Tipo de exercícios físicos Para Emagrecer, Ganhar Músculos e Saúde.

Os diversos tipo de exercícios físicos se forem praticados corretamente só vão te trazer benefícios.

Cada tipo de atividade física, traz um benefício específico. Existem atividades físicas aeróbicas, musculação, atividades de resistência, atividades físicas que melhoram o seu equilíbrio, melhoram as suas articulações.

Nesse texto, você vai saber quais são os principais tipo de exercícios físicos, e quais são os principais benefícios que eles trazem para a sua vida.

1-Tipo de exercícios físicos para emagrecer.

Exercícios aeróbicos são tipos de exercícios de média a longa duração. São aqueles exercícios em que você consegue manter por mais tempo a execução do movimento que você está fazendo.

Por exemplo, pode ser uma corrida de leve e baixa intensidade, pode ser a caminhada, pode ser andando de bicicleta, pode ser nadando e pode ser várias outros exercícios.

Além dos que já foram citados anteriormente, o que caracteriza ele se aeróbico, são o tempo que ele vai durar e ele vai continuar.

Geralmente os exercícios são aeróbicos, são intervalados ou com pouca pausa e depois você volta a fazer o exercício.

Porém, os exercícios aeróbicos também pode ser com pausa, o que vai mandar vai ser a intensidade dos exercícios. Em que você vai ficar entre leve e moderado e de baixo intensidade.

Ou seja, ele não é um exercício muito vigoroso, ele é um tipo de exercício físico que você consegue manter por mais tempo sem cansar tão rapidamente.

Qualquer exercício sendo dessa forma, ele é considerado aeróbico. A grande vantagem desse exercício aeróbico, é que eles conseguem prevenir a maioria das doenças cardiovasculares, e muitos deles você pode usar para emagrecer em casa, como pular corda ou corrida estacionária.

Benefícios dos exercícios aeróbicos.

Ou seja, o risco de você desenvolver doenças cardiovasculares, é baixo se você praticar exercícios aeróbicos.

Desse modo, é muito importante você fazer exercícios aeróbicos e anaeróbicos. Existem 3 fontes de energia que seu corpo usa durante a prática de exercícios aeróbicos.

A primeira vai ser a creatina, que é um pouco de energia que seu corpo usa no começo do exercício. Outra fonte de energia, vem da glicose e glicogênio muscular e hepático.

Entra também a participação do oxigênio e também a produção do ácido lático. O resultado é a produção maior de energia por mais tempo.

Um tempo um pouco maior de até 2 minutos através da sua utilização para atividades um pouquinho mais intensas.

Além disso, o seu corpo também utiliza o glicogênio muscular, a gordura, e em pequenas porções proteínas.

Neste momento, são fundamentais a presença de utilização de oxigênio. Você tem três fontes de energia quando você faz exercícios aeróbicos.

Esse é tipo de exercícios físicos que mais ajuda no emagrecimento.

E isso é muito interessante, porque você vai estar utilizando a gordura como fonte de energia durante o exercício.

Isso é uma forma de você diminuir a sua gordura corporal. São exercícios que você não cansa rápido e esse tipo de exercícios físicos são os que são mais recomendados para você emagrecer.

Um exemplo de exercícios muito bom para quem está muito acima do peso, são os exercícios aquáticos, em que você vai ficar na água.

E você não vai ter o peso do seu corpo pressionando as suas articulações.

2-Musculação.

A musculação é o tipo de atividade física fundamental para todo atleta em qualquer modalidade esportiva.

Essa atividade é um treinamento resistivo de alta intensidade com peso. E tem como principal objetivo, o fortalecimento muscular e ou hipertrofia muscular que é o ganho de massa muscular.

A maioria das pessoas identificam musculação como o ato de pegar um peso e levantar.

Realmente a musculação propriamente dita consiste em levantar uma carga contra a ação da gravidade. Ou seja, fazer a força.

A musculação também auxilia no emagrecimento. E o primeiro motivo, é que com ganho de massa muscular, você aumenta ao seu metabolismo basal.

Metabolismo basal, é o metabolismo que funciona no nosso corpo para nossas funções vitais, como respiração, batimento do coração, produção de urina.

Tudo isso passa a gastar mais calorias quando você tem mais massa muscular.

Logo fazer musculação, aumenta o seu gasto de calorias em todas as outras atividades que você faz.

Desse modo, é uma das maneiras em que a musculação ajuda no emagrecimento. A outra forma, é que quando você aumenta a quantidade de massa muscular no corpo, o seu percentual de gordura diminue.

Não tenha medo de ganhar peso!

E consequentemente você acaba tendo emagrecimento. Muitas pessoas não fazem musculação achando que vão ganhar mais peso.

Mas, sobrepeso não é prejudicial. O que é prejudicial, é o excesso de gordura corporal.

Com mais músculos no corpo, o seu gasto calórico é maior, e o seu organismo passa a usar suas gorduras com mais facilidade.

A musculação é muito particular, pois cada indivíduo tem um objetivo no esporte. Ou seja, cada atleta de cada esporte, tem que desenvolver uma forma física diferente.

É passado um conjunto de exercícios específicos e individualizados de acordo com o esporte que a pessoa pratica.

Como por exemplo, para um jogador de futebol é necessário que ele tenha um pouco mais de atenção nos membros inferiores.

Para dar maior sustentação ao quadril, joelho e tornozelo que são as articulações que mais sofrem Impacto nesse esporte.

3-Tipo de exercícios físicos para ganhar resistência muscular.

Os exercícios para ganhar resistência muscular, podem ser exercícios de musculação isolados ou multiarticulares e livres.

E devem ser feitos com cargas um pouco menores (60% da sua capacidade máxima) de uma forma que você faça mais do que 15 repetições.

Uma coisa que muitas pessoas fazem, é treinar para resistência, sem falha concêntrica. Desse modo, os intervalos podem ser mais curtos.

Quando você vai até a falha concêntrica, e se você não tiver um intervalo entre as séries de pelo menos um minuto, você vai ter dificuldade de fazer mais do que 15 repetições.

Pois, a fadiga que você vai sentir é muito grande. Desse modo, você vai ter uma queda no desempenho de resistência.

As pessoas pensam que treinar resistência na musculação, só serve para melhorar a resistência muscular.

Mas, na verdade a literatura atual tem mostrado algumas questões bem interessantes. Como por exemplo, treino de RML.

Exercícios físicos para resistência também aumentam a sua massa muscular.

O treino de resistência e de força também produz graus de hipertrofia muito parecidos com o treino convencional de hipertrofia. E até mesmo do que o treino de força.

Logo, isso é uma característica interessante, pois se você quer ganhar hipertrofia muscular, você pode incluir treinos com repetições superiores a 15 movimentos.

E além disso, obter um bom grau de hipertrofia muscular, desde que você treine até a falha muscular.

Essa variação é importante, porque os músculos são compostos tantos de fibras de força, potência quanto de fibras de resistência.

Como elas são compostas por diferentes tipos de fibra, para maximizar a hipertrofia muscular, é importante você treinar com baixa intensidade de carga.

Para estimular as suas fibras de resistência, e também treinos mais intensos com cargas mais pesadas.

Justamente para enfatizar a hipertrofia das fibras de força e potência. Desse modo, você trabalha as suas fibras como um todo.

Fazendo esse treino, você mantem seus músculos sob tensão por mais tempo.

Outro ponto do exercício físico para resistência muscular, é que você mantém, os seus músculo sob tensão por mais tempo.

Pois como o peso é reduzido, você consegue fazer mas repetições, e isso também ajuda no seu ganho de massa muscular.

Justamente por causar esse estresse metabólico aumentado, ele também acaba sendo interessante para melhorar a massa muscular.

Além de trabalhar a sua resistência de força, o treino de resistência é um tipo de exercícios físicos que gera um maior Pump muscular.

Que aquele inchaço muscular que é bastante buscado pelos praticantes de musculação.

O pump parece ter relação com a hipertrofia. Isso ainda está sendo estudado, mas existem pesquisadores que já especulam uma relação direta entre pump e os ganhos de massa muscular.

O que já sabemos, é que nada funciona para sempre. Logo, se você faz uma periodização que você trabalha períodos muito próximos a repetições de 8 a 10 movimentos.

Você também vai ter hipertrofia muscular, se você fizer 15 movimentos. Desde que seja realizados até a falha concêntrica nesse momento pode ocorrer até mais hipertrofia muscular devido a variação de estímulos.

O principal segredo para ganhar músculos.

Para hipertrofia muscular, o principal segredo é variação e progressão constante dos estímulos. Pois, nada de do que está funcionando durante um período, vai funcionar para sempre.

Logo é muito importante para você que quer ter crescimento muscular, passar por fases de resistência muscular localizado.

Ou até mesmo, dentro de um periodização ondulatória e realizar treinos mais leves e intercalados, com treinos mais pesados voltados para força.

E treinos diários caracterizados como treinos específicos para hipertrofia.

Desse modo, é muito importante você em uma fase do seu treino, treinar com menos peso e aliviar um pouco as articulações.

Porque a intensidade muito alta, por muito tempo, também pode causar outros problemas como dores e desconforto nas suas articulações.

Mas, isso não significa que treinos com mais repetições seja fácil. Esse tipo de exercícios físicos também é muito desconfortáveis e causa inchaço muscular.

Mesmo sem você trabalhar com cargas muito altas.

Desse modo, acaba sendo uma alternativa legal. Você também pode fazer treinos de resistência para o corpo todo.

Lembrando que o treino de resistência também é muito voltado para esportes de endurance.

Logo, ele é muito importante para ser contemplado dentro de uma periodização nos treinos de atletas como corredores de longa distância, ciclistas.

E os esportes que também depende de resistência localizada e melhora do desempenho. Ou seja, você tem algumas manifestações de força muscular, força máxima e potência.

Expressões de resistência e de força, é importante para atletas, com também para pessoas que não são atletas.

4-Tipo de exercícios físicos para melhorar o seu equilíbrio.

O equilíbrio está muito relacionado com o seu centro de massa de gravidade, com a nossa base de suporte.

Desse modo, a partir do momento que você aumenta a base de suporte (a distância entre seus pés) você vai ficar mais estável.

Os exercícios para melhorar o equilíbrio consiste em ficar em posições difíceis de você se equilibrar para melhorar a sua percepção e seu equilíbrio em posições normais.

Altere a sua base de suporte.

Existe uma progressão muito simples de entender, a posição mais fácil é a posição bipedal que é com seus pés afastados.

A próxima posição, é um pouco mais desafiadora, é a posição que você junta os dois pés passando para uma posição em que seu pé fica na frente do outro.

Agora posição mais difícil, é aquela em que você diminui muita base de suporte, que você pisa apenas com um pé só.

Logo, se você está querendo melhorar seu equilíbrio e está fácil ficar com os pés muitos juntos, fique apenas em uma perna só, ou vice-versa.

Fazer exercícios para aumentar o equilíbrio em uma superfície estável, como por exemplo, o chão é muito mais fácil.

Se você utilizar uma espuma, essa vai ser mais uma superfície instável que vai ajudar. Vai ser mais difícil do que o chão.

E para dificultar ainda mais, você pode usar um disco elástico e você vai usar mais estratégias de equilíbrio para se manter na mesma posição.

Você também pode fazer movimentos de flexão e extensão de tronco, quando você faz isso, você eleva o seu centro de massa para próximo da base, depois você afasta.

E para fazer isso você usa muitas estratégias de equilíbrio. E além disso, é algo muito desafiador.

Você também pode fazer movimentos de rotação de tronco, movimento com os membros superiores tudo isso vai gerar um certa instabilidade.

É isso que você precisa fazer para que no seu dia a dia, quando você estiver andando, ou precisar fazer alguma coisa com os braços, você não vai se desequilibrar.

Além disso, você pode fazer esses exercícios com os olhos abertos, e também com os olhos fechados.

Porque, a partir do momento que você tira o recurso visual fica mais difícil conseguir equilíbrio. Desse modo, você acaba desenvolvendo estratégias mais sensoriais para ajustar seu equilíbrio.

E isso melhora também sua percepção.

5-Tipo de exercícios físicos para aliviar dores e lesões.

Esse tipo de exercícios físicos, geralmente são exercícios utilizados na fisioterapia, para pessoas que sofreram alguma lesão.

Ou então, para pessoas que são muito sedentárias e tem algumas dores nas articulações, ou para pessoas mais velhas.

Mas, também pode ser exercícios de musculação. Pois, quando você ganha mais massa muscular, as suas articulações ficam mais protegidas.

E também em muitos exercícios de musculação, você vai trabalhar sua mobilidade e você vai melhorar as lubrificações das suas articulações.

6-Atividades físicas recreativas.

Essas são inúmeras atividades que as pessoas praticam pensando em primeiro lugar, em se divertir.

Geralmente são atividades aeróbicas, e trazem muitos benefícios principalmente para emagrecer e aliviar o estresse, e também melhorar muitos problemas emocionais.

Pois, são atividades divertidas e as pessoas se distraem muito, como jogos de futebol, jogos de vôlei, exercícios em grupo.

A desvantagem, é que nem todo mundo consegue praticar esse tipo de exercícios físicos. Pois, é necessário uma habilidade maior, e conhecer as regras do jogo.

Como por exemplo, para jogar Voleibol, é necessário muita equilíbrio e a aptidão física, e muitas outras habilidades. Já fazer uma caminhada na esteira é bem mais fácil.

exercícios físicos Para Emagrecer