Como conciliar musculação com outros esportes

A primeira coisa que você tem que pensar antes de conciliar musculação com outros esportes, é o seguinte, defina a sua prioridade, se você vai praticar mais de um esporte, mais de uma atividade física, você precisa fazer essa reflexão.

Decida logo o que é mais importante para você, o que você gosta mais, o que é prioridade. Se você não tiver isso bem definido em sua mente, vai ficar difícil conciliar a musculação com outros esportes.

Porque ninguém consegue ser o melhor em todos os esportes, não dá para ser melhor em tudo, não dá para focar em tudo.

O próprio sentido da palavra, é você ignorar várias coisas para direcionar mais energia em um único objetivo. Ou seja, caso decida focar na musculação, todos os outros esportes vão ficar um pouco para trás.

Claro que vai ter um dia para você realizar a pratica diferente, mas a musculação vai ser sempre a mais importante para você. O resto é secundário.

Ou então pode ser o contrario, você considera outro esporte mais importante do que a musculação. Você pode usar a musculação apenas para melhorar o seu condicionamento físico para ter mais rendimento nesse outro esporte que você está praticando.

Desse modo, a prática de musculação algumas vezes na semana, não deve prejudicar a prática do outro esporte que você pratica.

Exemplo de como conciliar a musculação com outros esportes(futebol)

Por exemplo, vamos supor que você gosta de jogar bola, com um grupo de amigos, e tem jogo toda quarta-feira e não tem como mudar esse dia, todos os seus amigos decidiram que o melhor dia para vocês treinarem é na quarta feira.

Nesse caso, quando você for fazer a sua divisão de treino na semana, você deve considerar que na quarta-feira, você joga futebol que é um jogo intenso que exige muito dos seus membros inferiores.

Desse modo, você não deve treinar seus membros inferiores na academia na terça-feira. Pois, isso vai prejudicar muito a sua performance no futebol.

Seria interessante você jogar o seu treino de membros inferiores talvez na quinta, que é um dia depois ou talvez na sexta que é dois dias depois do seu futebol.

Na quinta você descansa total, e só na sexta que você faz um treino intenso de membros inferiores. O gasto de energia é muito grande para membros inferiores.

Outra coisa importante que você deve levar em consideração é sobre a frequência de treinos. Se você der prioridade para o futebol, você deve treinar esse esporte mais vezes na semana.

Você deve ter uma ficha de treinos com a divisão e frequência certa de acordo com o esporte que você está dando mais importância.

E treinar musculação menos vezes por semana, como duas ou três vezes na semana. É possível ter bom resultados treinando poucas vezes na semana desde de que você treine pesado e vários grupamentos musculares diferentes no mesmo dia.

Um bom exemplo disso é o ex fisiculturista Dorian Yates, que usava a metodologia de treino Heavy Duty, em que ele treinava poucas vezes na semana 4 a 6 vezes na semana e fazia um treino muito pesado.

Aumente o consumo de calorias se o seu objetivo é ganho de massa muscular

Outro ponto importante que você deve levar em consideração, é em relação a sua alimentação, se você pratica mais de um esporte, dependendo do seu objetivo, você deve comer mais.

Por conta disso, que é muito importante você calcular o seu balanço calórico e saber a quantidade de nutrientes que você precisa para atingir o seu objetivo.

Se você quer emagrecer, praticar musculação com outro esporte, vai te ajudar muito, pois nesse caso, quanto mais gasto de calorias melhor é para você.

Mas, caso você esteja em busca de ganho de massa muscular, fazer outro esporte com alta intensidade vai atrapalhar ou dificultar a sua hipertrofia muscular.

Como o gasto calórico é maior, você vai ter que comer mais para suprir as suas necessidades energéticas. E isso dificulta muito a vida dos ectomorfos que querem aumentar de peso.

Como conciliar musculação com outros esportes