Hormônio gh para que serve? Entenda de forma fácil e rápida

Neste post você vai conhecer um pouco sobre o hormônio gh, que é cientificamente conhecido como somatropina.

Os hormônios do GH não fazem parte dos hormônios esteroides, como os hormônios derivados da testosterona.

Eles são hormônios fragmentados de peptídios, ou seja de aminoácidos.

Todo hormônio GH ou hormônio peptídico tem esse nome porque ele tem uma molécula de NH2.

Na indústria farmacêutica eles são chamados de produtos de biotecnologia, que é uma ciência muito diferenciada para produzir, somatropina(gh) é algo muito complexo.

Tanto que no brasil, não existe nenhuma indústria que fabrique o principio ativo, somatropina.

Portanto qualquer GH sendo utilizados aqui no brasil por pacientes, são vindos de fora, muitos vem da Europa, Alemanha, Dinamarca, entre outros países.

O que é o GH

Ele é uma sequencia de 191 aminoácidos. Alguns laboratórios que possuem menos tecnologia, porque ele é produzido através de crescimento celular.

E alguns laboratórios que têm menos tecnologia acabam produzindo GH com 192 aminoácidos um a mais.

E isso pode até causar algumas reações alérgicas e você produzir anticorpos contra o hormônio gh, e assim você perde o efeito no seu organismo.

Isso geralmente acontece muito com os hormônios gh vindos da China, e já não acontece muito com os que vem da Europa, Alemanha e da Suíça.

Você produz hormônio gh naturalmente.

O hormônio gh é produzido naturalmente no nosso corpo. O GH é o hormônio do crescimento, então ele é muito produzido durante a infância e adolescência. e apos a fase adulta, agente começa a diminuir a produção dele.

Você apenas diminui a produção, mas mesmo depois da fase adulta você ainda continua produzindo gh só que em quantidades menores.

Então, o hormônio gh, você produz até morrer, ele fica armazenado na sua pituitária, que fica bem na base, bem no centro do cérebro.

E ele é secretado devido a alguns estímulos como por exemplo, o treinamento com pesos , o sono, jejum estimula a secreção de hormônio gh.

Como você viu, existe vários estímulos para a secreção de hormônio gh, entretanto, com o avançar da idade agente começa a diminuir a secreção dele.Ele ta armazenado no cérebro, porém agente não libera ele.

A secreção de hormônio gh vai diminuindo com o avançar da idade, para que você não continue crescendo.

Efeitos colaterais do uso do hormônio gh.

Um dos efeitos colaterais do hormônio gh, é que mãos, pés e orelhas ainda continuam crescendo. E é comum de quem faz uso de doses muito altas precisar trocar o tamanho do tênis.

Porém mesmo utilizando doses altas de hormônio gh, você não continua crescendo em estatura, porque isso depende de várias outras coisas além do hormônio do crescimento.

Existe muitos mitos do uso do hormônio gh, dentre eles o risco de câncer, e as pessoas relacionam muito isso porque o hormônio gh, é um hormônio do crescimento, e o câncer é o crescimento desordenado das células.

Então, por dia nos temos cerca de uma morte de 50 bilhões de células no corpo e agente precisa produzir novas 50 bilhões de células novamente.

Quando você é criança você tem um equilíbrio diferente você precisa produzir mais células do que você perde, para você continuar crescendo.

Quando você atinge a fase adulta o número de células que morem começa a se equilibra com o número de células que nascem.

E se mesmo depois de adulto, você continuar produzindo mais células do que morre, isso caracteriza um tumor, e existe 2 tipos.

Tipos de tumores.

O Tumor benigno é aquele que cresce apenas em um tecido e não se espalha para os outros.

Já o maligno é aquele que se espalha para outros tecidos, porque uma célula canceriana cai na corrente sanguínea, e onde ela para, ela vai começar um novo crescimento tumoral.

Então muito se especula do hormônio gh, a respeito do crescimento tumoral porque o gh estimula o crescimento celular.

Mas, existe outro peptídio que estimula esse crescimento, mais do que o hormônio gh, que é o IGF-1, e ele é produzido em resposta a secreção de gh.

Então quando você aplica o hormônio gh, ou quando seu corpo produz gh naturalmente, esse peptídio atinge a corrente sanguínea e quando chega no figado ele produz IGF-1.

O efeito que você quer.

E esse é um fator de crescimento similar a insulina, e esse IGF-1 que deixa você seco e que faz você desenvolver mais rápido sua massa muscular.

E muitos estudos mostram que células cancerígenas, têm muitos receptores de IGF-1.

Então, essas células cancerígenas acabam fazendo uma utilização maior desse peptídio que está na corrente sanguínea. E por isso tem o crescimento tumoral.

Mas é importante agente lembrar, que não existe nenhum estudo que comprove que é o IGF-1 que causa o câncer.

Porque na verdade o câncer, é causado por erros de divisão celular, quando nos temos uma divisão celular, uma célula vai morrer e outra vai sobreviver.

E assim a gente tem uma duplicação de DNA para que cada célula siga sua vida como uma fita de DNA.

Então, a copia é feita para a duplicação, e quando você tem um erro, na copia do DNA, agente chama isso de mutação.

E quando você tem uma célula com mutação, ela começa a gerar erros, e assim é gerado um acúmulo de erros, e esse acumulo é chamado de mutação.

O hormônio gh não causa câncer, mas ele pode deixar essa doença mais grave.

Logo o tumor, o câncer, não é causado pelo hormônio gh, mas uma vez que você tem uma mutação que gera um tumor.

E assim pode usar o hormônio do crescimento para crescer mais rápido.

Só para ficar claro o hormônio gh, não tem relação nenhuma com o surgimento do câncer, mas ele acelera muito o desenvolvimento dessa doença.

Se você já tem alguma célula cancerígena, dentro do seu organismo, já existe estudos que comprovados, os efeitos com pacientes que já tinha o histórico de câncer e fizeram uso paralelo de hormônio gh, para fins terapêuticos diversos(a pessoa precisava do hormônio de crescimento)

E aconteceu que, essa pessoa começou a aumentar o número de células cancerígenas no corpo.

Ou seja se você não tem câncer, não tem nenhum estudo que comprove que você vai ter essa doença por conta do uso do hormônio gh.

Atletas de fisiculturismo.

E é por essa razão que muitos atletas de fisiculturismo utilizam hormônio gh, durante muitos anos e nunca desenvolveram câncer.

O perigo é se você tiver histórico de câncer na família, e se você já tiver uma célula cancerígena, no seu organismo, que não está lhe fazendo nenhum mal.

E a chance de você turbinar essa célula cancerígena é muito grande e esse câncer pode te matar.

Pois já existem estudos que provam que células cancerígenas tem afinidade muito grande com o IGF-1, que é muito estimulado pelo hormônio gh.

É importante salientar, para o seguinte, as proporções necessárias para um surgimento de um tumor é de 15% fatores genéticos e 85% estilo de vida.

Então, várias atitudes como cigarro, bebidas alcoólicas e sedentarismo, são estímulos para você desenvolver o câncer que você provavelmente teria.

Agora, existem outros comportamentos que reduzem o risco de desenvolvimento de câncer, como praticar atividade física, e consumir alimentos ricos em antioxidantes, como vegetais por exemplo.

O interessante é que, pessoas que fazem uso de hormônio gh com finalidade de ganhar performance no esporte,

Elas já estão combatendo o risco de ter câncer de outras formas, como praticar atividade física e fazer dieta.

E outro fato muito importante sobre o hormônio gh é sobre as doses.

As pessoas não sabem do que foi tratado no texto acima, pensam que o risco de câncer está relacionado com as doses tomadas. O que não é verdade.

Até mesmo porque crianças que precisam fazer um tratamento com hormônio gh, geralmente por recomendação médica tomam 12 uis de gh. O que é considerada uma dose bem alta.

Como você já sabe, o surgimento do câncer está muito mais relacionado com os hábitos do que com o uso de gh.

E um criança geralmente tem hábitos saudáveis, ela não consome bebidas alcoólicas, e nem fuma.

Também elas praticam bastante atividade física quando estão brincando, por isso que os médicos sabem que não é perigoso para elas.

Já para uma pessoa com 30 anos de idade é muito mais perigoso.

Pois ao longo da sua vida ela já deve ter feito muitas coisas que favoreciam o surgimento de câncer, como fumar, alcoolismo, sedentarismo…

E se a pessoa já tem uma célula cancerígena, não importa se a dose é pequena ou não, qualquer uso de hormônio gh, vai favorecer o crescimento tumoral nela.

Exames para saber se você tem tendencia para desenvolver câncer.

Para saber se você tem tendencias para o desenvolvimento do câncer, existem exames laboratórias que podem te dar essa informação.

Existem exames genéticos que custam muio caro mais de 5000 reais para pesquisar mutações comuns que gera o câncer.

Existem exames sanguíneo que são caros, mas não tão caros, para saber se você tem princípios de tumor em algum lugar do seu corpo.

Alguns exemplos de exames sanguíneo:

CEA-carcioembrionário

É um exame para prever se já existe alguma célula cancerígena em algum lugar do seu corpo, já prever se você vai ter câncer ou não.

Alguns típicos feminino como o CA-19-9 E-15-2

Que são marcadores tumorais em tumores mais comuns em mulheres, como o câncer de ultero, de ovário, e de mama.

Típicos masculinos PSA

Que é o câncer mais comum em homens que é o de próstata, então você consegue monitorar, num pedido normal de exames você pode saber se você tem um crescimento tumoral ou não.

E inclusive de tireoide que é outro tipo de câncer bem comum, e isso você pode saber através de exames sanguíneos.

Esses exames, qualquer laboratório médico pode saber, são convencionais.

Já o mapeamento genético no brasil, não é possível fazer. Você deve tirar as amostras e mandar para a Europa ou para os Estados unidos.

Já os marcadores nos temos condição de fazer aqui no brasil, e eles são geralmente cobertos pelo plano de saúde.

Então para finalizar, o segredo para quem faz uso de recursos ergogênicos, é ter um acompanhamento médico e laboratorial.

Para você saber o que está acontecendo com seu corpo, e trabalhar alguma solução antes de ter alguma doença.

Pois a prevenção sempre é mais barata e fácil que a cura quando a pessoa já está doente.

Recapitulando os pontos mais importantes:

O hormônio gh, também conhecido como hormônio do crescimento é produzido naturalmente pelo seu corpo.

Porém acontece uma secreção maior desse hormônio na infância e adolescência.

Pois ele, é um dos responsáveis pelo desenvolvimento dos ossos ou seja da sua estatura.

Quanto mais você envelhece, menos o seu organismo secreta hormônio gh, e isso acontece para que você não aumente de mais sua estatura.

O GH também é produzido em laboratório, mas no brasil não existe nenhum laboratório que produza esse hormônio artificialmente, pois ele exige um processo muito sofisticado.

Muitas pessoas pensam que o hormônio gh está relacionado com o surgimento do câncer, mas isso não é verdade.

Na verdade,como foi discutido no texto acima o hormônio gh estimula a produção de outro hormônio dentro do nosso organismo, chamado de IGF-1.

Esse IGF-1 tem muita afinidade com células cancerígenas, logo o gh não causa um surgimento de câncer apenas ele acelera o desenvolvimento dessa doença.

O gh é muito utilizado para tratamentos terapêuticos, mas também ele é muito utilizado por atletas de fisiculturismo.

Os atletas de fisiculturismo utilizam o gh, porque ele estimula a produção do hormônio IGF-1, e esse faz você perder gordura e desenvolver com mais facilidade sua massa muscular.

Muitos fisiculturistas utilizam gh e não têm nenhum problema, porque o surgimento de câncer, está mais relacionado com o estilo de vida do que fatores genéticos.

E os fisiculturistas têm hábitos saldáveis, como praticar atividade física, não fumar, não consumir álcool, e consumir vegetais.

Ou seja, pessoas que têm hábitos não saudáveis, pessoas que fumam e consomem bebidas alcoólicas e têm estilo de vida sedentário têm mais chance de ter câncer,

Pois tudo isso, são estímulos para o surgimento dessa doença.

Finalizando o uso de qualquer medicamento ou substância deve ser feito com o acompanhamento médico. Saúde sempre em primeiro lugar.

Se você gostou desse conteúdo, compartilha para aquele seu amigo que quer ta sempre bem informado. E deixa ai seu comentário, valeu.

Hormônio gh para que serve