emagrecer rápido

Tipo de dieta para emagrecer rápido

Existem inúmeras formas de perder peso, e o ideal é que você escolha o tipo de dieta para emagrecer mais fácil de fazer. As pessoas buscam muito fazer dietas por conta de uma busca por estética e uma melhora na saúde e a alimentação.

Existem dietas muito restritivas e esse tipo de dieta para emagrecer você deve evitar, pois geralmente você perde muito peso, e o problema das dietas extremas, é que você pode perder bastante massa muscular além da gordura.

Os melhores tipos de dietas, é aquela em que você perde gordura, mas preserva o máximo de massa muscular possível, porque perdendo os músculos, você ficará flácida depois do emagrecimento.

Nesse artigo eu vou citar cinco tipos diferentes de dieta e você pode ver os benefícios que cada uma oferece e como elas funcionam para você ter uma noção de qual delas você deve usar na sua alimentação.

Dieta Dukan

O primeiro tipo, é a dieta para emagrecer é a Dukan que foi criada pelo francês Pierre Dukan e essa dieta tem como principal objetivo o consumo de proteínas.

Ela é dividida em duas fases, na primeira fase você emagrece, e na segunda fase você mantém o peso que você conseguiu.

Essa dieta, é um pouco restritiva e você emagrece muito rapidamente, essa dieta dá uma boa motivação, porque você acaba emagrecendo muito rápido.

Ela é ideal para quem tem pressa, mas que não se importa muito em ter restrições alimentares e nessa primeira fase que é chamada de fase de ataque é onde você perde muito e peso você come apenas alimentos ricos em proteínas.

Fase 1

Nessa fase, também não é especificado muito bem a quantidade e o tipo de alimento rico em proteína que você deve consumir. Você pode comer ovos, peixes, frutos do mar, laticínios e presuntos magros.

Fase 2

Na fase 2 chamada de Cruzeiro, você deve manter uma perda de peso constante e você deve perder de 1 a 2 kg por semana e manter sempre essa mesma quantidade de perda até que você consiga atingir a quantidade ideal que você queira.

Além de alimentos ricos em proteínas, você também pode consumir legumes e verduras como abobrinha, espinafre e alface.

Pois, os alimentos são baixíssimos em quantidades de calorias e também eles eles trazem uma boa saciedade e ajudam a controlar sua fome.

Fase 3

Na fase três chamada de consolidação, você mantém o peso que você conquistou na fase 2 e você pode comer alimentos com carboidratos, mas de forma moderada.

O tempo de duração dessa dieta, é de mais ou menos 10 dias para cada quilo que você perde, por exemplo se você perde 7 kg você deve passar 70 dias fazendo a dieta.

Fase 5

Na última fase chamada de estabilização, você pode acrescentar alimentos normais, mas você tem algumas regras a seguir. Aqui você mantém o peso que você conquistou e desse modo emagrecendo de vez e ficando longe do efeito sanfona.

Como por exemplo, comer apenas alimentos ricos em proteínas na quinta-feira e caminhar 20 minutos por dia e comer farelo de aveia.

A caminhada e consumo de farelo de aveia e a ingestão correta de água, você deve fazer durante todo o processo de dieta e para você sempre manter o seu peso.

As desvantagens de fazer essa dieta, é que você pode aumentar o seu colesterol ruim e ter uma baixa energia devido à falta de carboidratos que são a nossa principal fonte de energia.

Mas caso você consuma fontes limpas de proteínas como peixes, frangos e clara de ovos, o aumento do colesterol não vai ser um problema.

Dieta Low carb

Uma das dietas mais famosas que existem é a dieta low carb, ou seja baixa quantidade de carboidratos. Isso não significa que você deva cortar os carboidratos completamente.

Mas, sim consumir poucos carboidratos e alimentos pobres em carboidratos, os carboidratos são muito ricos em energia e quando você quer emagrecer na verdade você quer consumir menos energia e gastar mais.

A diferença entre uma dieta normal e a dieta low carb é que na dieta normal você come 50% de carboidrato e na dieta low carb você come 40% ou até menos que isso de carboidratos.

Para tornar esse tipo de dieta mais fácil, você deve consumir alimentos com baixo índice glicêmico e alimentos integrais. Pois, eles são ricos em fibras e aumentam a sua saciedade e você não sofre sentindo fome.

O positivo dessa dieta, é que você emagrece rápido e ela também ajuda a prevenir diabetes por conta do consumo baixo de açúcar.

Leia também: Dieta para emagrecer 10kg em 7 dias

Mas, em compensação você também pode sofrer com falta de energia. Os carboidratos são a nossa maior fonte de energia.

Dieta Dash

Esse tipo de dieta para emagrecer, tem como principal objetivo a redução e controle da pressão arterial e não muito do emagrecimento como a maioria das dietas.

Ela foi criada pelo Instituto Nacional de pulmão, coração e sangue nos Estados Unidos e ela tem como principal objetivo cortar o consumo de alimentos ricos em sódio, gorduras saturadas e colesterol.

A pessoa que vai seguir esse modelo de dieta, deve consumir alimentos como grãos e seus derivados, proteínas de boas fontes como frango, peixe e claras de ovos.

A vantagem dessa dieta, é que ela não é muito restritiva e você pode variar bastante seus cardápios e tendo várias opções de alimentação saudável. Embora não seja o objetivo principal dessa dieta, você também pode perder peso.

Dieta paleolítica

Essa dieta paleolítica se assemelha muito a alimentação que os nossos ancestrais tinham.

A proposta desse modelo de dieta é que você coma apenas os alimentos que os nossos ancestrais comiam na época paleolítica que eram frutas, carne de caça e peixes, apenas alimentos saudáveis.

Muitas pessoas que seguem esse modelo de dieta, falam que não é apenas uma dieta mas sim um estilo de vida. Pois, você também deve praticar jejum e evitar alimentos industrializados como massas e alguns tipos de grãos.

É como se você tivesse a mesma alimentação que os nossos ancestrais tinham. Porém, de uma forma mais fácil porque você não vai ter que caçar e nem ficar colhendo frutas.

Os principais alimentos que você pode consumir nessa dieta, são carnes e frutas e se você exagerar bastante nesses alimentos você pode prejudicar sua saúde por conta da alta concentração de proteínas e de frutose.

Dieta cetogênica

A dieta cetogênica tem como principal objetivo o maior consumo de gorduras e menos de carboidratos.

A maior vantagem dessa dieta, é que na falta de carboidratos o seu corpo vai utilizar as suas gorduras como fonte de energia e esse processo é chamado de cetose.

Os principais alimentos permitidos nessa dieta, são ovos, carnes vermelhas, azeite, manteiga, carnes de aves e verduras. Essa dieta pode te proporcionar um rápido emagrecimento por conta da falta de carboidratos.

Tipo de dieta para emagrecer – Considerações finais

Esses tipos de dietas são praticadas por muitas pessoas e trazem muitos resultados, mas antes de começar qualquer tipo de dieta para emagrecer, você deve antes consultar um profissional de nutrição para que você não prejudique a sua saúde.

Além disso, os nutricionistas calculam as quantidades adequadas de calorias que você deve consumir no dia com base nos seus objetivos e nas suas necessidades energéticas.

As informações que você leu neste artigo, são apenas de caráter informativo, e não substituem consultas com um nutricionista.