Óleos essenciais, o kit de primeiros socorros dos atletas

Óleos essenciais, o kit de primeiros socorros dos atletas

As plantas aromáticas contêm uma grande quantidade de princípios ativos, porém estas moléculas ficam ainda mais concentradas quando partes da planta são submetidas a processos de extração de óleos essenciais.

O que são óleos essenciais?

Os óleos essenciais são essências de plantas aromáticas, que são extraídas por meio de variados processos, sendo um dos mais comuns a destilação a vapor. Estes óleos foram utilizados por civilizações antigas, como os egípcios. Eles também são populares ​​na medicina tradicional chinesa e na medicina natural. Massagens com óleos essenciais ou a sua utilização em tratamentos de beleza e na aromaterapia são algumas das formas de os utilizar.

Mas você sabia que eles também têm sua utilidade no mundo do fitness? Particularmente eficazes para facilitar a respiração, preparar os músculos, relaxá-los, evitar dores ou simplesmente proteger-se dos males do inverno que retardam o treino, os óleos essenciais podem ajudá-lo no treino e nas atividades físicas, sobretudo, sem dores.

Para quem quer aprimorar a experiência de treino, cuidar do corpo antes e depois dos exercícios e adora usar produtos naturais, os óleos essenciais podem ser aliados perfeitos para qualquer rotina fitness.

Quer sua rotina de exercícios inclua levantamento de peso, esportes recreativos, exercícios aeróbicos intensos ou uma trilha com caminhada, você pode usar óleos essenciais para ajudar a melhorar seu desempenho.

Então, é hora de saber um pouco mais sobre os benefícios dos óleos essenciais para exercícios e como usá-los para um treino mais agradável e bem-sucedido.

Vantagens dos óleos essenciais

Devido às suas concentrações elevadas de ingredientes bioativos, os óleos essenciais são muito eficazes na prevenção de lesões e contraturas, e no alívio da dor e da inflamação. Portanto, podem tornar-se indispensáveis ​​para qualquer esporte que envolva músculos, tendões e articulações.

Extremamente potentes e eficazes, os óleos essenciais podem ser utilizados por via respiratória (em difusores) ou por via cutânea, bastando algumas gotas diluídas em um óleo vegetal como o de arnica ou amêndoa doce, por exemplo. Cada óleo essencial tem propriedades específicas – antissépticas, anti-inflamatórias, antiespasmódicas, desintoxicantes, cicatrizantes, etc.  

As massagens esportivas com óleos essenciais podem ser feitas antes ou depois do treino físico, com diferentes objetivos. Porém, como os óleos essenciais são substâncias muito puras, eles devem ser misturados com outros óleos neutros para não causarem nenhuma reação alérgica na pele.

Os óleos essenciais com propriedades anti-inflamatórias são ótimos para acalmar os músculos após o treino. Também para serem usados em caso de lesões ou contraturas. Alguns óleos conhecidos por suas propriedades anti-inflamatórios são o de amêndoa doce e o de alecrim.

Óleos essenciais com propriedades analgésicas podem ser usados ​​para recuperação muscular. Um exemplo de óleo com efeito analgésico é o óleo essencial de lavanda.

Os óleos essenciais têm efeito na condição física, mas também na energia e no sistema nervoso. Os óleos essenciais naturais não são proibidos no contexto de competições de alto nível e, ao contrário dos anti-inflamatórios farmacêuticos, o seu uso para aliviar a tensão articular ou muscular através da massagem esportiva não tem efeitos colaterais.

Estes são alguns óleos essenciais que podem fazer parte do kit de primeiros socorros dos atletas

Menta e Eucalipto

Ideais para apoiar, estimular e refrescar atletas, reduzem a sensação de sede e ativam a circulação sanguínea para melhor irrigação periférica. Eles “abrem” os pulmões, aceleram a aderência cardiorrespiratória característica de longos esforços, ajudando a encontrar o segundo fôlego e o bem-estar durante o esforço.

Wintergreen

Esforço excessivo ou um movimento errado resulta em dor intensa no tornozelo, cotovelo ou ombro. Para acalmar a dor, o salicilato de metila, principal componente químico da Gaultheria procumbens (nome científico do Wintergreen), é soberano. Este óleo essencial puro possui propriedades anti-inflamatórias, antirreumáticas, antissépticas e analgésicas muito poderosas. Em massagens, reduz problemas musculares, luxações, tendinites e fibromialgia, além de ter um efeito calmante.

Pinheiro Silvestre

O óleo essencial de Pinheiro Silvestre estimula a produção natural de cortisona, com propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e estimulantes. Ideal para ser usado após esforço de recuperação ou antes de preparar o corpo pra o treino.

Copaíba

Este óleo essencial extraído de uma árvore da Amazônia é interessante por ter propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. A copaíba pode ajudar na recuperação muscular tanto de atletas saudáveis quanto dos que tiveram alguma inflamação múscular.

Alecrim Cânfora

Em caso de torcicolo, contraturas ou dores que melhoram com o calor, diluir algumas gostas deste óleo essencial em uma base vegetal para massagens pode ser uma ótima solução. Tenha cuidado, pois a cânfora não é adequada para gestantes e crianças.

Cravo

O óleo essencial de cravo tem uma grande capacidade antioxidante. Estudos demonstram que a mistura de óleos essenciais de cravo, alecrim e laranja é capaz de acelerar o processo de recuperação.

Óleos essenciais para o descanso e relaxamento

A aromaterapia também pode ser usada para promover um melhor descanso, eliminar o nervosismo, o estresse ou a ansiedade antes de uma competição esportiva, ou simplesmente para descansar melhor e promover uma ótima recuperação muscular. Um sistema nervoso calmo é vital na recuperação após sessões de treinamento intenso.

Algumas das melhores essências para relaxar são:

Petitgrain

Este óleo essencial é capaz de atuar como relaxante muscular. Também é usado para aliviar a tensão e adormecer. Sua capacidade de relaxar os músculos o torna um grande aliado dos atletas e competidores.

Lavanda

O óleo essencial de lavanda, um dos mais conhecidos da aromaterapia, é usado para aliviar o estresse, o nervosismo e a ansiedade. Ajuda a adormecer e tem propriedades calmantes, sedativas e relaxantes. É o óleo essencial por excelência para acalmar o nervosismo.

Tangerina

O óleo essencial de tangerina é perfeito para casos de insônia, mas também pode ajudar a acalmar ou “desligar” a mente. É um ótimo calmante para épocas que antecedem torneios e competições esportivas.