Exercícios para fortalecer ombro lesionado

Nesse post, você vai conhecer 4 melhores exercícios para fortalecer ombro lesionado.

Visto que o ombro é uma das partes do corpo, mais fáceis de serem lesionadas. Neste post você vai conhecer 4 exercícios simples para você diminuir os efeitos das suas lesões no seu ombro.

Além disso, você vai ficar sabendo como o seu ombro funciona, para que você entenda que fazer um trabalho de mobilização de ombro é muito importante.

Qual a importância do trabalho de mobilidade para a região dos ombros?

Isso serve para qualquer articulação do nosso corpo, você tem que ter uma boa mobilização articular. E mobilização articular, é basicamente a amplitude de movimento sem que você provoque uma lesão.

Hoje em dia as pessoas estão cada vez mais sedentárias, e além disso, o processo de envelhecimento faz com que você fique mais rígido.

E essas dores nas articulações do ombro, do joelho ou na coluna vão aparecendo. No decorrer do envelhecimento, você vai ficando cada vez mais rígido.

Quando você perde a mobilidade, você tem mais chances de desenvolver uma patologia ou até mesmo uma lesão.

Por isso, você deve fazer exercícios para fortalecer ombro lesionado, para que você tenha mais mobilidade. Pois isso pode diminuir os principais problemas que você pode ter nos ombros.

Veja na imagem abaixo o movimento do ombro e a importância dessas articulações.

Essa articulação, é a escápula umeral que é a junção desses osso junto com o úmero. Muitas vezes, quando você eleva seu ombro, você sofre de algo chamado síndrome do impacto.

Quando você eleva seu ombro, você sofre uma impacto nessa região da clavícula. A síndrome do impacto também pode causar outra patologia.

Você tem uma bolsa (bursa) na articulação da clavícula que serve para diminuir o atrito nessa região.

Com a síndrome do impacto, você vai ter uma sobrecarga na região da bursa. Essa sobrecarga pode causar limitações no movimento, e também tendinite.

Tendinite, é uma inflamação no seu dedão. Veja na imagem acima, quais são os tendões que você corre o risco de inflamar.

A função do tendão, é fixar seu osso e fazer ele se movimentar, se você tiver uma inflamação no tendão, você vai sentir dor.

Além disso, você vai ter uma limitação nos seus movimentos de ombro. Fazer alongamentos, ajudam muito a reduzir esse problema.

4 Exercícios para fortalecer ombro lesionado

Fazer alongamento, é muito importante para que você não fique muito rígido.

Problemas que você pode ter nos ombros.

1-Capsulite adesiva

Essa é outra patologia que pode surgir no ombro. Veja que na região que a imagem está ilustrando, tem uma escápula.

Muitas vezes, a capsulite adesiva, vai colar o seu ombro, e você vai ter limitações, na mobilidade dos ombros.

Além disso, você vai inflamar essa região e vai perder os movimentos. Para você prevenir esse problema você pode fazer alguns alongamentos em casa mesmo.

Faça o teste para saber se você tem mobilidade articular.

Se você não conseguir movimentar até certo ponto, é porque você tem sobrecarga no joelho, coluna ou nos ombros.

No primeiro teste, pegue seu ombro por trás, e tente se aproximar até a região da sua escápula. A escápula, é a parte ilustrada na imagem abaixo.

Você vai passar seu braço por cima, e tentar colocar a sua mão na região da escápula. Se você não conseguir, você está com falta de mobilidade.

No teste 2, tente colocar sua mão atrás da sua escápula do lado oposto, assim como mostra a imagem abaixo.

Exercícios para fortalecer ombro lesionado

Se você tiver rigidez no ombro, você tem limitações e consequentemente isso favorece o aparecimento de patologias.

O último teste, é colocar uma mão por cima e outra mão por baixo, para você testar a amplitude. Observe que se você fazer isso para os dois lados, sempre vai ter um lado que é mais difícil que o outro.

Geralmente o lado que você usa mais, tende a ficar mais rígido, e se tem mais rigidez, esse ombro é mais predisposto a desenvolver lesões e é isso que você não quer.

Veja também: 7 Melhores frutas para você ganhar massa muscular.

4 Exercícios para fortalecer ombro lesionado

Exercício 1

No primeiro exercício, você vai pegar um halteres de 2kg, se você não tiver esse haltere, use uma garrafa d’água ou garrafa PET.

Você também vai precisar de um apoio como uma cadeira ou uma mesa. Para o exercício com ombro direito, você deve apoia a sua mão esquerda e manter a coluna alinhada.

Em seguida, solte seu braço como se fosse um pêndulo, e você vai balançar seu braço para frente e para trás. Faça esse movimento durante um minuto.

Além disso, você também vai fazer mais um minuto na lateral para dentro e para fora, sem contração muscular.

Em seguida, você pode fazer um círculo no sentido horário até você relaxar bem a sua musculatura do ombro durante um minuto.

Depois, você pode fazer esse mesmo movimento no sentido anti-horário, durante um minuto. O objetivo principal desse exercício, é abrir o espaço para suas articulações lubrificando elas.

E você pode fazer isso até mesmo antes da sua musculação, ou qualquer outra atividade física.

Exercício 2

No segundo exercício, você vai precisar apenas de uma bola de tênis. Ou então, outra bolinha parecida com a bola de tênis e essa bola deve ser rígida.

Você vai fazer esse exercício, posicionando-se e deitando-se de lado no chão mesmo, e você vai posicionar a bolinha atrás da dobra da axila. Assim como mostra a imagem abaixo.

Permaneça nesta posição, durante 45 segundos, isso vai causar um desconforto não muito agradável. E aí você deve relaxar.

A partir do momento que passou dos 45 segundos, você vai flexionar os seus braços e fazer um movimento de rotação interna e externa. Esse exercício vai melhorar a sua restrição interna.

Ele auxilia na mobilidade da rotação interna, e ele é fundamental para quem tem ombro enrolado.

Se você sente dor na escápula, você deve se deitar de barriga para cima e apoiar a bolinha em cima da escápula ou da região o que você está sentindo dor.

Desta maneira você vai destravar os pontos de tensão na região dos ombros.

Terceiro exercício

Neste exercício, você vai precisar de uma toalha. O seu braço direito vai posicionar na suas costas, e a sua mão esquerda vai passar por cima.

Inicialmente, você vai fazer o exercício de mobilidade, esticando o braço de cima até a sua mão tocar a região da sua escápula. Suba e volte e repita o movimento 10 vezes.

No lado que tiver a limitação, você vai fazer com o número de repetições maiores.

Em seguida, aproxime as duas mãos durante 15 a 20 segundos, e retorne lentamente, relaxa e faça de novo mais duas vezes. Assim como mostra a imagem acima.

Quarto exercício

Neste exercício você vai fazer um processo de ativação e relaxamento na região escapular. Nessa região você precisa dar estabilidade e mobilidade.

Fique sobre quatro apoios, sobre um colchonete deixe a sua coluna alinhada e seus cotovelos esticados .

Com a cabeça alinhada, você vai fazer o movimento somente com a sua escápula. Abaixe as suas escápulas e empurre. Repita o movimento 10 vezes.

Faça duas séries desse exercício. Você pode fazer esse exercício antes do seu treino de musculação ou até mesmo na sua casa. Realize esses exercícios em dias alternados durante a semana.

Exercícios para fortalecer ombro lesionado