Categoria Classic physique, tudo o que você precisa saber

A categoria Classic Physique é uma das preferidas de muitos praticantes do fisiculturismo. Mas, você como essa categoria realmente funciona?

O fisiculturismo, ou culturismo, é um esporte que prima pelo cultivo e construção corporal perfeitas. Musculatura bem desenvolvida, proporcionalidade e harmonia são requisitos obrigatórios aqui.

Mais do que apenas desenvolver os músculos ao máximo, com disciplina e treino, para os praticantes o fisiculturismo é uma arte e um estilo de vida.

E a categoria Classic Physique, como o nome já indica, prioriza o estilo clássico. Para atletas que querem desenvolver um corpo musculoso. Mas, com exata simetria entre peso e altura.

Então, continue lendo e confira tudo o que você precisa saber sobre a Categoria Classic Physique.

O que é a Categoria Classic Physique?

A Categoria Classic Physique surge em 2016, criada pelo National Physique Committee. Seu objetivo é equilibrar as distâncias entre as já existentes categorias Men`s Physique e BodyBuilding.

É uma categoria masculina que se destina a atletas com um desenvolvimento muscular maior do que aquele aceito na Men`s Physique. Porém, menos extremo dos que os requisitos da BodyBuilding.

Inspirada em fisiculturistas clássicos dos anos 1970 e 1980, a categoria busca um físico alongado com estomago negativo.

Portanto, nomes como Frank Zane e Lee Haney são bons exemplos para atletas que buscam modelos para seguir.

A Classic Physique é uma categoria que chama a atenção pela beleza que apresenta em seu estilo. Sendo esse um dos principais motivos que atraem os competidores que buscam esculpir um corpo definido, harmônico, simétrico e proporcional.

O que é necessário para competir na categoria Classic Physique?

A principal exigência para os atletas dessa categoria é apresentar um físico harmônico, com ênfase clássica. Isso significa que os músculos não são tão desenvolvidos. Contudo, ainda é preciso ter uma boa densidade muscular e hipertrofia.

Confira os principais critérios avaliativos da Classic Physique:

  • Cintura fina e ombros largos;
  • Correta estrutura anatômica e porte físico bem desenvolvido;
  • Costas e peitorais volumosos e densos;
  • Proporcionalidade e harmonia do físico (ombros, tórax, membros superiores, membros inferiores e costas);
  • Ausência de anomalias anatômicas e deformidades físicas.

Os atletas devem apresentar obrigatoriamente uma boa maturidade dos músculos. Além disso, quanto mais desenvolvidos esses forem, melhor. Desde que o atleta respeite, em primeiro lugar, os limites de peso e altura da categoria.

A avaliação do atleta

Ao fazer a avaliação durante as poses obrigatórias, o juiz avalia os músculos principais primeiro. Como coxas, abdominais e bíceps. Depois, realiza a avaliação completa do físico, de cima para baixo.

Durante essa segunda etapa avaliativa, árbitro compara:

  • Desenvolvimento do físico versus hipertrofia muscular;
  • Definição e densidade muscular;
  • Simetria e proporções.

Vale ressaltar que esses critérios são avaliados em todas as posses corporais obrigatórias.

Altura e peso para competir

A Categoria Classic Physique define uma relação bem especifica altura/peso como segue:

Aletas com até 170 cm

163 cm  73kg

165 cm  75 kg

168 cm  77 kg

170 cm  70 kg

Atletas com 170 cm a 178 cm

173 cm  83kg

175 cm  86 kg

178 cm  89 kg

Atletas com mais de 178 cm

179 cm  91 kg

180 cm  93 kg

183 cm  96 kg

188 cm  104 kg

191 cm  108 kg

193 cm  111 kg

196 cm  114 kg

198 cm  118 kg

Os limites de peso e altura estabelecidos são rigorosos e devem ser cumpridos com exatidão. Do contrário, o atleta não será aceito para competir, ou será desclassificado.

Categoria Classic Physique: poses obrigatórias

Assim em como em outras categorias de fisiculturismo, na Categoria Classic Physique também existem poses obrigatórias. São elas:

  • Duplo Bíceps de frente;
  • Peitoral e Bíceps (melhor lado);
  • Duplo Bíceps de costa;
  • Tríceps (melhor lado);
  • Abdominais e coxas;
  • Uma posse clássica a livre escolha do atleta.

O objetivo das poses é apresentar a definição e densidade dos músculos da melhor forma possível. Além de destacar o porte e a harmonia do físico do atleta

Nas poses de melhor lado, é importante que o atleta escolha sempre o perfil que mais lhe favorece. E a pose clássica livre também não deve ser negligenciada, pois é sempre uma oportunidade para destacar as melhores qualidades da sua estrutura anatômica.

Para a posse livre, contudo, existem algumas regras: é preciso estar em pé, de frente para o árbitro e não é permitido apresentar a pose “o mais musculoso”.

Vestimenta obrigatória para competir

Para competir é obrigatório o uso de uma sunga preta, lisa, entre 8 a 12 cm na lateral. O competir também é preciso estar descalço.

Peças com estampas, listras e mais de uma cor não são aceitas. Recomenda-se uma sunga tradicional preta.

A sunga deve cobrir todo o musculo glúteo e toda a parte genital. Joias, acessórios e roupas são proibidos, com exceção de aliança de casamento.

Dicas para se destacar na categoria Classic Physique?

Apesar de ser uma categoria que presa pelo estilo clássico, a estética e beleza facial não são requisitos obrigatórios. Contudo, os atletas carismáticos tendem a se destacar mais.

É importante lembrar que o fisiculturismo é um esporte de cultivo e desenvolvimento máximo do físico, principalmente os músculos. Portanto, não é uma competição de beleza.

Ficar confortável durante a sua apresentação, e contrair os músculos sorrindo, sem esforço além do necessário, é uma boa dica para ser preferido pelos jurados.

Além disso, saiba que existem algumas características que desfavorecem os atletas:

  • Pintura corporal mal feita;
  • Cicatrizes e espinhas aparentes;
  • Tatuagens que dificultam a visibilidade dos árbitros;
  • Ginecomastia.

Nesse último caso, o juiz faz a avaliação normal do atleta. E ao final, caso considere a ginecomastia como uma anomalia muito grosseira, lança uma baixa pontuação para o competidor.

Dicas finais

O atleta que consegue fazer um bom Stomach Vacuum e manter essa postura na sua apresentação costuma se destacar na Categoria Classic Physique.

No entanto, um estomago inflado é grosseiro e desfavorável, porque descaracteriza o estilo clássico da categoria. Portanto, na Classic Physique o atleta precisa ter muita disciplina, carisma, e prestar atenção aos detalhes para não se prejudicar durante as competições.

Espero que você tenha gostado das dicas de hoje. Quer saber mais? Comente!

Categoria Classic physique