Você sabia que a hipertensão pode ser responsável pela perda auditiva?

Hipertensão e perda auditiva é o tema do texto de hoje, você sabia que a tão comum e rotineira pressão alta é capaz de causar danos ao nosso sistema auditivo e até mesmo contribuir para uma perda auditiva?

Apesar da hipertensão ser um problema comum e que pode estar presente em qualquer faixa etária da população ela dever se ter ainda mais cuidado quando falamos dos idosos; a combinação entre envelhecimento e perda auditiva natural pela idade mais a presença da hipertensão é um grande fator de risco para a saúde auditiva de idosos.

O que é hipertensão

Antes de tudo, vamos entender o que é a chamada hipertensão. Apesar de ser mais comum em pessoas idosas a pressão alta pode estar presente em qualquer fase da vida, até mesmo numa criança.

Comumente a hipertensão passa despercebida pela população uma vez em que seus sintomas são sutis e surgem de forma clara apenas em estados mais avançados da mesma.

Tal doença se é caracterizado por uma pressão anormal do sangue contra as paredes das artérias afim de prosseguir seu ciclo natural de circulação pelo organismo.

Alguns dos principais sinais e sintomas de que a hipertensão está agindo em seu corpo são:

  • Dores no peito;
  • Zumbidos no ouvido;
  • Dor de cabeça;
  • Tonturas;
  • Visão embaçada;
  • Sangramento nasal.

Pressão alta pode causar surdez

Certo, você pode então se perguntar, mas qual é a relação da pressão alta com a perda auditiva? Por que um problema relacionado ao sangue seria o responsável por uma possível surdez?

Bom, a resposta é mais técnica, porém de fácil entendimento; a pressão arterial como visto é um ciclo natural responsável por realizar a circulação de sangue por todo o seu organismo.

Com a hipertensão esse ciclo natural se é rompido. Uma vez corrompido o aparelho circulatório que é responsável pelo abastecimento de oxigênio e nutrientes por todo o corpo (inclusive o ouvido) se encontra falho.

Desse modo, diminuindo então a chegada de oxigênio e nutrientes no ouvido interno e causando então a perda auditiva, essa perda pode acontecer de forma lenta e gradual ou subitamente.

Além da falta de oxigênio e uma possível perda auditiva a pressão vascular anormal também pode ser capaz de causar hemorragias internas na orelha, tornando os problemas auditivos ainda mais graves.

Como ter uma vida saudável na velhice

O combate a hipertensão está relacionada a uma vida mais saudável, algumas das principais causas da pressão alta estão relacionados a alguns maus hábitos diários que quando em excesso são capazes de causar muito além desta doença.

Confira alguns maus hábitos que você mesmo pode ter em sua rotina e estão propensos a causar a pressão alta:

  • Ausência de exercícios físicos e sedentarismo;
  • Alimentação ruim;
  • Consumo excessivo de sal;
  • Alto consumo de tabaco;
  • Consumo exagerado de bebida alcoólica;
  • Nível elevado de estresse;
  • Obesidade.

Uma vez em que sabemos que a hipertensão pode levar a surdez, devemos então ter ainda mais cuidados afim de evitar as mesmas, e, como já citado anteriormente, esse cuidado deve ser ainda maior quando estamos tratando da população idosa.

Quando com a pressão alta controlada você estará evitando uma possível perda auditiva prejudicando a qualidade de vida daqueles que você ama.

Confira alguns hábitos diários e simples que podem fazer parte da rotina e irão faze com que você ou aquele o qual você ama tenha uma velhice mais saudável e longe da hipertensão.

  • Não esteja constantemente exposto a ambientes com sons e ruídos muito altos,
  • este não é necessariamente um ato contra a hipertensão, mas lembre-se que devido a idade deve ter ainda mais cuidado com sua saúde auditiva, o sistema auditivo se torna mais sensível a medida em que envelhecemos.
  • Não abdique da pratica de esportes, mínimos 30 minutos diários de qualquer pratica esportiva poderão ser o suficiente para uma vida muito mais saudável.
  • Alimente-se com qualidade, diminua a quantidade de sal e aumente a quantidade de alimentos como frutas, legumes, verduras, cereais, raízes e feijão, sendo capazes de evitar não apenas a hipertensão, mas diversas outras doenças.
  • Beba água, conforme envelhecemos naturalmente acabamos sentindo menos vontade de beber água, porém ela não deixa de ser uma grande aliada de nossa saúde, lembre-se de beber ao menos 2 litros de água por dia.
  • Visite médicos com mais frequência, faça visitas mais regulares a médicos de forma geral, porém, nesta época da vida é importante que mantenhamos uma maior visita ao otorrino afim de termos um maior cuidado com nossa saúde auditiva, que tal contar com aparelhos auditivos neste momento?

Naturalmente vamos perdendo células do ouvido que vão prejudicando nossa audição e ter um auxilio médico é importante.

O uso de aparelhos auditivos pode garantir que não tenhamos a necessidade de forçar nossa audição e piorar a saúde auditiva.

Viu só? Com a adoção de alguns hábitos simples como o ato de beber água poderá ser crucial para que você envelheça com qualidade, garantir um envelhecimento saudável é garantir uma melhor qualidade de vida.

Você sabia que a hipertensão pode ser responsável pela perda auditiva