Dieta low carb funciona? Descubra agora

Dieta low carb funciona?

Oi tudo bem com você ?

Seja muito bem vindo ao meu site, e nesse post, você vai tirar suas dúvidas e saber um pouco mais sobre a dieta low carb.

Que dieta é essa que todo mundo quer fazer?

Será que fazendo a dieta low carb, eu vou emagrecer mais rápido?

A dieta low carb é o segredo para você emagrecer de verdade?

Todo mundo pode fazer dieta low carb?

Tire essas dúvidas e muito mais, no texto abaixo, dieta low carb mitos e verdades.

O que é a dieta low carb?

Primeiramente vamos entender o que é a dieta low carb. A dieta low carb culturalmente falando, nada mais é do que você reduzir um dos três macro nutrientes.

Você tem os carboidratos, as proteínas e as gorduras. Os carboidratos, é que serão reduzidos em quantidades mínimas e você substituirá esse macro nutriente por proteínas e gorduras.

Existem vários mitos e várias filosofias para low carb, existem pessoas que dizem que o ser humano, não foi feito para comer carboidratos. Quando estávamos na época antiga só comíamos carne.

Bom, entenda que a época neandertal , ficou para trás, hoje não necessariamente, precisamos ser carnívoros, para manter uma boa alimentação.

Existem pessoas vegetarianas e existem até os veganos, e todos eles quando bem alimentados esbanjam, saúde.

Vamos falara sobre dieta low carb . Low carb, é você reduzir carboidratos e a quantidade de carboidratos por dia.

Lembrando que, os carboidratos estão presentes nos alimentos, os alimentos não são carboidratos. Arroz contém carboidratos, ele não é carboidrato.

150 gramas de carboidratos por dia numa faze inicial de low carb, progredindo aos poucos chegando ao limite de 100 carboidratos por dia.

Se você ingere essa quantidade, você está em dieta low carb.

Agora, você vai emagrecer com low carb?

Ai a conversa muda.

Você tem que lembra que as dietas para emagrecimento, são dietas restritivas em carboidratos, os carboidratos são uma excelente fonte de energia.

Ficar sem carboidrato, vai demandar em você, um déficit de energia, ai você utiliza gordura como fonte de energia.

As proteínas têm uma propriedade chamada de gliconeogêneses, elas podem se transformar em energia.

Reduzindo os carboidratos, não necessariamente você emagrece, mas fará você reduzir as calorias.

Seu corpo é matemático. A quantidade de calorias que você ganha, versus a quantidade de calorias que você gasta.

E é ai que você vai em emagrecer, se você restringir os carboidratos, mas abusar das gorduras e proteínas, você não emagrece.

E se você comer bastante gordura, você vai conseguir emagrecer ?

Você não vai emagrecer.

Não acredite em mentiras

Tem muita gente que diz que emagreceu, assim , comendo bastante comidas gordurosas, muita salsicha, e essa pessoas diz que emagreceu 10 kg em 10 dias.

Mas, na verdade essa pessoa está mentindo. Pois é impossível perder essa quantidade de gordura, em tão pouco tempo. Talvez essa pessoa perdeu retenção de líquidos.

Cuidado com os exageros

Os carboidratos são convertidos em glicose no corpo, e parte dessa glicose são utilizados para a glicemia sanguínea alimentar os tecidos musculares anaeróbicos, que são tecidos que se alimentam de glicose.

Outra parte vai para seu tecido hepático, e la ela recebe moléculas de água, e essas moléculas de água associadas a glicose , formam uma substância chamada de glicogênio e ele é conduzido ao tecido muscular.

E é o glicogênio que é responsável pela explosão de força junto com as moléculas de atp no seu treino de musculação, e é ele que da energia para o seu treino.

Quando você entra na dieta low carb, rapidamente seu estoque de glicogênio muscular se reduz, se você perde glicogênio, você está perdendo glicose e água.

E isso acontece, mais ou menos numa proporção de 3 para um, uma parte de glicose para 3 de água.

Dessa maneira você perde muita água. Se você perder 10 kg em 10 dias de dieta low carb, você perdeu muita água, você desidratou seu corpo, principalmente seu tecido muscular.

A dieta low carb funciona, basta você fazer corretamente

Mas, isso não quer dizer que a dieta low carb não funciona, você pode sim realizar adieta low carb e permitir que seu corpo utilize a reserva de gordura como fonte de energia,

Desse modo, é garantido que você emagreça, se essa dieta low carb tiver menos calorias do que você está gastando.

Você tem taxa de metabolismo basal , que é a quantidade de calorias para se manter vivo, e também tem o gasto calórico com suas atividades diárias, trabalho, estudo, caminhar…

Então, a dieta low carb funciona?

Tudo isso gasta energia, e essas energia é liberado pelo que você come, ou pelo que você tem estocado em forma de gordura.

Se você tem o suficiente para manter todo esse processo. Ou seja a quantidade de calorias necessárias para fazer essas atividades, você não vai emagrecer.

Agora, se você fizer uma dieta low carb e associar a quantidade correta de proteínas e gorduras, que lhe trarão o déficit calórico, você vai emagrecer.

Qual a vantagem de fazer dieta low carb?

A vantagem da dieta low carb, é que você reduz muito o estímulo da insulina, quanto menor o estímulo da insulina, melhor é a possibilidade de queima de gordura.

Estudos demostram, que picos muito grandes de insulina, comprometem o processo lipolítico. Que é a queima de gordura.

Outro detalhe, o low carb estímula menos a fome, aquele desejo de comer, o que é muito bom para pessoas que costumam falhar na hora de fazer dieta e passam a comer mais que o necessário.

Dieta low carb funciona, mas tome cuidado.

Mas não se esqueça, a dieta low carb, dieta cetogênica, vai ser muito mais adequada para você se for feita, por um nutricionista. Pois ele vai calcular direitinho a distribuição energética adequada.

Resumindo, a restrição calórica é que vai ser o seu principal aliado no seu emagrecimento.

A dieta low carb pode prejudicar o ganho de massa muscular?

Isso depende muito, pois o ganho de massa muscular, está muito ligado, a taxa de proteína.

Se você mantém uma taxa de proteína 1,8 ou 2,2 por cada quilo corporal, você vai está protegendo sua massa muscular do catabolismo (que é a destruição de massa muscular).

Agora para hipertrofia, que é o ganho de massa muscular, essa taxa de proteína está ,muito adequado.

Mas fique atento, pois baixos níveis de carboidratos reduzem drasticamente a sua produção de glicogênio, e você não vai ter aquele músculo denso, e talvez terá menos força no treino.

Fazendo dieta low carb, talvez você perca um pouco a força no treino, porque o carboidrato é primaria e principal fonte de energia para seu corpo.

Resumindo, o déficit calórico, é o principal para você conseguir emagrecer.

Se você quiser saber um pouco mais sobre fazer dieta:

Veja também :6 Estratégias infalíveis para fazer dieta e perder peso rápido.

Dieta low carb funciona