Rotina saudável: 5 dicas para manter o bem-estar

O nosso corpo e a nossa mente precisam de uma rotina saudável no nosso dia a dia, ou seja, que a gente deixe para trás hábitos ruins como noites mal dormidas, alimentação desregulada, sedentarismo e muito mais.

Para ter uma rotina saudável, hábitos simples e básicos são necessários. No entanto, são justamente esses hábitos os quais são esquecidos pela grande maioria!

Se você ficou interessado(a) neste assunto, continue a leitura deste artigo e fique por dentro dos pontos mais importantes sobre como ter uma rotina saudável.

05 dicas para uma rotina saudável com mais bem-estar

Você quer ter uma rotina mais saudável? Então, tenha em mente que você precisa começar pelo básico:

1- Durma bem

Quem aí nunca teve uma noite mal dormida e passou o resto do dia sonolento, cansado, com dificuldade de concentração e um pouco mais estressado do que o normal?

Quando você não tem um sono profundo, hormônios importantes, como o do crescimento, os que ajudam na fixação, na memória e no aprendizado, os que reduzem o nível de estresse e muito mais, não são produzidos.

Para ter uma boa noite de sono, o qual proporciona o descanso que o organismo, de fato, precisa, crie um ritual caso seja preciso: tome um banho quente, deixe o quarto mais escuro, evite a luz das telas de TV e dos smartphones, evite ingerir café e bebidas alcoólicas no fim do dia.

2- Acorde cedo

O hábito de acordar mais cedo, após uma boa noite de sono, é essencial, pois levantar nas primeiras horas da manhã ajuda a construir uma rotina produtiva.

Manter esse hábito e disciplina, inclusive nos finais de semana e nos feriados, é essencial para que o seu corpo entenda e se adapte.

3- Beba água

Isso parece ser algo óbvio para todos, no entanto, muita gente esquece de tomar a quantidade de água que o corpo realmente precisa, bebendo só quando sente sede.

Quando sentimos sede, já é um alerta de que o organismo precisa se hidratar. Portanto, tente deixar uma garrafinha de água cheia sempre por perto para que você lembre de beber com mais frequência.

Quando o seu corpo está desidratado, é dificultado a eliminação de secreções, o desempenho cognitivo e o humor são afetados, o funcionamento do intestino é dificultado também e muito mais.

Portanto, beba água!

4- Pratique atividade física

Quem aí não deseja melhorar o condicionamento físico, ter a pressão arterial sempre bem controlada, garantir que o risco de diabetes ou de infarto minimizem, elevar a imunidade, contribuir para o melhoramento da postura, evitar ganho de peso e combater o estresse?

Isso tudo você consegue, de modo satisfatório, com a prática de exercício físico: musculação, caminhada, dança, corrida, natação, pilates, crossfit, bicicleta, etc.

Além disso, se você fuma, está na hora de colocar na balança o peso disso para o seu organismo.

Tente, desde já, parar de fumar.

Uma dica para isso é recorrer aos vaporizadores, um exemplo claro é o sky solo plus, um dos mais usados do mundo para vaporizar sem nicotina.

5-Tenha uma alimentação saudável

Não é novidade para ninguém a importância de manter uma alimentação saudável, sendo balanceada e com variedade.

Tente incluir na sua dieta alimentar grãos integrais, frutas, castanhas, vegetais, carnes magras, leite desnatado, iogurte, sementes, azeite, alimentos antioxidantes e com elevado teor de fibras.

Priorize alimentos mais naturais, evitando o consumo de alimentos ultra processados e industrializados, como salgadinhos, refrigerantes, achocolatados e biscoitos.

Uma dieta balanceada vai contribuir para uma rotina muito mais saudável, sendo que os benefícios virão a médio e longo prazo.

Conclusão

Agora que você está por dentro de tudo sobre como ter uma rotina mais saudável, seguindo passos básicos, está na hora de colocar tudo isso em prática, não é mesmo?

Afinal de contas, os benefícios disso são evidentes, trazendo bem-estar e qualidade de vida.

Rotina saudável