Apoio para flexão, como escolher o seu?

Você já pensou em ter um apoio para flexão e facilitar a sua rotina de exercícios?

Fácil de segurar, instalar e manter, um bom suporte para flexão é uma alternativa procurada por um número cada vez maior de pessoas. Afinal, fazer suas flexões com um fica muito mais simples.

Também é uma ideia perfeita para quem tem pouco espaço, mas gosta de malhar em casa. E quer investir em um equipamento de preço acessível. Porém, versátil, já que possibilita realizar diferentes tipos de exercício para os braços.

Mas, como escolher um apoio para flexão? Será que tem diferença de um modelo para outro? Vale mesmo a pena ter um? Continue lendo e descubra!

Para comprar no magazine Luiza, acesse este link.

O que é um apoio para flexão?

Um apoio para flexão, também chamado de suporte para flexão, é um aparelho de academia simples. Sua principal função é facilitar a prática de flexões.

A flexão de braço é um dos exercícios mais simples e práticos para fazer. E proporciona diversos benefícios, o que inclui:

  • Trabalha diferentes músculos, como tríceps, peitoral e deltoides;
  • Alguns tipos de flexão também trabalham core e a lombar;
  • Fortalece a resistência;
  • É um bom exercício aeróbico;
  • Favorece o ganho de massa magra;
  • Aumenta a força, a resistência e o equilíbrio.

O apoio para flexão permite alcançar todos esses benefícios, que também são objetivos para quem treina de forma assídua, com maior rapidez e agilidade.

Como funciona um suporte para flexões?

O funcionamento de um suporte para flexões é simples: basta fixar o aparelho em um local do chão, e se apoiar nele durante a realização de suas flexões.

Cada suporte tem duas hastes, uma para cada mão, feitas especialmente para que o usuário segure durante o exercício. Tudo sem deslizar ou escorregar.

Com isso, o aparelho permite colocar bastante força nos braços enquanto segura e empurra em cada movimento realizado.

O suporte também permite fazer flexão aberta e fechada. Alguns modelos permitem ainda movimentos mais complexos, como vamos ver a seguir.

Como escolher um bom apoio para flexão?

Embora seja um aparelho simples, é preciso prestar atenção na qualidade e design do suporte. Pois, somente assim você pode ter certeza de que vai adquirir um produto de qualidade.

Mas, isso não é tudo. Já que existem diferentes tipos de apoio para flexão no mercado. Então, vale a pena conhecer alguns detalhes antes de escolher o seu.

E vamos começar com o tipo de suporte.

Suporte comum, giratório ou plataforma para flexão?

Um apoio para flexão comum é feito de aço e tem alças acolchoadas. O aparelho vem com duas hastes que devem ser parafusadas em uma base fixa no chão. É possível movimentar as hastes para fazer flexões mais abertas ou fechadas.

Porém, alguns modelos de suporte comum possuem base removível. Ou seja, você pode levar o seu apoio para a academia ou outros lugares com facilidade.

Já o apoio para flexão giratório permite que as hastes girem, e proporciona uma variedade maior de movimentos graças a isso. Portanto, é uma ótima escolha para quem quer trabalhar mais músculos durante suas flexões.

Por fim, a plataforma para flexão ou prancha de flexão é um modelo mais fácil de usar. Pois, os encaixes para as hastes são pré-definidos. Uma excelente escolha para iniciantes, mas com pouca versatilidade para usuários mais experientes.

Confira o peso suportado e estabilidade

Verifique qual o peso pelo apoio de flexão que escolher antes de fechar negócio. Pois, os dependendo do modelo e da marca esse número varia.

Portanto, caso escolha o suporte errado para seu peso. Você corre o risco de sofrer um acidente caso tente usá-lo. Ou, no mínimo, o aparelho não terá utilidade para você.

Além disso, um apoio para flexão precisa ser estável para garantir segurança. Para isso, fique de olho em 2 detalhes:

  • Material de revestimento da base;
  • Formato do apoio.

Nesse último quesito, o suporte comum, com hastes móveis, é o de menor estabilidade. Sendo mais recomendado para usuários com experiência.

Já o material de revestimento mais recomendado é a borracha ou espuma

Montagem e nível de conforto

O mais importante para o quesito conforte é verificar seu a haste que você segura durante as flexões tem um revestimento macio. Caso contrário, você vai ter maiores dificuldades para realizar seus exercícios.

E não se esqueça de conferir também como é a montagem do aparelho. Lembre-se que você vai precisar de um espaço na sua casa que não seja muito utilizado para fixar o apoio.

Outro ponto importante é que nem todos os apoios pra flexão são demonstráveis ou tem a base removível para transporte. Pense nisso caso você queira guardar o aparelho quando não estiver em uso. Ou levar com você para outros lugares.

Concluindo

Um apoio para flexão é dica simples de aparelho de academia, mas que pode fazer a diferença nos seus treinos diários.

Já o preço varia do suporte varia. Isso porque você encontra modelos facilmente a partir de R$ 30 reais.

Você já tem um apoio para flexão? Está pensando em comprar um? Deixe seu comentário!

apoio para flexão