Como ativar o metabolismo e fazer dieta?

Você já deve ter ouvido falar que aumentar o metabolismo, faz com que você emagreça mais a longo prazo e pessoas que têm o metabolismo mais lento, tendem a ter mais dificuldades na perda de peso. Mas você sabe como ativar o metabolismo, para queimar mais calorias?

Como ativar o metabolismo é o que nos interessa para podermos perder peso, fique atento a algumas dicas.

O metabolismo é a capacidade que temos de transformar os alimentos que ingerimos em energia. E energia nos permite desenvolver nossas atividades diárias: levantar-se, trabalhar, andar, etc.

Claramente, se consumimos mais calorias do que você queima, você vai engordar. Muitas vezes não é grande deslize de nossa dieta que nos faz engordar e sim acontece quando comemos um pouco mais do que gastamos diariamente, para isso, é preciso ter um equilíbrio entre consumo e gastos de calorias.

Como ativar o metabolismo para emagrecer mais?

Existem várias maneiras de como ativar o metabolismo, ou seja, causar queima de calorias mais intensamente durante o dia.

A primeira e mais importante é desenvolver algum tipo de exercício físico, neste caso, o exercício aeróbico é a melhor opção como natação, corrida, tênis, ciclismo. Além dos inúmeros benefícios que tem para a saúde, é preciso acrescentar que é o maior acelerador de metabolismo existente.

Se pudermos ir para a academia, ou simplesmente correr meia hora todos os dias, estamos ajudando a acelerar a queima de calorias.

Temos que escolher uma atividade física que nos permite construir músculos, tais como levantamento de pesos em uma academia, pois manter uma musculatura firme e definida exige muito do corpo e por isso requer muitas calorias para manter os músculos presentes no nosso corpo.

Outra dica importante para ativar o metabolismo, é a dieta de comer 5 vezes por dia. Café da manhã e almoço deve ser mais abundante, e jantar , lanche, e um lanche no meio da manhã, deve ser mais leve. Mas isso pode variar de pessoa para pessoa, por isso a consulta a um nutricionista é sempre recomendado.

Em qualquer caso, não devemos comer menos de 1200 calorias por dia. Nem nunca deve saltar o lanche antes do almoço, porque, ao lado do almoço é a refeição mais importante do dia.

O que conseguimos fazendo as 5 refeições por dia, é manter o organismo saciado pelo tempo correto sem contar que até mesmo a digestão gasta energia gerando emagrecimento, pois também há gasto calórico.

Além disso, o corpo, que é uma máquina muito sábia, ela queima as calorias ingeridas quando comemos pouco, mas continuamente. Quando pulamos uma refeição seu corpo queima mais lentamente, porque ele não sabe quando você vai ingerir mais fonte de energia, então ele faz reservas de energia na forma de gordura impedindo sua dieta de ter resultados.

Se comemos com regularidade 5 vezes por dia , seu metabolismo queimará o que você come antes, porque não precisa de reservas de calorias para te manter “vivo”. Além disso, menos tempo decorrido entre as refeições resulta em menor sensação de fome e evita ficar “beliscando” guloseimas.

A ingestão de chá, ingestão de líquidos, água, e cafeína e proteína, especialmente o vermelho e o verde , aumentam a taxa de queima de calorias e também servem para ativar o metabolismo, além de outros vários alimentos termogênicos, que podem fazer seu corpo queimar mais calorias.

Como se manter na dieta por muito mais tempo?

O sucesso de resultados, é sempre a constância, mas como ter constância, se você não está seguindo a dieta corretamente?

Uma nutricionista, pode te auxiliar a ficar na dieta por mais tempo, pois os alimentos são escolhidos de acordo com os gostos e necessidades de cada paciente e suas individualidades.

Veja agora, algumas dicas úteis para fazer com que a dieta seja eficaz a longo prazo e de os resultados esperados, principalmente na perda da barriga.

Comece o mais cedo possível a dieta. Benjamin Franklin disse que “um hoje vale por dois amanhãs”.

Vamos dar algumas dicas para fazer dieta com constância. Fique com essa matéria maravilhosa sobre perda e manutenção de peso, que vai com toda certeza mudar sua vida.

  • Não tente o impossível ou que você provavelmente não irá fazer: Proponha-se a perder peso lentamente e sempre pense a longo prazo, e não nos resultados que você terá hoje. Ao tentar perder muito peso em dois dias o fracasso é garantido.
  • Se deve comer ou não: Morrer de fome é um sacrifício inútil. Não comer tudo o que você consegue é prejudicar a saúde.
  • Coma devagar, é comprovado que a sensação de saciedade chega ao cérebro até 15 minutos depois de começar a comer. Isso sempre funciona, basta segurar a sua ansiedade por comer.
  • Sirva os pratos na cozinha, assim é mais fácil de controlar o que você come e evita beliscar mais comidas.
  • Faça um bom desjejum, pois a primeira refeição do dia é a mais importante.
  • Não pule as refeições, pois se ficarmos sem comer durante horas iremos chegar à próxima refeição com duas vezes mais fome e comer coisas que não devíamos.
  • Nunca ir às compras com o estômago vazio, assim se evita tentações ou comprar coisas que estão fora da dieta.
  • Escovar os dentes toda vez que você sentir fome, mesmo que pareça bobagem, mas o frescor do creme dental acalma a sensação de fome e pode enganar o seu cérebro.
  • Não pesar-se todos os dias: Se você o fizer uma vez por semana é suficiente para verificar o seu progresso e ajuda a evitar a ansiedade diária por resultados muito cedo.
  • Para combater o tédio e evitar a tentação de beliscar algo. Faça um passeio, leia…
  • Não fique horas sem comer. Faça 5 refeições por dia, sem pular o almoço e o lanche.
  • Vigie sua geladeira e evite guardar alguma comida tentadora, preenchê-la com frutas e legumes.
  • Use panelas antiaderentes e evite cozinhar os alimentos com mais gorduras.
  • Cozinha com imaginação. Acostumar-se a sempre comer os mesmos pratos leva ao tédio e, portanto, torna-se mais fácil de voltar para receitas tradicionais, carregadas de calorias indesejadas.

A dieta não é um sacrifício, é um investimento em saúde e sempre vale a pena fazer, se for de forma saudável.

Como ativar o metabolismo e fazer dieta